Faculdades

Melhores Universidades públicas do Brasil – Top 10

Melhores universidades públicas do BrasilMelhores universidades públicas do Brasil

Abaixo temos a lista com as melhores universidades públicas do Brasil, segundo os critérios do Ranking Universitário Folha 2019 – RUF. Revelamos as 10 universidades mais bem pontuadas.

Saiba qual curso combina com sua personalidade.

Critério de definição das melhores universidades públicas

O RUF, Ranking Universitário Folha, anualmente avalia todas as universidades ativas no Brasil, totalizando 197 instituições. Para isso, são usados dados nacionais e internacionais, além de pesquisas de opinião do Datafolha.

Usamos, neste artigo, a versão mais atualizada, com as pontuações de 2019.

Os critérios são 5. Veja quais são e como os pontos são distribuídos, totalizando o total de 100%:

  • Pesquisa: 42%
  • Ensino: 32%
  • Mercado: 18%
  • Inovação: 4%
  • Internacionalização: 4%

Descubra também as melhores públicas de CADA ESTADO BRASILEIRO. Neste ebook mostramos isso e as notas de corte Sisu em cada um, além dos curso mais bem avaliados.

As melhores universidades públicas do Brasil são:

  1. USP – Universidade de São Paulo – (98,02%)
  2. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – (97,09%)
  3. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – (97%)
  4. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – (96,72%)
  5. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (95,68%)
  6. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlia de Mesquita Filho – (92,67%)
  7. UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – (92,58%)
  8. UFPR – Universidade Federal do Paraná – (92,02%)
  9. UNB – Universidade de Brasília – (91,21%)
  10. UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – (89,77%)

Agora detalharemos as dez para você conhecer melhor cada uma dessas instituições, tidas como as melhores universidades públicas do Brasil.

Algumas são federais e outras são estaduais. Boa parte está no Sudeste. Caso more perto de alguma delas, aproveite bem.

Use nosso Simulado online para estudar e treinar para o Enem e demais vestibulares. 

1ª. USP – Universidade de São Paulo 

Esta é a melhor universidade pública do Brasil segundo o RUF. Também está entre as mais sustentáveis do mundo. Recebeu a maior nota no quesito pesquisa e mercado. Segundo o relatório mundial de 2012 (SIR World Report) da SCImago Institutions Rankings, a USP está classificada na oitava segunda posição mundial entre as 3290 instituições de ensino e pesquisa internacionais classificadas.

Foi fundada em São Paulo em 1934. São 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em dez campi: São Paulo (com três campi), Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

Entre as universidades públicas brasileiras tem o maior número de vagas de Graduação e de Pós-graduação, sendo responsável também pelo maior número de mestres e doutores do mundo, bem como responsável por metade de toda a produção científica do estado de São Paulo e mais de 25% da brasileira.

São 96 cursos de Graduação oferecidos, além de programas de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. A USP chegou a fazer o Enade em uma “experiência piloto” no anos de 2013-2014, mas como sua adesão é facultativa, a instituição optou por não participar das demais edições por ter divergências com o modelo de avaliação adotado, de acordo com sua assessoria de imprensa.

Para saber notas de corte SISU e Prouni e muitos outros detalhes das universidades, consulte Beduka.com.

2ª. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas 

A segunda melhor universidade pública do Brasil também está localizada em São Paulo. Ela foi fundada em 1966 e está sediada na cidade de Campinas. Além disso, possui campi nas cidades de Limeira, Piracicaba e Paulínia. Teve as segundas maiores notas em ensino, pesquisa e inovação.

A Unicamp oferece 56 cursos de Graduação, além de Ensino Técnico. Os cursos mais bem avaliados são: Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas.

A faculdade é uma das melhores do Brasil e da América Latina, sendo responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Vários rankings universitários internacionais classificam a Unicamp como uma das melhores universidades do mundo. Em 2015, o QS World University Rankings a classificou como a 195ª melhor universidade do mundo, além da 11ª melhor universidade com menos de 50 anos de existência do planeta.

