Vestibulares

Quais são os cursos da Unesp? Veja os mais concorridos e as cidades

Quais são os cursos da UnespQuais são os cursos da Unesp?

A Unesp é uma universidade fundada em 1976. A faculdade é destaque em termos de atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. Vamos listar quais são os cursos da Unesp para te ajudar na escolha certa.

Você sabe quais são os cursos da Unesp mais próximos de onde você mora? Além disso, conhece os mais e os menos concorridos?

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) é uma das instituições mais disputadas do país. Possui cursos de prestígio nacional e internacional em vários campi espalhados por todo o estado.

Por isso, é uma excelente opção para os alunos que não têm condições de morar em outra cidade.

Vamos apresentar alguns detalhes sobre a instituição.

Todos os cursos oferecidos na Unesp

Veja todos os cursos de graduação que a Unesp oferece:

Ciências exatas

Ciências biológicas

Humanidades

  • Administração (Jaboticabal, Tupã – Noturno ou Integral – 4 a 4,5 anos)
  • Administração Pública (Araraquara – Integral ou Noturno – 4 a 5 anos)
  • Arquitetura e Urbanismo (Bauru. Presidente Prudente – Integral – 5 anos)
  • Arquivologia (Marília – Matutino – 4 anos)
  • Arte-Teatro e Artes Cênicas (São Paulo – Noturno ou Matutino – Bacharelado ou Licenciatura – 4 anos)
  • Artes Visuais (Bauru, São Paulo – Vespertino, Noturno ou Integral – Bacharelado ou Licenciatura – 4 anos)
  • Biblioteconomia (Marília – Matutino – 4 anos)
  • Ciências Econômicas (Araraquara – Integral ou Noturno – 4 a 5 anos)
  • Ciências Sociais (Araraquara, Marília – Integral, Matutino ou Noturno- Bacharelado ou Licenciatura – 4 a 4,5 anos)
  • Jornalismo (Bauru – Integral ou Noturno – 4,5 anos)
  • Comunicação: Rádio, Tv e Internet (Bauru – Integral – 4 anos)
  • Design (Bauru – Integral ou Noturno – 4 anos)
  • Direito (Franca – Matutino ou Noturno – 5 anos)
  • Filosofia (Marília – Noturno – Bacharelado ou Licenciatura – 4 anos)
  • Geografia (Ourinhos, Presidente Prudente, Rio Claro – Matutino, Integral ou Noturno – Bacharelado ou Licenciatura – 4 anos)
  • História (Assis, Franca – Matutino, Noturno – Bacharelado ou Licenciatura – 4 anos)
  • Letras (Araraquara – Assis – São José do Rio Preto – Integral, Noturno ou Matutino – Bacharelado ou Licenciatura – 4 anos)
  • Letras – Tradutor (São José do Rio Preto – Integral – 4 anos)
  • Música (Câmpus São Paulo – Integral – 4 anos)
  • Pedagogia (Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto – Matutino, Vespertino, Integral ou Noturno – 4 anos)
  • Psicologia (Assis, Bauru – Integral, Vespertino ou Noturno – 5 anos)
  • Relações Internacionais (Franca, Marília – Vespertino ou Noturno – 4 anos)
  • Relações Públicas (Bauru – Noturno – 4 anos)
  • Serviço Social (Franca – Matutino, Noturno – 4 anos)
  • Turismo (Rosana – Integral – 4 anos)

Por que muitos vestibulandos escolhem a Unesp?

Na realidade, a situação financeira de muitos jovens brasileiros não é estável. Ao terminar o ensino médio, é normal que muitos adolescentes não se sustentem até o final do primeiro ano de faculdade, quando conseguem algum emprego para pagar pelo curso ou estágios profissionalizantes.

A dificuldade de trabalhar quando o curso se estende por horários diferentes

A situação dos alunos de universidades de prestígio, como é o caso da Unesp, ainda se complica mais. Isso, porque as aulas, as disciplinas e a grade horária não permitem que o estudante tenha muito tempo disponível para trabalhar e acompanhar o curso com a dedicação necessária.

A vantagem da Unesp que possui muitas unidades

Vários alunos querem saber quais são os cursos da Unesp pela facilidade de continuar morando em suas casas, já que a universidade têm unidades em várias cidades.

Vestibulandos que residam perto de cidades como Assis, Presidente Prudente, São José dos Campos, Franca, entre muitas outras, são privilegiados nesse sentido, ao contrário dos calouros que precisam se mudar para estudar na USP ou na Unicamp, por exemplo.

É importante destacar que o fato de morar perto de uma unidade da Universidade Estadual Paulista não significa que o seu curso dos sonhos é oferecido lá.

Quer saber quais os cursos da Unesp e em quais cidades eles são oferecidos? 

Saber o nível de concorrência de um curso pode influenciar sua decisão

Caso você ainda não tenha escolhido um área, mas se interessou pelo prestígio da Unesp ou possa fazer o esforço de morar em um lugar distante da sua família, você precisa saber quais são os cursos mais concorridos e também os menos disputados da Unesp. Isso pode te dar um horizonte para tomar uma decisão.

Apesar desse índice não ser uma confirmação de que você vai ou não passar no vestibular, ter consciência de como está a concorrência por vaga pode te deixar mais tranquilo ou intensificar o seu processo de estudo.

Assim, consequentemente, se você tem o objetivo de entrar em um curso bastante concorrido, estudará por mais tempo a fim de ser um competidor forte. O raciocínio não muda se o curso da sua escolha for um dos menos concorridos, mas a pressão diminui um pouco.

Quais são os cursos mais concorridos da Unesp?

  1. Medicina (Botucatu)
  2. Direito (Franca)
  3. Psicologia (Bauru)
  4. Arquitetura e Urbanismo (Bauru)
  5. Medicina Veterinária (Botucatu)
  6. Enfermagem (Botucatu)
  7. Ciências Biomédicas (Botucatu)
  8. Nutrição (Botucatu)
  9. Engenharia Química (Araraquara)
  10. Ciência da Computação (Bauru)

Esses acima são os cursos mais concorridos da Unesp. Notou em qual cidade cada um é oferecido? Veja também se você pode se mudar.

Como você pode conferir, os cursos mais concorridos da Unesp pertencem à área das ciências biológicas, o que é de praxe não só na instituição, mas nas universidades brasileiras como um todo. O curso de medicina, geralmente o mais concorrido, conta com pelo menos 300 concorrentes por vaga anualmente.

Essa concorrência não deve de maneira alguma servir como uma barreira para você não tentar passar em algum desses cursos da Unesp.

Todos os anos, pessoas fazem o vestibular e não conseguem passar. Embora não seja algo proporcional, todos os anos há pessoas que fazem o vestibular e passam também.

A depender do tempo que você vem se preparando e a qualidade desse preparo, qualquer um desses cursos oferecidos pela Unesp pode fazer parte do seu futuro. Assim, não desanime.

Os 10 cursos menos concorridos da Unesp

É interessante também verificar se não gostaria de fazer os cursos da Unesp que, por sua vez, são os menos cobiçados pelos vestibulandos. Isto é, têm pouca concorrência por vaga (no máximo 2 concorrentes disputando a mesma vaga!).

  • Matemática (Ilha Solteira)
  • Física (Ilha Solteira)
  • Geografia (Ourinhos)
  • Arquivologia (Marília)
  • Biblioteconomia (Marília)
  • Engenharia cartográfica (Presidente Prudente)
  • Meteorologia (Bauru)
  • Matemática (Presidente Prudente)
  • Física (São José do Rio Preto)
  • Geografia  (Presidente Prudente)

Estes acima são os cursos menos concorridos da Unesp e a cidade onde cada um se encontra.

Diferente do que se observa para as ciências biológicas, os cursos mais próximos das ciências humanas são menos concorridos na Unesp, juntamente com alguns de exatas que oferecem a modalidade de licenciatura, que é o caso de áreas como matemática e física.

É importante ressaltar que tratando-se de licenciaturas, os cursos são voltados para a formação de professores. Descubra aqui a diferença de bacharelado para licenciatura.

Nos campi em que o curso não tem só a opção de licenciatura, mas de bacharelado também, como é o caso da graduação em física nas cidades de Guaratinguetá e Rio Claro, a competição fica um pouco mais acirrada.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre quais são os cursos da Unesp mais concorridos e os menos cobiçados, use a lista como base para decidir qual a sua graduação e prepare o seu plano de estudo para o vestibular.

Lembre-se apenas, que no final das contas, não vai ser importante ter feito o curso mais ou menos cobiçado quando você terminar a graduação. O nome de uma das mais prestigiadas instituições brasileiras vai estar no diploma de todo jeito, então escolha uma área que te agrade.

Além de entender quais são os cursos da Unesp, você pode aproveitar para saber aqui quais são as profissões mais perigosas do Brasil e quais são os cursos em alta no mercado de trabalho.

Sobre o Beduka, seu buscador de universidades

Além de explicar quais são os cursos da Unesp mais concorridos e menos procurados, nós também apresentamos as informações sobre outras instituições e áreas, tais como:

Em nosso site você encontra uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pode pesquisar para descobrir qual é a melhor faculdade para o seu curso, os valores das mensalidades, endereços e avaliações.

Estamos muito preocupados com a sua preparação para os vestibulares e ENEM. Temos aqui no Beduka uma série de questões que você pode responder para testar os seus conhecimentos.

Você acabou de conferir nosso resumo com uma lista que apresenta quais são os cursos da Unesp, aproveite para ver também mais sobre a primeira lei de Newton, veja uma relação com as melhores faculdades de Fortaleza, descubra o que faz um jornalista e fique por dentro de quando abrem as inscrições para o FIES e também sobre as datas do ProUni.

Gostou do nosso texto sobre quais são os cursos da Unesp? Existe algum destes que você pretende se inscrever? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos conteúdos. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

1 Comentário

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador