Faculdades

Melhores faculdades de Psicologia no Ceará

MELHORES-FACULDADES-DE-PSICOLOGIA-NO-CEARÁMelhores faculdades de psicologia no Ceará
Sala do Saber - melhor cursinho online

O curso de Psicologia consiste no estudo do comportamento humano e das funções mentais. Está interessado nesse curso? Confira as melhores faculdades para esse curso no Ceará.

Deseja cursar o ensino superior na região Nordeste? Que tal no Ceará? Para te ajudar nessa escolha tão importante, preparamos um ranking com as melhores faculdades de Psicologia no Ceará.

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o simulado do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Psicologia no Ceará?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Psicologia no Ceará, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Psicologia no Ceará

1. Universidade Federal do Ceará (UFC)

2. Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

3. Universidade Estadual do Ceará (UECE)

4. Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão)

5. Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio FIC)

6. Faculdade Nordeste (UniFanor Wyden)

7. Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA)

8. Faculdade Luciano Feijão (FLF)

9. Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

10. Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA)

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal do Ceará (UFC)

Fundada em 1954, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Fortaleza. É uma das maiores universidades federais do país e um dos centros brasileiros de excelência no ensino e pesquisa. 

No curso de Psicologia da UFC, do primeiro ao sexto semestre o estudante cursa um núcleo geral de disciplinas. A partir do sétimo período, ele opta por uma das duas ênfases: Processos Psicossociais e a Construção da Realidade – focada em questões do contexto social – e Processos Clínicos e Atenção à Saúde – preocupada com assuntos da saúde.

O curso de Psicologia é oferecido em Fortaleza e em Sobral. O ingresso ocorre por meio do Sisu.

2ª – Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Fundada em 1973, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Fortaleza, no bairro Edson Queiroz – nome do fundador da faculdade. É considerada a melhor universidade privada do norte e nordeste do Brasil.

O curso de Psicologia é oferecido no Centro de Ciências (CCS), que conta com outros 12 cursos, todos eles na área da saúde. O ingresso é feito por meio do vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

3ª – Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Fundada em 1975, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Fortaleza. Além disso, possui campus nas cidades de Mombaça, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Tauá, Crateús, Quixadá e Iguatu.

O curso de Psicologia prepara o futuro profissional para atuar na busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas, nas áreas clínica, escolar, organizacional, institucional e comunitária.

O ingresso ocorre através do vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.

4ª – Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UniLeão)

Fundada em 2001, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Juazeiro do Norte. Tornou-se o primeiro Centro Universitário da Região Metropolitana do Cariri em 2016, sendo o único do interior cearense.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O curso de Psicologia da faculdade tem como objetivo formar profissionais comprometidos com a realidade regional. O interesse do psicólogo, ao pôr em prática sua capacitação profissional, deverá estar voltado para o bem-estar social, para a produção de benefícios acessíveis a todos.

O ingresso ocorre por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

5ª – Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio FIC)

Fundado em 2012, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Fortaleza. A instituição possui 4 unidades na cidade. Os campi dispõem de espaços físicos adequados para o número de usuários e desenvolvimento das atividades de ensino, sejam teóricas ou práticas.

O curso de Psicologia da faculdade conta com o Serviço de Psicologia Aplicada no qual o aluno vivencia a prática profissional. As aulas também são realizadas em outros laboratórios, como o de Análise e Medidas Psicológicas e o de Observação.

O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

6ª – Faculdade Nordeste (UniFanor Wyden)

Fundada em 2001, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Fortaleza. A faculdade oferece 43 cursos de graduação e 8 de pós-graduação em diversas áreas de conhecimento.

O curso de Psicologia da faculdade oferece formação ampla que permitirá ao aluno compreender as experiências subjetivas, os processos mentais e as diferenças e semelhanças entre os indivíduos.

O ingresso é feito por meio de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

7ª – Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA)

Fundada em 1999, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Sobral, há cerca de 230 km de Fortaleza. A instituição oferece cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD. 

O curso de Psicologia da faculdade se propõe a oferecer uma formação básica, sólida e pluralista. As atividades acadêmicas estão comprometidas com uma análise de diferentes sistemas psicológicos, oferecendo uma apreensão reflexiva das questões científicas e sociais.

O ingresso ocorre através de vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui

8ª – Faculdade Luciano Feijão (FLF)

Fundada em 2004, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Sobral. A faculdade oferece os cursos de Administração, Direito, Engenharia Civil, Enfermagem e Psicologia. 

O curso de Psicologia da faculdade está voltado à realidade econômica, social e humana que se evidencia, de forma especial, na região norte no Estado do Ceará, mas sem restringir-se a tal realidade.

O ingresso é feito através de vestibular próprio. Veja mais detalhes dessa instituição aqui

9ª – Centro Universitário Christus (Unichristus)

Fundada em 1995, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Fortaleza. Esta instituição foi pioneira na oferta de curso de Medicina entre as instituições particulares de Fortaleza. Como, também, recebeu o selo de recomendação OAB, pelo curso de Direito.

O curso de Psicologia da Unichristus tem como proposta a formação generalista, utilizando-se de diferentes referenciais teóricos para a compreensão do ser humano e dos fenômenos psicológicos.

O ingresso é feito através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui

10ª – Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA)

Fundada em 2004, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Quixadá, a cerca de 170 km de Fortaleza. A faculdade oferece 21 cursos de graduação.

O curso de Piscologia da UNICATÓLICA aborda as diversas correntes da psicologia e introduz o aluno em várias áreas, como psicologia clínica, social, escolar e organizacional.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Psicologia no Ceará? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.