Para saber notas de corte SISU e Prouni e muitos outros detalhes das universidades, consulte Beduka.com.

3ª. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro 

Fundada em 1920, está sediada na cidade do Rio de Janeiro e é a terceira melhor universidade pública do Brasil também no Sudeste. Teve a maior nota em inovação. Além disso, possui campi nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.

Em 2015, o QS World University Rankings classificou a UFRJ como a melhor universidade federal brasileira, bem como a terceira melhor universidade do país e a quinta entre as instituições da América Latina.

Além dos 179 cursos de Graduação e 345 de Pós-graduação, compreende e mantém sete museus, com destaque para o Palácio de São Cristóvão, nove unidades hospitalares, uma editora, centenas de laboratórios e 43 bibliotecas.

Psicologia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Design, Relações Internacionais, Administração Pública, Direito, Administração, Ciências Econômicas, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design são os cursos com os maiores destaques.

Para saber notas de corte SISU e Prouni e muitos outros detalhes das universidades, consulte Beduka.com.

4ª. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais 

A UFMG é a melhor instituição mineira e possui 75 cursos de Graduação. Dentre as melhores universidades públicas do Brasil, foi a que obteve a maior pontuação no quesito ensino. A universidade é uma das mais tradicionais do país e existe desde 1927, com campi em Belo Horizonte, Tiradentes e Montes Claros.

A instituição tem se destacado como uma das mais importantes universidades no Brasil, particularmente com crescente presença internacional como apontado pelo Academic Ranking of World Universities (ARWU). Segundo o ARWU, a UFMG está classificada entre as cinco melhores universidades no Brasil e no mundo.

Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Psicologia, Jornalismo, Turismo, Design e Relações Internacionais são os cursos destaque.

Para saber notas de corte SISU e Prouni e muitos outros detalhes das universidades, consulte Beduka.com.

5ª. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

Fundada em 1895 como Escola de Farmácia, Química e Engenharia, a UFRGS é centenária, reconhecida nacional e internacionalmente. Sediada na cidade de Porto Alegre, possui campus na cidade de Tramandaí. Obteve as terceiras maiores notas em ensino e pesquisa.

Em 2012, a universidade ficou em 5º lugar nacional na Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais, elaborada pela Shanghai Jiao Tong University, e em 4a lugar entre as faculdades brasileiras no QS World University Rankings, publicado pela Quacquarelli Symonds do Reino Unido.

Em 2014, após três avaliações consecutivas, a UFRGS foi a universidade mais bem avaliada pelo Ministério da Educação, obtendo a maior nota de IGC-contínuo entre todas as universidades do país. A faculdade ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-graduação.

Possui no total 84 cursos. Ciências Econômicas, Administração, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Ciências Contábeis, Psicologia, Relações Internacionais, Design e Serviço Social são os cursos mais bem pontuados.

Para saber notas de corte SISU e Prouni e muitos outros detalhes das universidades, consulte Beduka.com.

6ª. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (92,67)

Fundada em 1976, está sediada na cidade de São Paulo. A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por ter unidades em 24 municípios do estado. Tem também a sexta maior nota no quesito pesquisa.

A Unesco apontou a UNESP como a segunda universidade pública brasileira em números de artigos científicos de nível internacional, sendo responsável por 8% da produção científica nacional, ao lado da Unicamp e atrás apenas da USP.

A faculdade oferece 68 cursos de Graduação, além de programas de Pós-graduação que podem ser divididos em Mestrados, Doutorados, Especialização e Residência Médica e em área profissional da saúde.

Psicologia, Design, Jornalismo, Direito, Serviço Social, Relações Internacionais, Administração e Turismo são os cursos mais bem pontuados.

Para saber notas de corte SISU e Prouni e muitos outros detalhes das universidades, consulte Beduka.com.

7ª. UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina 

Fundada em 1960, a sétima melhor universidade pública do Brasil está sediada na cidade de Florianópolis. Além disso, possui campi nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau.

A faculdade é considerada uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. No RUF, suas melhores notas foram em pesquisa, ensino e internacionalização. No ranking mundial da Times Higher Education, a UFSC é uma das sete brasileiras entre as 800 melhores universidades do mundo.

A UFSC oferece 120 cursos de Graduação e 149 programas de Pós-graduação, além de atuar também no ensino básico. Ciência Contábeis, Serviço Social, Secretariado Executivo, Design, Relações Internacionais, Administração Pública, Jornalismo, Administração, Direito e Psicologia são os cursos mais bem pontuados.

Além do ensino, a universidade conta com laboratórios, equipamentos culturais e sociais e em diversos projetos de extensão, que incluem, por exemplo, o Hospital Universitário. Sua instalação e consolidação foi importante para o crescimento de Florianópolis e para o fortalecimento de diversas áreas em Santa Catarina.

Para saber notas de corte SISU e Prouni e muitos outros detalhes das universidades, consulte Beduka.com.

8ª. UFPR – Universidade Federal do Paraná

A UFPR foi fundada em 1912 e é a primeira instituição de ensino superior com concepção de universidade do Brasil, tendo inicialmente o nome de Universidade do Paraná. A faculdade é sediada em Curitiba e possui campi em Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo.

 A instituição oferta cursos de Graduação, Mestrado, Doutorado, Especializações lato sensu, além de residências médicas e cursos técnicos. No RUF, teve a terceira maior nota em inovação.

Na edição 2013 do QS World University Rankings, a universidade ficou entre as 651-700 melhores universidades do mundo e em 37º lugar entre as instituições latino-americanas.

São cerca de 95 cursos de Graduação. Turismo, Administração, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Tecnologia em Gestão de Qualidade e Tecnologia em Gestão Pública são os cursos mais bem avaliados.

Para saber notas de corte SISU e Prouni e muitos outros detalhes das universidades, consulte Beduka.com.

9ª. UNB – Universidade de Brasília 

Dentre as melhores universidades públicas do Brasil, temos também uma representante da região Centro-Oeste. Fundada em 1962, possui 4 campi na cidade de Brasília. Desde a sua criação, a UnB tem um papel extremamente importante tanto nacionalmente quanto regionalmente no que diz respeito à excelência do ensino e da pesquisa. Dentre os critérios, o mais pontuado foi ensino.

É referência no Brasil e no exterior nos cursos: Relações Internacionais, Ciência Política, Economia, Direito e Antropologia.

Atualmente, a UnB é considerada a maior instituição de ensino superior da região Centro-Oeste e uma das mais importantes de todo o Brasil. Além disso, foi considerada a quarta melhor universidade brasileira, de acordo com o ranking da Quacquarelli Symonds, e ficou entre as 20 melhores universidades da América Latina, na avaliação da Times Higher Education.

São 72 cursos de Graduação presenciais e 9 cursos a distância. 

Para saber notas de corte SISU e Prouni e muitos outros detalhes das universidades, consulte Beduka.com.

10ª. UFPE – Universidade Federal de Pernambuco 

Eis a décima melhor universidade pública do Brasil. Dentre os critérios, o mais pontuado foi mercado.

Fundada em 1946, está sediada na cidade de Recife. Além disso, possui campi nas cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão.

Em 2019, o QS World University Rankings classificou a UFPE como a melhor universidade do Norte-Nordeste, a 9ª melhor universidade federal brasileira e como a 13ª melhor universidade do país.

A UFPE possui ao total 100 cursos de Graduação, 56 cursos de Pós-graduação lato sensu (especializações) e 133 cursos de Pós-graduação stricto sensu, 73 Mestrados acadêmicos, 11 Mestrados profissionais, 51 Doutorados e 5 cursos de Graduação a distância.

Ciências Econômicas, Psicologia, Turismo, Jornalismo, Design, Administração, Direito, Serviço Social e Publicidade e Propaganda são os principais cursos.

Para saber notas de corte SISU e Prouni e muitos outros detalhes das universidades, consulte Beduka.com.

Gostou de saber quais são as melhores universidades públicas do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador