Física

Exercícios da segunda lei de Newton

Exercícios da segunda lei de NewtonExercícios da segunda lei de Newton
Sala do Saber - melhor cursinho online

A segunda lei de Newton diz que a força resultante que age sobre um corpo deve ser igual ao produto da massa do corpo por sua aceleração. A segunda lei de Newton é conhecida como o princípio da termodinâmica. Saiba um pouco mais sobre esse assunto tão importante no nosso artigo!

Certamente, você já ouviu falar sobre Isaac Newton e as leis que ele formulou sobre os comportamentos estáticos e dinâmicos dos corpos materiais. Já explicamos aqui as suas contribuições no campo da física, agora vamos apresentar alguns exercícios da segunda lei de Newton para avaliar os seus conhecimentos.

A prova de física é uma das mais difíceis na opinião dos vestibulandos e, por isso, a que mais merece tempo de estudo e a prática de simulados. As leis de Newton são muito cobradas, porém a segunda lei de Newton é considerada uma matéria de conhecimento obrigatório para quem vai prestar concursos, ENEM ou vestibulares em todo o país.

Qual é a segunda lei de Newton?

“A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.”

Aproveite e faça os Exercícios sobre Leis de Newton!

A segunda lei de Newton é conhecida como o Princípio Fundamental da Dinâmica e mostra que a força resultante que atua sobre um corpo é resultado da multiplicação da massa do corpo por sua aceleração.

A equação que descreve a segunda lei de Newton indica que a força resultante e a aceleração terão sempre a mesma direção e sentido, porém o sentido dessas grandezas nem sempre será o mesmo da velocidade do corpo.

Caso a força resultante atue de modo que o valor da velocidade aumente, os sentidos desses vetores serão os mesmos, mas se a força atuar de maneira que o módulo da velocidade diminua com o tempo, os vetores força e velocidade terão sentidos opostos.

Apresentamos acima um pequeno resumo para te ajudar a relembrar o assunto antes de responder os exercícios da segunda lei de Newton que separamos.

Aconselhamos que, se você não entende completamente ou não recorda dos ensinamentos do físico, que aprofunde os seus estudos e depois retorne aqui para responder os exercícios da segunda lei de Newton que separamos.

Se você estiver se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), temos aqui no Beduka um simulador gratuito com questões reais que caíram em edições anteriores da prova. Lembre-se de baixar o plano de estudos também.

Exercícios da segunda lei de Newton

Para te ajudar a avaliar os seus conhecimentos neste assunto antes das provas dos vestibulares e do ENEM, separamos aqui alguns exercícios da segunda lei de Newton para você saber se está afiado com o tema.

Prepare um papel e caneta, faça anotações e, no final, confira o gabarito para checar as respostas corretas.

1º exercício da segunda lei de Newton – ENEM

Para um salto no Grand Canyon usando motos, dois paraquedistas vão utilizar uma moto cada, sendo que uma delas possui massa três vezes maior. Foram construídas duas pistas idênticas até a beira do precipício de forma que no momento do salto as motos deixem a pista horizontalmente e ao mesmo tempo. No instante em que saltam, os paraquedistas abandonam suas motos e elas caem praticamente sem resistência do ar.

As motos atingem o solo simultaneamente porque

a) possuem a mesma inércia
b) estão sujeitas à mesma força resultante
c) têm a mesma quantidade de movimento inicial
d) adquirem a mesma aceleração durante a queda
e) são lançadas com a mesma velocidade horizontal

2º exercício da segunda lei de Newton – FUVEST

Um veículo de 5kg descreve uma trajetória retilínea que obedece à seguinte equação horária: s = 3t2 + 2t + 1, onde s é medido em metros e t em segundos. O módulo da força resultante sobre o veículo vale:

a) 30N
b) 5N
c) 10N
d) 15N
e) 20N

3º exercício da segunda lei de Newton – PUC-MG

O peso de um corpo é, quantitativamente, o produto de sua massa pela aceleração da gravidade. Uma pessoa pesa, na Terra, 640N, em um local onde a aceleração da gravidade é igual a 10m/s2. A massa dessa pessoa na Lua, sabendo-se que lá a aceleração da gravidade vale 1,6m/s2, é:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) 10,2kg
b) 40kg
c) 64kg
d) 64N
e) 102N

4º exercício da segunda lei de Newton – Mackenzie

Um corpo de 4kg está sendo levantado por meio de um fio que suporta tração máxima de 50N. Adotando g = 10m/s2, a maior aceleração vertical que é possível imprimir ao corpo, puxando-o por esse fio, é:

a) 2,5m/s2
b) 2,0m/s2
c) 1,5m/s2
d) 1,0m/s2
e) 0,5m/s2

5º exercício da segunda lei de Newton – UFMG

Um corpo de massa M está sujeito à ação de uma força F que o desloca segundo um eixo vertical em sentido contrário ao da gravidade. Se esse corpo se move com velocidade constante, é porque:

a) a força F é maior do que a da gravidade
b) a força resultante sobre o corpo é nula
c) a força F é menor do que a gravidade
d) a diferença entre os módulos das duas forças é diferente de zero
e) a afirmação da questão está errada, pois qualquer que seja F o corpo estará acelerado porque sempre existe a aceleração da gravidade

6º exercício da segunda lei de Newton – USP

Um carro durante um trajeto de 400 m sofre um aumento de velocidade de 20 m/s para 40 m/s. Sabendo que a massa do veículo somada à massa de seus ocupantes corresponde a 1200 kg, determine a força necessária para proporcionar tal aceleração.

a) 1000 N
b) 1200 N
c) 1800 N
d) 600 N
e) 3000 N

Esses foram alguns exercícios da segunda lei de Newton, o que achou deles? Qual foi grau de dificuldade encontrado? Agora chegou a hora de avaliar o resultado.

Respostas dos exercícios da segunda lei de Newton

  • Questão 1: adquirem a mesma aceleração durante a queda
  • Questão 2: 30N
  • Questão 3: 64kg
  • Questão 4: 2,5m/s2
  • Questão 5: a força resultante sobre o corpo é nula
  • Questão 6: 1800 N

Consiga boas notas com as dicas do Beduka

Sempre apresentamos aqui no Beduka dicas e exercícios para ajudar estudantes que desejam passar no vestibular e também encontrar uma profissão para o futuro. Além disso, apresentamos uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Experimente agora o nosso buscador de universidades.

Além de apresentar alguns exercícios da segunda lei de Newton, nós mostramos aqui questões sobre a primeira lei de Newton, explicações sobre física ondulatória e um resumo da matéria para o ENEM. Veja também:

Apresentamos aqui uma lista de livros recomendados para quem vai prestar a FUVEST 2020, explicações sobre o que é verbo transitivo direto e o que é uma preposição.

O Beduka surgiu em 2017 e tem como compromisso colaborar para que estudantes e futuros profissionais consigam informações de qualidade e aprimorem seus conhecimentos em diversos assuntos. Por exemplo:

Além de testar os seus conhecimentos com os exercícios da segunda lei de Newton, descubra quais são os melhores cursos de geografia do Brasil, veja também como pedir isenção da taxa do ENEM, quais são as faculdades que aceitam o FIES e como funciona o ProUni.

Depois de responder aos exercícios da segunda lei de Newton, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro das novidades que sempre publicamos!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.