Redação

Como fazer um texto dissertativo? Estrutura, palavras para usar e exemplos

Como fazer um texto dissertativoComo fazer um texto dissertativo?

Como fazer um texto dissertativo? Basta elaborar uma redação com argumentos e opiniões. É um tipo de texto que expõe a opinião sobre determinado assunto ou tema, por meio de uma argumentação lógica, coerente e coesa.

ATENÇÃO: O curso de Redação do Beduka será completamente gratuito daqui pra frente! Faça agora e melhore a sua redação!

A maioria das bancas avaliadoras do Brasil utiliza a redação dissertativa como critério de seleção. Seja para vestibulandos ou concurseiros, é essencial saber como fazer um texto dissertativo e quais as suas principais características. Por isso, vamos falar um pouco sobre o tema e deixar alguns passos que serão fundamentais para o sucesso em qualquer ocasião que precisar escrever uma redação dissertativa.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Temos aqui um guia que orienta como começar uma redação com exemplos de textos do ENEM, além de dicas de palavras que você pode usar para enriquecer o seu material.

O que é um texto dissertativo?

O texto dissertativo, ou redação dissertativa, nada mais é do que o desenvolvimento de um ponto de vista sobre um tema qualquer. É preciso expor uma ideia, esclarecer fatos a respeito e defender seus argumentos sobre o assunto.

Uma boa redação dissertativa possui:

  • análise objetiva sobre determinado assunto
  • sequência lógica de ideias e clareza
  • coerência e coesão na exposição das mesmas.

Porém, muitas vezes, até mesmo uma pessoa criativa se vê em apuros para escrever este tipo de redação, justamente por não lembrar exatamente o que é um texto dissertativo. Se este é o seu caso, nós vamos te ajudar nesta missão!

Antes, veja aqui o que é coesão e coerência, figuras de linguagem e pronomes possessivos.

Para construir um texto dissertativo perfeito, siga a seguinte ordem:

  • Domine a gramática
  • Conheça o tema
  • Compreenda as ideias sobre o tema
  • Exponha as ideias
  • Sintetize os argumentos
  • Posicione-se opinando
  • Conclua a argumentação com soluções

O que fazer antes de iniciar um texto dissertativo?

Faça um roteiro com as ideias que você usará nos argumentos da redação dissertativa. Use a folha de rascunha para refletir e estruturar o desenvolvimento em tópicos.

Em processos seletivos, os comandos para o desenvolvimento de redações são sempre claros. Atente-se a todos os detalhes que estão sendo pedidos, como tema, mínimo e máximo de linhas, se há restrições ou obrigatoriedade de discutir algum aspecto, enfim, não deixe nenhum detalhe passar.

Se houver textos bases, como fragmentos de notícias e tirinhas, capte a essência e argumentação do que a banca está oferecendo, pois essas informações servirão de base para entender o que a banca examinadora espera que você argumente.

Então, tendo ciência do tema proposto e dos conteúdos oferecidos na prova, reflita sobre a temática do texto dissertativo que vai desenvolver e faça anotações e rascunhos. E só depois estabeleça uma ordem para seus pensamentos e a sequência de importância destes.

Qual é a estrutura do texto dissertativo?

estrutura do texto dissertativo

Tendo claro o tema do texto dissertativo que deverá escrever e estruturado um esquema de pensamentos e argumentos, você precisará aplicá-lo de forma correta para que a redação esteja em harmonia com seu estilo.

A estrutura de uma dissertação divide-se em:

1 – Introdução do texto dissertativo

Sendo a primeira parte do texto, você irá apresentar o assunto proposto e preparar o leitor para o mesmo.

Vale neste momento fazer uma contextualização do tema, levantar um panorama geral e levar o leitor para reflexão crítica sobre a temática. É importante despertar o interesse já no primeiro parágrafo.

Como começar uma redação dissertativa?

  1. Já tenha em mente seus argumentos, normalmente dois
  2. Introduza dizendo se está a favor ou contra, mas não explique ainda
  3. Desenvolva o que apresentou no primeiro parágrafo
  4. Apresente as soluções ao problema em questão
  5. Cuide da norma gramatical
  6. Revise e passe a limpo

2 – Desenvolvimento do texto dissertativo

É quando você irá desdobrar o assunto, fazendo sua proposta da introdução parecer coerente. Você fará isto por meio de informações relevantes e defesa de argumentos.

Para cada argumento elencado, utilize um parágrafo de quatro a cinco linhas para justificá-lo, sendo dois a três de desenvolvimento para não ultrapassar o limite de linhas permitido pela banca.

