Aprenda qual a Primeira Lei de Mendel

APRENDA-QUAL-A-PRIMEIRA-LEI-DE-MENDELA primeira lei de Mendel

“Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se segregam, separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”. (Gregor Mendel)

No caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM, questões relacionadas à Genética sempre são frequentes. Dentro dessa matéria, entender a Primeira Lei de Mendel é essencial para responder questões que surgem sobre o tema.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre a Primeira Lei de Mendel e o artigo completo sobre o que é material genético.

Nesse artigo vamos falar sobre:

• A Primeira Lei de Mendel;
  • Genes Dominantes e Recessivos;
  • Quadro de Punnett.

Gregor Mendel

Gregor Johan Mendel foi um monge agostiniano que nasceu em 1822 e que se interessou em explicar como as características dos pais são transmitidas para seus filhos. Por conta de seus estudos, Mendel ficou conhecido como o pai da genética

Mendel realizou suas pesquisas com ervilhas da espécie Pisum sativa, o que facilitou seus estudos uma vez que a ervilha possui fácil cultivo, produção de grande quantidade de sementes, ciclo de vida curto, além de características contrastantes e de fácil identificação. Um outro contribuinte para o sucesso dos estudos de Mendel foi o fato de ele analisar somente uma característica por vez.

A Primeira Lei de Mendel

A primeira Lei de Mendel, em resumo, aponta que as características que um determinado indivíduo possui são determinadas por estruturas chamadas genes. E estes são provenientes do pai e da mãe desse indivíduo, sendo metade de um e metade de outro.

Em seus experimentos, Mendel teve o cuidado de utilizar apenas plantas de linhagens puras, isto é, plantas de sementes verdes que só viessem de sementes verdes e plantas de sementes amarelas que só viessem de sementes amarelas. Para isso ele observava as ervilhas durante seis gerações, um período de cerca de dois anos.

Se, ao longo dessas gerações, as plantas originassem descendentes diferentes da planta inicial, elas não eram consideradas puras. Entretanto, se elas só originassem indivíduos com as mesmas características da planta inicial, eram consideradas puras.

gerações mendel

Os indivíduos obtidos nesse cruzamento foram chamados por Mendel de híbridos, uma vez que eles eram originados de pais com características diferentes. Posteriormente, Mendel realizou a autofecundação entre os indivíduos da geração F1, e os seus descendentes foram chamados de F2. O resultado dessa autofecundação foi o seguinte: Mendel obteve três sementes amarelas e uma semente verde.

Mendel concluiu que, na verdade, a cor verde das sementes não havia “desaparecido” nas sementes da geração F1. O que aconteceu é que ela não havia se manifestado, por possuir um caráter recessivo, ela estava apenas “dominada” (nas palavras de Mendel) pela cor amarela. Mendel concluiu que a cor das sementes era determinada por dois fatores, cada um determinando o surgimento de uma cor, amarela ou verde.

Genes Dominantes e Recessivos

Quando um indivíduo heterozigoto possui um dos genes alelos que é dominante, ele se expressa determinando a característica do alelo dominante. Os genes dominantes são representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose (Aa, Bb, Vv).

Quando o gene alelo está presente mas não se expressa nesse indivíduo, dizemos que se trata de um gene recessivo. Eles são representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) e os fenótipos são expressos somente em homozigotos

Homozigotos e Heterozigotos

Os seres homozigotos são aqueles que apresentam pares de genes alelos idênticos (AA/aa), ou seja, possuem genes alelos idênticos. Enquanto isso, os heterozigotos caracterizam os indivíduos que possuem dois genes alelos distintos (Aa).

Em diversos outros experimentos, Mendel observou características diferentes na planta, como altura da planta, cor da flor, cor da casca da semente, e notou que em todas elas algumas características sempre se sobressaíam às outras.

Diante desses resultados, Mendel concluiu que:

• Cada ser vivo é único e possui um par de genes para cada característica;
  • As características hereditárias são herdadas metade do pai e metade da mãe;
  • As características são transmitidas através dos genes (os chamados fatores);
  • Os descendentes herdarão apenas um gene de cada característica de seus pais, ou seja, para uma determinada característica, haverá apenas um gene do par, tanto da mãe quanto do pai.

Dessa forma, podemos enunciar a primeira lei de Mendel, também chamada de lei da segregação dos fatores, da seguinte forma:

Quadro de Punnett

Uma das formas mais práticas de se visualizar os cruzamentos realizados na Genética é por meio do quadro de Punnett. Ele foi desenvolvido pelo geneticista inglês Reginald Crundall Punnett (1875-1967), e é uma tabela em que é possível separar os possíveis gametas e descobrir a possibilidade dos genótipos de seus descendentes.

O quadro de Punett é construído colocando-se na primeira coluna os possíveis gametas do pai e, na primeira linha, coloca-se os possíveis gametas da mãe.

Por exemplo, um caso em que um homem é heterozigoto para a produção de insulina (Aa) e uma mulher é homozigota dominante (AA) para essa característica. Os gametas do homem seriam A e a, e os da mulher seriam A e A. Sendo assim, podemos representar o quadro de Punnett da seguinte maneira:

quadro punnett

Para realizar o cruzamento se junta os possíveis gametas em cada um dos quadrados em branco. Dessa forma, em cada um dos quadrados teremos dois alelos da característica estudada: um proveniente do pai e outro proveniente da mãe. Se o gameta A se juntar ao gameta A, os indivíduos serão AA; caso o gameta A una-se ao gameta a, os indivíduos serão Aa.

quadro punnett

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Genética!

Além de aprender sobre a Primeira Lei de Mendel, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre a Primeira Lei de Mendel? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu