Faculdades

Quais são as melhores faculdades de Santa Catarina?

QUAIS-SÃO-AS-MELHORES-FACULDADES-DE-SANTA-CATARINAMelhores faculdades de Santa Catarina
Sala do Saber - melhor cursinho online

Mora ou pretende morar em Santa Catarina para estudar? Preparamos um ranking com as melhores faculdades do estado. Confira e decida em qual instituição deseja estudar.

Florianópolis e região é repleta de belas praias, mas também tem opções para quem prefere a serra e as regiões mais frias do estado. Quem quer estudar em alguma cidade catarinense já deve saber que as instituições locais são reconhecidas pela qualidade do ensino. Antes de fazer a sua escolha, que tal descobrir quais são as melhores faculdades de Santa Catarina?

Se você está estudando para o Enem, o Beduka pode te ajudar! Faça o nosso simulado completo. Ele é composto pelas questões das edições anteriores do Exame e utiliza a nota TRI. E o melhor de tudo: é grátis!

Como saber quais são as melhores faculdades de Santa Catarina?

Para saber quais as melhores faculdades de Santa Catarina, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Quais são as melhores faculdades de Santa Catarina?

1. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

2. Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

3. Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

4. Universidade Regional de Blumenau (FURB)

5. Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

6. Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

7. Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

8. Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

9. Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

10. Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Veja mais detalhes sobre cada uma delas abaixo:

1ª – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Fundada em 1960, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau.

A faculdade é considerada uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. Além disso, é a 7ª melhor universidade pública do país, na avaliação do INEP. Já no ranking mundial da Times Higher Education, a UFSC é uma das sete brasileiras entre as 800 melhores universidades do mundo.

A UFSC oferece 120 cursos de graduação e 149 programas de pós-graduação, além de atuar também no ensino básico. Além do ensino, a universidade conta com laboratórios, equipamentos culturais e sociais e em diversos projetos de extensão, que incluem, por exemplo, o Hospital Universitário. Sua instalação e consolidação foi importante para o crescimento de Florianópolis e para o fortalecimento de diversas áreas em Santa Catarina.

2ª – Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Fundada em 1965, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Florianópolis. Além disso, possui campus em Lages, Chapecó, Palmitos, Pinhalzinho, Joinville, São Bento do Sul, Ibirama, Laguna e Balneário Camboriú.

Atualmente, são 15 mil alunos distribuídos em 59 cursos de graduação e 48 mestrados e doutorados, que são oferecidos gratuitamente. Mais de 95% dos professores efetivos são mestres e doutores.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

3ª – Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Itajaí, a cerca de 98 km de Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Tijucas, Biguaçu, São José e Florianópolis.

Mantém nota 4 no índice geral de cursos do Ministério da Educação, sendo apontada pelo órgão governamental como a melhor universidade não-estatal de Santa Catarina. A instituição oferece mais de 70 cursos de graduação nas modalidades Bacharelado, Licenciaturas e Tecnólogos.

4ª – Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior pública localizada na cidade de Blumenau, a cerca de 130 km de Florianópolis. A faculdade é a primeira do interior do estado de Santa Catarina.

A FURB oferece mais de 40 cursos de graduação presenciais, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Há também 12 cursos de especialização (lato-sensu), 11 mestrados próprios e 3 cursos de doutorado.

5ª – Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Fundada em 1967, é uma instituição de ensino superior privada sediada em Joinville, a cerca de 180 km de Florianópolis. Além disso, possui campus em São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

A faculdade oferece mais de 40 cursos de graduação presencial, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. Além disso, possui 5 programas de Mestrado e 2 de Doutorado.

6ª – Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Fundada em 1964, é uma instituição de ensino superior privada, sediada na cidade de Tubarão, a cerca de 140 km de Florianópolis. Além disso, possui campus em Palhoça, Araranguá, Içara, Braço do Norte e Florianópolis.

7ª – Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Fundada em 1968, é uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Criciúma, a cerca de 190 km de Florianópolis. A faculdade atua através do ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento.

A UNESC possui um Parque Científico e Tecnológico, o Iparque, que atende organizações do setor público e privado com serviços de pesquisa e análise de qualidade. Integra cinco institutos, que englobam laboratórios de análises ambientais, de alimentos, engenharia e tecnologia, pesquisa socioeconômica, tecnologia educacional, além da incubadora de ideias e negócios, para novos empreendedores.

8ª – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Fundada em 2009, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Chapecó, a cerca de 535 km de Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Cerro Largo, Erechim e Passo Fundo – no estado do Rio Grande do Sul – e Laranjeiras do Sul e Realeza – localizados no sudoeste do estado do Paraná.

Atualmente são oferecidos mais de 40 cursos de graduação, além de 4 cursos de especialização, 11 mestrados e 2 doutorados interinstitucionais, todos com corpo docente composto por mestres e doutores.

9ª – Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Fundada em 1996, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Joaçaba, a cerca de 390 km de Florianópolis. Além disso, possui campus nas cidades de Xanxerê, São Miguel do Oeste, Videira e Chapecó.

É considerada a maior instituição de ensino superior do interior do estado, apresentando grande crescimento nos últimos anos devido a abertura de novos cursos, principalmente nas áreas da saúde e tecnologia.

10ª – Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Fundada em 1970, é uma instituição de ensino superior privada localizada em Chapecó, a cerca de 535 km de Florianópolis. É uma das maiores e mais importantes faculdades do estado de Santa Catarina.

Nos últimos anos, a UNOCHAPECÓ vem priorizando investimentos na sua modernização e na sua aproximação com o setor produtivo e com as organizações sociais, aprimorando seus instrumentos de apoio ao desenvolvimento, com foco na inovação tecnológica, na agilidade e na qualidade dos serviços que presta e na transformação das pessoas como um modo privilegiado de promover o desenvolvimento.

Gostou de saber quais as melhores faculdades de Santa Catarina? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários