Literatura

Você sabe quem foi Machado de Assis? Ele que fundou a Academia Brasileira de Letras?

quem foi Machado de AssisQuem foi Machado de Assis?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Machado de Assis foi um escritos brasileiro considerado por muitos críticos e estudiosos o maior nome da literatura brasileira. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, jornalista e crítico literário.

De um simples vendedor de doces até um autor renomado. Machado de Assis é considerado um dos nomes mais importantes da literatura brasileira por sua extensa lista de romances e crônicas que, até os dias de hoje, marcam presença nas nossas estantes, e claro, nos vestibulares. Mas você realmente sabe quem foi Machado de Assis?

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Não basta apenas citar as grandes obras que este artista criou, para conhecer mais afundo quem foi Machado de Assis. É preciso voltar algumas décadas, para 1839, no Rio de Janeiro, onde um simples e humilde casal dava boas-vindas a um menino que seria considerado, anos mais tarde, um dos maiores escritores do país.

Quem foi Machado de Assis? Os primeiros passos

Se engana quem pensa que Assis sempre teve uma vida de sucesso, cercada de livros e glamor… nada disso! O famoso escritor perdeu os pais enquanto ainda era praticamente uma criança, mas logo foi acolhido por sua madrinha.

Ainda assim, na época, o menino não tinha acesso ao ensino necessário, o que também não serviu de empecilho para sua criatividade e força de vontade. Machado de Assis se tornou autônomo e ainda cedo aprendeu até mesmo a falar outras línguas, como o francês, sozinho. Mas como o próprio escritor mais tarde diria:

“A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.”

Durante seu percurso, em 1856, começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo, na Tipografia Nacional, onde também conheceu e fez amizade com o escritor Manuel Antônio de Almeida.

Já em 1858, o carioca começaria a trabalhar como revisor na livraria de Francisco de Paula Brito, além de dar início ao mundo boêmio dos intelectuais e artistas do Rio de Janeiro. Logo depois, Machado de Assis veio a colaborar e até mesmo publicar alguns contos e poesias em diversos jornais e revistas.

Quem foi Machado de Assis? Uma carreira promissora

Conhecido também como O Bruxo do Cosme Velho, devido a um dos seus poemas, Machado publicou o seu primeiro livro, uma tradução de Queda que as mulheres têm para os tolos, em 1861.

Já no ano seguinte chegou a ser censor teatral, um cargo não remunerado, mas que oferecia ingressos e livre acesso a teatros. Seu primeiro livro de poesias, Crisálidas, saiu em 1864.

Três anos depois foi nomeado ajudante do diretor de publicação do Diário Oficial. Pouco tempo depois casa-se com a irmã de um amigo próximo, Carolina Augusta Xavier de Novais, sua companheira pelos próximos 35 anos.

Os anos se passaram e Machado de Assis passou por diversas áreas dentro dos jornais, seja como ajudante até redator, o que facilitou as publicações de suas obras em formato de folhetins.

Também foi funcionário público e nomeado primeiro oficial da Secretaria (Ministério) da Agricultura, e três meses depois assumia a chefia de uma seção. Machado de Assis recebeu do Imperador o grau de Cavaleiro da Ordem da Rosa, por seus serviços prestados às letras nacionais.

O escritor foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1896 e aclamado para presidente, ele ocupou a cadeira de número 23. Em sua homenagem, o local é chamado de “Casa de Machado de Assis”.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Quem foi Machado de Assis? O fim e o marco na literatura

Em outubro de 1904, Machado sofreu com a perda da sua esposa que, além de revisora de suas obras, era também sua enfermeira, já que o mesmo tinha epilepsia. Após a morte da mesma, o autor dificilmente saía de casa. Em homenagem a parceira dedicou o poema “A Carolina”.

Alguns anos depois, em setembro de 1908, no Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis nos deixava. Ele foi enterrado no cemitério de São João Batista, na mesma cidade onde nasceu e viveu toda sua vida.

Entre suas principais obras, que abrangem diversos gêneros literários, estão:

  • Do romantismo com Crisálidas (1864)
  • O Indianismo presente em Americanas (1875)
  • O parnasianismo em Ocidentais (1901)
  • As coletâneas de Contos fluminenses (1870) e Histórias da meia-noite (1873)
  • Além, é claro, dos romances Ressurreição (1872), A mão e a luva (1874), Helena (1876), Iaiá Garcia (1878) e Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)

Você leu aqui um breve resumo que explica bem quem foi Machado de Assis, aproveite para ler a biografia de Eça de Queiroz e de José de Alencar.

Aqui no Beduka você encontra uma relação de livros recomendados para o ENEM e também diversos resumos.

Beduka, seu buscador de faculdades

Aqui, além de entender quem foi Machado de Assis, você encontra também uma relação completa de faculdades e cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Com alguns cliques é possível verificar as avaliações, endereços e valores das mensalidades.

Você descobre também as principais atividades de determinadas áreas que podem te ajudar a escolher qual curso que irá fazer. Por exemplo:

Após saber os principais detalhes sobre quem foi Machado de Assis, aproveite o tempo para entender melhor como fazer uma citação direta, ler dicas sobre o uso da vírgula e da crase, descobrir como começar uma redação ou ainda como aprender inglês com música.

Gostou do nosso texto em que explicamos quem foi Machado de Assis? Existe algum autor ou livro que você gostaria de receber mais explicação? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos materiais. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.