Biologia

Exercícios de genética e hereditariedade com gabarito

Questões de vestibular sobre genéticaQuestões de vestibular sobre genética
Sala do Saber - melhor cursinho online

Genética é a área da biologia que estuda os genes e a hereditariedade. Além disso, os exercícios de genética estão entre os mais recorrentes no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias no Enem.

A genética é uma das principais abordagens da biologia e tem como princípio o estudo da transmissão de características ao longo de gerações. Vamos testar seus conhecimentos sobre o assunto com algumas questões de vestibular sobre genética?

Confira o artigo completo sobre Genética e Material Genético.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

O tema aparece com muita frequência nos principais vestibulares e, por isso, é importante que você domine desde os conceitos básicos aos mais avançados.

Veja aqui algumas dicas de como estudar para o vestibular, obras literárias para o ENEM e explicação de como começar uma redação.

Neste post, trouxemos alguns conceitos básicos de genética para que você relembre o que foi aprendido em sala de aula antes de responder algumas questões de vestibular sobre genética. Vale lembrar que consultar seu próprio material é sempre importante e facilitará a resolução de exercícios.

Principais tópicos sobre genética nos vestibulares

Tanto exercícios de genética básica quanto avança, exigem que você domine os conceitos que elencamos abaixo.

Gene

Um gene nada mais é do que uma parte de nosso DNA capaz de iniciar a produção de aminoácidos essenciais para gerar características humanas. Nosso corpo possui milhares de genes e, portanto, depende de centenas de aminoácidos para desempenhar funções vitais.

Genótipo

O genótipo é o conjunto de genes de um indivíduo, no que diz respeito a sua estrutura. Para conhecer o genótipo de uma pessoa, é necessário analisar o interior das células onde esse material está presente.

Muitos exercícios de genética cobram a diferença entre genótipo e fenótipo.

Fenótipo

O fenótipo consiste nas características físicas do indivíduo que foram provocadas pelo genótipo. Uma mesma característica (fenótipo) pode ser proporcionada por mais de uma combinação de genes (genótipo) e é por isso que esses dois conceitos não são iguais.

Tendo aprendido os dois, os exercícios de genética sobre isso não serão um problema!

Primeira lei de Mendel

Sem sombra de dúvidas, o monge agostiniano Gregor Johan Mendel foi um dos estudiosos mais importantes para esta área e um dos assuntos mais frequentes das questões de vestibular sobre genética.

Foi esse homem que descobriu cientificamente, por meio do estudo de ervilhas, que as características humanas eram transmitidas ao longo das gerações.

Da primeira lei de Mendel, podemos destacar que todos os indivíduos recebem metade dos genes do pai e metade da mãe e cada característica de um ser vivo é determinada por pelo menos um par de genes.

Acima apresentamos alguns dos principais tópicos exigidos nos processos seletivos. Chegou a hora de avaliar o que você conhece com as questões de vestibular sobre genética. Depois, de acordo com seus erros e acertos, elabore um plano de estudos sobre a matéria para conseguir uma boa nota.

Exercícios de genética do Enem

1 – (Enem – 2017) O heredograma mostra a incidência de uma anomalia genética em um grupo familiar.

heredograma de genética do enem

O indivíduo representado pelo número 10, preocupado em transmitir o alelo para a anomalia genética a seus filhos, calcula que a probabilidade de ele ser portador desse alelo é de:

a) 0%
b) 25%
c) 50%
d) 67%
e) 75%

2 – (Enem – 2009) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:

a) os genótipos e os fenótipos idênticos.
b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
c) diferenças nos genótipos e fenótipos.
d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

3 – (Enem – 2015) Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação).

Essa especiação não ocorre devido ao(à)

a) oscilação genética das raças.

b) convergência adaptativa das raças.

c) isolamento geógrafico entre as raças.

d) seleção natural que ocorre entre as raças.

e) manutenção do fluxo gênico entre as raças.

4 – (Enem – 2016) O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.

SANDES, A R. R. BLASI, G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em: http://novastecnologias.com.br.Acesso em 22 set 2015 (adaptado).

O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose.

Essa troca de segmentos é determinante na

a) produção de indivíduos mais férteis.

b) transmissão de novas características adquiridas.

c) recombinação genética na formação dos gametas.

d) ocorrência de mutações somáticas nos descendentes.

e) variação do número de cromossomos característico da espécie.

Respostas dos exercícios de genética do Enem

  • Exercício resolvido da questão 1: d) 67%
  • Exercício resolvido da questão 2: b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
  • Exercício resolvido da questão 3: d) seleção natural que ocorre entre as raças.
  • Exercício resolvido da questão 4: c) recombinação genética na formação dos gametas.

Exercícios de genética de vestibulares

Escolha um local calmo para concentrar-se na atividade. Separe um papel (caderno), lápis ou caneta e borracha. Selecionamos algumas questões de vestibular sobre genética que caíram em diversas provas para que você possa avaliar o seu desempenho neste assunto e buscar aprofundar os seus conhecimentos. Vamos lá!? No final, apresentaremos as respostas.

1ª questão de vestibular sobre genética – UFSCAR – Em relação ao sistema sanguíneo ABO, um garoto, ao se submeter ao exame sorológico, revelou ausência de aglutininas. Seus pais apresentaram grupos sanguíneos diferentes e cada um apresentou apenas uma aglutinina. Os prováveis genótipos dos pais do menino são:

a) IBi – ii

b) IAi – ii

c) IAIB – IAi

d) IAIB – IAIA

e) IAi – IBi

2ª questão de vestibular sobre genética – MACKENZIE-SP – Uma mulher daltônica e pertencente ao tipo sanguíneo B, cujo irmão tem visão normal e pertence ao tipo O, casa-se com um homem de visão normal e pertencente ao tipo sanguíneo AB. A probabilidade de esse casal ter uma criança do sexo feminino, de visão normal e pertencente ao grupo sanguíneo A é de

a) 1

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) 1/4

c) 3/4

d) 1/2

e) 1/8

3ª questão de vestibular sobre genética – UFC-CE – Uma mulher negra, de 27 anos, tem cinco filhos, três meninos e duas meninas. Ocorre que três crianças são albinas. Exames comprovaram que o albinismo é do tipo óculo-cutâneo de herança autossômica recessiva (Tipo 1 – deficiência de tirosinase).

A partir da leitura do texto, podemos afirmar que:

a) as meninas não poderiam ser afetadas pela anomalia

b) a doença está relacionada à deficiência do aminoácido tirosina

c) o pai biológico dessas crianças, obrigatoriamente, deve ser albino

d) os pais biológicos têm que ser portadores do gene do albinismo Tipo 1

e) a doença afeta apenas a área dos olhos, com pouca pigmentação da íris

4ª questão de vestibular sobre genética – UFSCARQue é fenótipo?

a) É o conjunto de características decorrentes da ação do ambiente

b) Influi no genótipo, transmitindo a este as suas características

c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo

d) É o conjunto de características de um indivíduo

e) É o conjunto de caracteres exteriores de um indivíduo

5ª questão de vestibular sobre genética – UFMG 2009 – Duas irmãs, que nunca apresentaram problemas de hemorragia, tiveram filhos. E todos eles, após extrações de dente, sempre tinham hemorragia. No entanto os filhos do irmão das duas mulheres nunca apresentaram esse tipo de problema. É CORRETO afirmar que essa situação reflete, mais provavelmente, um padrão de herança:

a) dominante ligada ao cromossoma Y

b) dominante ligada ao cromossoma X

c) recessiva ligada ao cromossoma X

d) restrita ao cromossoma Y

6ª questão de vestibular sobre genética – UFC CE – Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal por que:

a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação

b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas

c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras

d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas situam-se muito próximas umas das outras

e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente

7ª questão de vestibular sobre genética – UFRN – Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde. Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes. Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.

a) 360

b) 540

c) 180

d) 720

8ª questão de vestibular sobre genética – PUC-RIO 2008 – Uma criança do sexo masculino, que acaba de nascer, tem como pai um indivíduo que apresenta hemofilia e é normal com relação ao daltonismo. Sua mãe é portadora do gen para o daltonismo, mas não para o gen da hemofilia. Quanto a essa criança, podemos afirmar que:

a) tem 50% de chance de ser daltônica

b) tem 50% de chance de ser hemofílica

c) tem 25% de chance de ser hemofílica

d) tem 75% de chance de ser daltônica

e) não tem chance de ser daltônica

E aí, foi fácil resolver estas questões de vestibular sobre genética? Quanto tempo levou para respondê-las? É importante fazer esse cálculo já que os processos seletivos e a prova do Enem sempre contam com limite de horário para conclusão.

Gabarito das questões de vestibular sobre genética

Respostas dos exercícios dos outros vestibulares

  • Exercício resolvido da questão 1: e) IAi – IBi
  • Exercício resolvido da questão 2: e) 1/8
  • Exercício resolvido da questão 3: d) os pais biológicos têm que ser portadores do gene do albinismo Tipo 1
  • Exercício resolvido da questão 4: c) É o conjunto de características decorrentes da ação do genótipo
  • Exercício resolvido da questão 5: c) recessiva ligada ao cromossoma X
  • Exercício resolvido da questão 6: a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação
  • Exercício resolvido da questão 7: b) 540
  • Exercício resolvido da questão 8: a) tem 50% de chance de ser daltônica

Veja aqui dicas do que estudar sobre biologia para o Enem.

Neste artigo apresentamos algumas questões de vestibular sobre genética que apareceram em provas passadas. Compreender o contexto desta área é importante para a realização do Enem e de grandes processos seletivos.

Encontre as melhores faculdades para o seu curso no Beduka

Estamos muito preocupados com a sua preparação para os vestibulares e Enem. Temos aqui no Beduka uma série de questões que você pode responder para testar os seus conhecimentos. Por exemplo:

Se preferir, use o nosso simulador gratuito com todas as questões do Enem e monte seu próprio caderno de perguntas ou segmente por área do conhecimento.

O Beduka é um buscador gratuito de universidades e cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Você acabou de conferir uma série de questões de vestibular sobre genética, aproveite para ver também uma relação com as melhores faculdades de Fortaleza, entender o que foi o iluminismo ou ficar por dentro de quando abrem as inscrições para o FIES 2024.

Gostou do nosso texto com exercícios de genética? Existe algum conteúdo que você necessite de mais explicação? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos materiais. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Baixe para baixar o melhor plano de estudos que você encontrará na internet.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

3 Comentários

    • Atenção, Isa. Ser albino não é ter a iris dos olhos branca. Ser albino significa apresentar toda a sua pele, cabelo e olhos claros. É isso que a questões está descrevendo e para que isso aconteça ambos os pais precisam apresentar genes para essa condição. Logo, letra d é o correto.