Faculdades

Quais são as melhores faculdades de Santa Catarina?

Quais são as melhores faculdades de Santa CatarinaQuais são as melhores faculdades de Santa Catarina?

Mora ou pretende morar em Santa Catarina para estudar? Preparamos um ranking com as melhores faculdades do estado. Confira e decida em qual instituição deseja estudar.

Florianópolis e região é repleta de belas praias, mas também tem opções para quem prefere a serra e as regiões mais frias do estado. Quem quer estudar em alguma cidade catarinense já deve saber que as instituições locais são reconhecidas pela qualidade do ensino. Antes de fazer a sua escolha, que tal descobrir quais são as melhores faculdades de Santa Catarina?

A lista de universidades que destacamos neste post é baseada no Ranking Universitário Folha 2018 (RUF), uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo.

Para determinar as notas e eleger as melhores faculdades de Santa Catarina, o RUF levou em conta as avaliações do Ministério da Educação (MEC), a proporção de professores com mestrado e doutorado, a quantidade de professores dedicando-se integralmente e o resultado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Nesse contexto, as instituições que apresentaremos aqui já devem ter a qualidade do ensino como um critério a ser considerado como algo óbvio. Daremos destaque para outras informações relevantes, como é o caso dos cursos mais bem pontuados em comparação às demais universidades brasileiras.

Além de acompanhar a lista das melhores faculdades de Santa Catarina, você pode conferir outras relações que já apresentamos aqui. Por exemplo:

É importante destacar que o conceito de melhor é sempre relativo, pois, você deve levar em consideração vários quesitos e alguns deles são pessoais. Por exemplo, o que é melhor pra mim, no meu sonho de fazer uma faculdade em Santa Catarina, não necessariamente será o mesmo para quem quer fazer um curso em Salvador ou São Paulo.

Ao pesquisar na internet sobre as melhores faculdade de Santa Catarina, é preciso parar, analisar as opções e checar os diferenciais de cada instituição. Após se decidir, vale também verificar as dificuldades de ingresso, os custos das mensalidades e possibilidades de bolsa universitária que a universidade escolhida oferece, além de sua nota de corte, histórico, etc.

Quais são as melhores faculdades de Santa Catarina?

1ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Para começar, é indispensável falar sobre a UFSC, que ocupa o 6º lugar entre as maiores instituições de todo o Brasil. Vários de seus cursos ocupam as primeiras posições no levantamento do RUF. Confira alguns deles:

  • Comunicação (2º)
  • Engenharia de Automação e Controle (2º)
  • Engenharia de Produção (3º)
  • Engenharia Mecânica (4º)
  • Engenharia Ambiental (5º)
  • Computação (7º)
  • Arquitetura e Urbanismo (8º)

O estudante tem duas opções para garantir uma vaga na Universidade Federal de Santa Catarina. Você pode se dedicar para o vestibular próprio da instituição ou garantir uma boa nota no ENEM e tentar garantir o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Se o seu curso não foi mencionado, procure a pontuação dele no RUF para saber qual a classificação da UFSC nele e também quais outras instituições que se destacam na área.

2ª – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Partindo do âmbito federal para o estadual, temos agora outra excelente instituição: a UDESC. Esta universidade foi eleita a 2ª melhor do estado e ocupa a 40º posição no ranking nacional do RUF, o que indica a preocupação com a qualidade do ensino que é transmitido aos alunos.

Alguns dos cursos oferecidos pela UDESC ocupam posições de prestígio comparados aos oferecidos por outras instituições nacionais. São eles:

  • Medicina Veterinária (14)
  • Moda (18)
  • Engenharia Elétrica (17)

Já mencionamos anteriormente que a preocupação com o ensino não é um problema quando pensamos em Santa Catarina, mas vale lembrar que não é só esse o critério que sustenta a boa posição das universidades do estado.

Quesitos como o incentivo à pesquisa, inovação e inserção dos alunos no mercado de trabalho também são considerados no levantamento da Folha de São Paulo.

Se cada um desses critérios recebe uma boa avaliação, o posicionamento geral da instituição no ranking será proeminente. É esse o motivo que coloca a UDESC entre as melhores faculdades de Santa Catarina.

3ª – Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Falaremos agora de uma instituição privada: a UNIVALI. Com campi em 6 cidades do estado e uma relação de 1 vaga por candidato, essa universidade é a junção perfeita entre qualidade e simplicidade. Ela ocupa o 75º lugar no ranking nacional RUF, ficando à frente de diversas instituições públicas.

O ingresso é mais fácil do que em qualquer instituição federal, mas você precisa avaliar as suas condições financeiras. A UNIVALI se destaca em diversos cursos. Os principais são:

  • Turismo (7º)
  • Moda (19º)

Vale destacar que, se for o caso, você pode tentar também uma bolsa de estudos na instituição por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

4ª – Universidade Regional de Blumenau (FURB)

As universidades públicas de Santa Catarina se destacam bastante em comparação às outras faculdades do país. A FURB é um claro exemplo disso. Trata-se de uma instituição de ensino municipal exemplar no que diz respeito a questões como inserção dos alunos no mercado de trabalho e inovação, isto é, objetos ou processos patenteados pelo governo. No último levantamento do RUF ela ficou na 77º.

Eleita a 4ª melhor faculdade de Santa Catarina, a FURB é destaque nos seguintes cursos:

  • Moda (14º)
  • Ciências Contábeis (28º)
  • Turismo (28º)

5ª – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Para finalizar, falaremos de mais uma das instituições federais brasileiras que fica em Santa Catarina. A UFFS foi fundada em 2009 e ainda não tem a mesma tradição de universidades com décadas de existência, isso ainda pesa no mercado de trabalho. Contudo, os demais fatores foram bem avaliados.

Mesmo com a pouca reputação, há cursos que são extremamente bem avaliados, o que faz a opção de estudar lá bastante interessante. São eles:

  • Agronomia (31º)
  • Medicina Veterinária (58º)

Você acabou de conferir aqui quais são as cinco melhores faculdades de Santa Catarina. São universidades federais, municipais e particulares. Algumas contam com vestibulares próprios, outras usam o Sisu ou a nota do ENEM como forma de ingresso.

Se você ainda não definiu qual a área que pretende estudar em uma das melhores faculdades de Santa Catarina, considere ler o nosso artigo que ajuda a entender qual a sua vocação. Além disso, descubra também as atividades de diversos profissionais:

Sobre o Beduka, seu buscador de cursos e universidades

Além de explicar quais são as melhores faculdades de Santa Catarina, nós também apresentamos as informações sobre outras instituições e áreas, tais como:

Em nosso site você encontra uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pode pesquisar para descobrir qual é a melhor faculdade para o seu curso, os valores das mensalidades, endereços e avaliações.

Estamos muito preocupados com a sua preparação para os vestibulares e ENEM. Temos aqui no Beduka uma série de resumos das obras literárias mais exigidas para que você possa revisar e se preparar para os processos seletivos.

Você acabou de conferir uma lista com as melhores faculdades de Santa Catarina, aproveite para ver também quem foi Machado de Assis, explicações sobre a primeira lei de Newton, uma relação com as melhores faculdades de direito em Belo Horizonte.

Gostou do nosso texto que explica quais são as melhores faculdades de Santa Catarina? Existe alguma destas que já faz parte dos seus planos? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos conteúdos. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador