Biologia

Questões sobre a primeira lei de Mendel com respostas

Questões sobre a primeira lei de Mendel com respostasQuestões sobre a primeira lei de Mendel com respostas
Sala do Saber - melhor cursinho online

Gregor Mendel é considerado o pai da génetica, uma ciência que estuda hereditariedade. Questões dessa matéria caem, de forma recorrente, nos principais vestibulares. Por isso, preparamos algumas questões sobre a primeira lei de Mendel, para que você se prepare da melhor forma!

Você já deve ter ouvido falar na palavra genética, não é? Trata-se de uma ciência que estuda a hereditariedade. Este é um assunto ensinado ao longo das aulas de biologia. Vamos apresentar aqui algumas questões sobre a primeira lei de Mendel, também conhecida como a lei da segregação dos fatores.

Confira o artigo completo sobre a Primeira Lei de Mendel!

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Contudo, antes de falar sobre o seu legado, é bom relembrar quem foi biólogo austríaco Gregor Mendel. Vamos lá?

Quem foi Mendel?

Gregor Mendel e o experimento com as ervilhas

O monge católico Gregor Mendel é considerado o pai da Genética. Ele nasceu em 1822 em Heinzendorf bei Odrau, que à época pertencia ao Império Austríaco, hoje República Checa.

Sempre interessado em plantas, Mendel baseou seus estudos em meteorologia e nas teorias da evolução. Segundo sua primeira lei, os fatores que determinam uma característica hereditária se separam durante a formação dos gametas de modo que cada um contenha apenas um fator. Mas na prática, o que isso quer dizer?

Resumo da primeira lei de Mendel

Primeira Lei de Mendel e o experimento com as ervilhas

Antes de entrar no assunto das questões sobre a primeira lei de Mendel, vamos explicá-las a partir de um fator bastante comentado em pesquisas de hereditariedade: a cor. O biólogo trabalhava com sementes de ervilhas e nosso exemplo usará duas cores: amarela e verde.

De acordo com o seus estudos, aquelas ervilhas com sementes amarelas apresentavam dois fatores iguais para essa característica. Nós os chamaremos de V V. Os gametas que são produzidos por elas só podem ser de um tipo e carregam o fator V.

Da mesma maneira, as plantas de linhagem pura com semente verde têm dois fatores iguais, chamados aqui como v v. Da mesma forma, eles só produzem gametas com o fator  v.

Para aplicar o seu experimento, ele provocou um cruzamento entre essas duas plantas. Mendel levou o pólen da planta com sementes verdes, que produz gametas masculinos com o fator v, para a planta com sementes amarelas, cujos gametas femininos possuem o fator V.

A fecundação da planta teve como resultado sementes portadoras de dois fatores: Vv. Como o fator amarelo tem domínio sobre o verde, todas essas sementes eram amarelas.

Disso podemos concluir que o fruto do cruzamento das duas sementes recebeu informações genéticas tanto do pai quanto da mãe e que metade das características hereditárias veio de um, enquanto a outra metade, do outro.

Agora que explicamos na prática o funcionamento do estudo feito pelo biólogo, assunto presente e exigido nos vestibulares em questões sobre a primeira lei de Mendel, na área de biologia, podemos treinar.

Aqui no Beduka temos vários testes que você pode responder para avaliar os seus conhecimentos. Por exemplo:

Confira agora cinco questões sobre a primeira lei de Mendel

Que tal separar um caderno, caneta, lápis e borracha? Você vai precisar desse material para responder às questões que apresentaremos. Faça muito rascunho. No final, aproveite para conferir o gabarito e verificar quais os acertos.

Está pronto para a nossa lista de exercícios?!

1ª questão sobre a primeira lei de Mendel – Universidade de Fortaleza (Unifor) – Um estudante, ao iniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:

I. Cada caráter hereditário é determinado por um par de fatores e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par
II. Cada par de alelos presentes nas células diplóides separa-se na meiose, de modo que cada célula haplóide só recebe um alelo do par
III. Antes da divisão celular se iniciar, cada molécula de DNA se duplica e, na mitose, as duas moléculas resultantes se separam, indo para células diferentes

A primeira lei de Mendel está expressa em:

a) I, somente
b) II, somente
c) I e II, somente
d) II e III, somente
e) I, II e III

2ª questão sobre a primeira lei de Mendel – Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUC-MT) – Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:

a) 100% vv, verdes
b) 100% VV, amarelas
c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes
d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas
e) 25% vv, verdes; 50% Vv, amarelas; 25% VV, verdes

3ª questão sobre a primeira lei de Mendel – Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) – Sabe-se que, em determinada raça de gatos, a pelagem preta uniforme é condicionada por um gene dominante B e a pelagem branca uniforme, pelo seu alelo recessivo b. Do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos, espera-se que nasçam:

a) 100% de gatos pretos
b) 100% de gatos brancos
c) 25% de gatos pretos, 50% de malhados e 25% de brancos
d) 75% de gatos pretos e 25% de gatos brancos

4ª questão sobre a primeira lei de Mendel – Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) – A proporção 3 fenótipos amarelos para 1 fenótipo verde (3:1), obtida nas auto fecundações de ervilhas híbridas realizadas por Gregor Mendel no século XIX, demonstrou

a) a base matemática científica para a descoberta do núcleo celular
b) a existência de fatores pares na determinação de características hereditárias
c) que a recombinação de alelos ocorre em função da permutação
d) a função dos cromossomos como material genético dos organismos
e) que as características hereditárias estão contidas no DNA dos organismos

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

5ª questão sobre a primeira lei de Mendel – Universidade de São Paulo (FUVEST) – O gene autossômico que condiciona pelos cur­tos no coelho é dominante em relação ao gene que determina pelos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 480 co­elhinhos, dos quais 360 tinham pelos curtos. Entre esses coelhinhos de pelos curtos, o nú­mero esperado de heterozigotos é:

a) 180
b) 240
c) 90
d) 120
e) 360

Agora que você já leu e respondeu às questões sobre a primeira lei de Mendel, chegou a grande hora de conferir os seus acertos, né.

Gabarito das questões sobre a primeira Lei de Mendel

Resposta da 1ª questão sobre lei de Mendel: c) I e II, somente

Exercício resolvido: A Primeira Lei de Mendel diz que todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que se separam durante a formação dos gametas. Dessa forma, apenas as afirmativas I e II expressam a lei.

Resposta da 2ª questão sobre lei de Mendel: c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes

Lei de Mendel - Ervilhas Amarelas

Exercício resolvido: A questão fala que as ervilhas verdes são homozigóticas recessivas (vv) e que as ervilhas amarelas são heterozigóticas dominantes (Vv). No cruzamento delas teremos:

Resposta da 3ª questão sobre lei de Mendel: d) 75% de gatos pretos e 25% de gatos brancos

Lei de Mendel

Exercício resolvido: Como o enunciado diz, a pelagem preta é dominante e a pelagem branca é recessiva. Sendo assim, os genótipos para pelagem preta são BB ou Bb e para pelagem branca bb. Do cruzamento de um casal de gatos pretos heterozigotos teremos:

Resposta da 4ª questão sobre lei de Mendel: b) a existência de fatores pares na determinação de características hereditárias

Exercício resolvido: A proporção fenotípica 3:1, verificada nos descendentes provenientes de um cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos (com dominância entre os alelos) acaba por comprovar a ocorrência de 2 alelos (fatores pares) para cada característica, sendo que em cada gameta ocorre apenas 1 desses fatores.

Resposta da 5ª questão sobre lei de Mendel: b) 240

Exercício resolvido: Pelos curtos no olho = A e pelos longos no olho = a

Do cruzamento entre coelhos heterozigotos (Aa)

Aa x Aa = AA, Aa, Aa, aa

Nasceram 480 coelhinhos, dos quais 360 tinham pelos curtos. Segundo o cruzamento acima a probabilidade para pelos curtos é de 3/4 , ou seja, em 4 eventos , há três possibilidades (AA, Aa, Aa) e dentro destas três eventos , há 2 possibilidades (Aa, Aa). Logo a probabilidade para heterozigotos é de 2/3 (2 em 3). 2/3 de 360 coelhinhos = 2/3*360 = 240

Aprenda muito mais com o Beduka

E aí, conseguiu acertar tudo? Não deixe de estudar mais aprofundadamente as demais matérias que são exigidas nos vestibulares. Por exemplo:

Nós aqui no Beduka, o seu buscador gratuito de faculdades e cursos, temos uma lista completa de todas as universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além das questões sobre a primeira lei de Mendel, você pode aproveitar para ver aqui alguns exercícios orações subordinadas adjetivas, as áreas do direito mais bem remuneradas e uma lista das melhores faculdades particulares de medicina.

Agora que você já testou os seus conhecimentos com as questões sobre a primeira lei de Mendel, veja também:

Gostou do nosso conteúdo com as questões sobre a primeira lei de Mendel? Tem muito mais dicas e exercícios aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

1 Comentário

  • Adorei, assunto muito interessante para os leitores. Como amante da Biologia, eu confesso que fiquei bastante maravilhado com esse post.