Faculdades

Melhores faculdades de Odontologia no Rio de Janeiro

MELHORES-FACULDADES-DE-ODONTOLOGIA-NO-RIO-DE-JANEIROMelhores faculdades de Odontologia no Rio de Janeiro
Sala do Saber - melhor cursinho online

O profissional formado no curso de Odontologia é responsável pela saúde bucal das pessoas. Quer seguir essa carreira? Confira o ranking das melhores faculdades no Rio de Janeiro.

Deseja estudar perto da praia? Imagine na Cidade Maravilhosa! Se você tem essa vontade, esse artigo é para você! Nele listamos as melhores faculdades de Odontologia no Rio de Janeiro

Está perdido e não sabe quais indicadores analisar? Calma! Veja nossas dicas e não erre nesse momento crucial para o início da sua carreira.

Utilize o Simulado Enem do Beduka para estudar para o Enem e outros vestibulares. Ele é composto por questões de edições anteriores do Exame e o melhor: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades de Odontologia no Rio de Janeiro?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de Odontologia no Rio de Janeiro, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Melhores faculdades de Odontologia no Rio de Janeiro

1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

2. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

3. Universidade Federal Fluminense (UFF)

4. Universidade Veiga de Almeida (UVA)

5. Universidade Estácio de Sá (UNESA)

6. Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

7. Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA)

8. Faculdade São José (FSJ)

9. Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

10. Universidade de Vassouras

Veja abaixo mais detalhes de cada uma delas:

1ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em 2015, o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país e a quinta entre as instituições da América Latina.

O curso de Graduação em Odontologia da faculdade está estruturado em um sistema de créditos, composto de disciplinas obrigatórias, de disciplinas complementares e de requisitos curriculares complementares, distribuídos em 8 períodos.

O ingresso ocorre por meio do Sisu. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia.

2ª – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Fundada em 1950, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Petrópolis, Ilha Grande, Nova Friburgo, Resende e Teresópolis.

O curso de Odontologia da UERJ tem como diferencial as Clínicas Odontológicas de Ensino (COE) que atendem a população realizando cerca de 3.000 atendimentos odontológicos por semana, em diversas especialidades.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia

3ª – Universidade Federal Fluminense (UFF)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Niterói, há cerca de 20 km do Rio de Janeiro. É considerada um dos principais centros de excelência no Brasil, ocupando o 17º lugar no ranking das melhores universidades do país segundo o Center for World University Rankings (CWUR).

O curso de Odontologia da faculdade forma profissionais capacitados para o atendimento das necessidades odontológicas visando a prevenção e manutenção da saúde bucal do paciente. Além disso, oferece estágio supervisionado obrigatório, tendo ainda o aluno a oportunidade de estágio extracurricular.

O ingresso ocorre por meio do Sisu. O curso de Odontologia é oferecido em Niterói e em Nova Friburgo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4ª – Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Fundada em 1971, é uma instituição de ensino superior privada localizada nas cidades fluminenses do Rio de Janeiro e de Cabo Frio. A UVA oferece cursos de graduação, graduação tecnológica, mestrado, doutorado, extensão em língua inglesa e espanhola.

O curso de Odontologia da UVA tem como objetivo formar cidadãos socialmente conscientes, profissionais de saúde eticamente responsáveis e cirurgiões-dentistas generalistas com habilidades técnico-científicas suficientes para exercer suas atribuições profissionais em âmbito privado ou público.

O ingresso na faculdade ocorre através de vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia.

5ª – Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade do Rio de Janeiro. A instituição possui 70 campus e está presente em 20 estados e no Distrito Federal.

O ingresso é feito através do vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Odontologia é oferecido no Rio de Janeiro e em Nova Friburgo

6ª – Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Duque de Caxias e com campus no Rio de Janeiro. A universidade é oriunda da antiga AFE (Associação Fluminense de Educação).

O estudante de Odontologia da UNIGRANRIO inicia sua formação com disciplinas teóricas e laboratoriais para conhecer as Estruturas Faciais e Dentárias. Exames Radiológicos são constantes no dia a dia do profissional, portanto o aluno também desenvolve habilidades nesse ramo. Tendo essa base, o estudante de Odontologia está pronto para aprender as principais técnicas de intervenção. Elas incluem Orientações, Procedimentos Clínicos e Cirúrgicos.

O ingresso é feito através do vestibular da própria universidade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. O curso de Odontologia é oferecido no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias.

7ª – Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA)

Fundada em 1985, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Valença, há cerca de 155 km do Rio de Janeiro. Atualmente, oferece 15 cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD.

O curso de Odontologia tem como objetivo a construção do cidadão, com conhecimento, valores e atitudes para desempenhar seu trabalho na área odontológica, mantendo o compromisso com a comunidade e sua relevância regional e nacional.

O ingresso ocorre através do vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia.

8ª – Faculdade São José (FSJ)

Fundada em 1980, é uma instituição de ensino superior privada sediada no Rio de Janeiro. A faculdade mantém 14 cursos de graduação, em plena expansão de suas atividades. A faculdade também conta com cursos de pós-graduação.

O curso de Odontologia proporciona, desde o seu início, não só os conhecimentos, mas também as habilidades, competências e atitudes necessárias ao profissional, a partir da inserção precoce dos acadêmicos na prática profissional, por meio dos estágios clínicos na Clínica de Odontologia das FSJ e de Programas e Projetos de Extensão internos e externos.

O ingresso ocorre através do vestibular próprio, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia.

9ª – Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)

Fundada em 1967, a UNIFOA é uma instituição privada localizada na cidade de Volta Redonda, região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. A instituição foi criada quando houve a primeira demanda por ensino superior na região.

O curso de Odontologia do UNIFOA promove a participação ativa no atendimento às necessidades da comunidade, com cuidado especial no tratamento e também na prevenção de doenças dentárias.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia.

10ª – Universidade de Vassouras

Fundada em 1967, é uma universidade privada localizada na cidade de Vassouras, na região sul do estado do Rio de Janeiro. A universidade exerce grande influência no cenário da região sul fluminense. Todas as instalações da universidade se localizam em um raio de três quilômetros entre si, o que objetifica facilitar a locomoção dos estudantes pelos prédios.

O curso de Odontologia da Universidade de Vassouras almeja formar um profissional generalista, pautado pelos princípios éticos, dotado de senso crítico e comprometido com a realidade social onde a faculdade se insere.

O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja como conseguir bolsas de estudos em odontologia

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Odontologia no Rio de Janeiro? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.