Palavras e frases para usar nos argumentos:

Elas servem como operadores argumentativos, tanto para argumentos favoráveis como desfavoráveis e podem ser usadas para que o texto tenha maior coesão e coerência.

  1. Por exemplo…
  2. Isso reforça o que foi dito…
  3. Retifica-se…
  4. Reafirma-se…
  5. Apresenta-se…
  6. Em contrário…
  7. Ademais…
  8. Primeiro…
  9. Em segundo lugar…
  10. Por último, defende-se que…
  11. Atesta-se que…
  12. Isso é um indicador de…

Conectivos

  1. Tempo: Enfim, frequentemente, nesse ínterim
  2. Comparação: Igualmente, analogicamente, sob o mesmo ponto de vista
  3. Possibilidade: Eventualmente, caso, se
  4. Adição: Ademais, não apenas, outrossim
  5. Dúvida: Provavelmente, quiçá, se é que
  6. Certeza: Certamente, sem dúvida, inegavelmente
  7. Surpresa: Subitamente, imprevistamente, inesperadamente
  8. Esclarecimento: Por exemplo, isto é, aliás
  9. Finalidade: A fim de, com o intuito de, ao propósito
  10. Local: Além, próximo a, junto de
  11. Conclusão: Em suma, portanto, logo
  12. Causa e consequência: Como resultado, com efeito, haja vista
  13. Oposição: Pelo contrário, contudo, em contrapartida
  14. Alternativa: Ou… ou, ora… ora, quer… quer

3 – Conclusão do texto dissertativo

Trata-se do fechamento de seu texto dissertativo. É interessante retomar a ideia exposta da introdução e então tomar um posicionamento a respeito dela, comprovando o ponto de vista defendido.

Não tenha medo de fazer projeções para o futuro ou dar sugestões, desde que estejam de acordo com sua proposta inicial e defesa de argumentos.

Assim como na introdução, apenas um parágrafo de quatro a cinco linhas é o ideal para fechar o seu texto dissertativo.

Como se escreve um texto dissertativo?

5 passos simples para escrever uma boa dissertação

  1. Leia e compreenda a proposta de redação com o tema
  2. Entender o que dizer, porque dizer, para quem e como dizer
  3. Fazer o planejamento do texto seguindo a estrutura: introdução argumentos, conclusão
  4. Pensar no título se for necessário
  5. Revisar o texto todo antes de passar a limpo

Pensou que acabou? Calma, tem a revisão

Leia e releia o texto dissertativo que acabou de produzir. Veja se está coerente, coeso, se a gramática e ortografia estão corretas. E, só depois dessa revisão, passe a limpo para o gabarito. Não se esqueça de verificar a cor da caneta exigida!

Diferencial para seu texto dissertativo

As pessoas estão cada vez mais conectadas virtualmente e usam muitas abreviaturas e vocabulário simples para se comunicar rapidamente.

Saber utilizar palavras da norma padrão culta da Língua portuguesa e frases bem construídas são grandes diferenciais ao produzir um texto dissertativo.

Para isso, invista tempo lendo jornais, revistas, sites e blogs com bons conteúdos, assim como livros de literatura, pois você conseguirá duplo benefícios com isso:

  • adquirirá conhecimento sobre o mundo, que poderá utilizar para argumentação na hora de elaborar o seu texto dissertativo
  • enriquecerá seu vocabulário enquanto lê, pois terá uma ampliação de termos e seus sinônimos para deixar a redação mais rica.

Entendeu como fazer um texto dissertativo?

Ao escrever uma redação dissertativa, é necessário seguir os passos que mostramos aqui, considerando a estrutura peculiar deste tipo de texto, a capacidade de articular informações e argumentações, bem como de defender pontos de vista e fazer reflexões críticas.

Para desenvolver bem textos dissertativos, é muito importante treinar antes da prova. Existem diversos temas na internet que você pode buscar e escrever em cima deles.

Além disso, busque exemplos de redações prontas para ter uma base de como eles são na prática.

Tendo sempre em mente essas dicas de como fazer um texto dissertativo que apresentamos neste artigo, você escreverá excelentes redações e conseguirá alcançar uma boa pontuação.

Agora que você já compreendeu como fazer um texto dissertativo, temos aqui uma série de conteúdos que servirão para ampliar os seus conhecimentos. Por exemplo:

O Beduka é um buscador de faculdades e cursos lançado em 2017 e que apresenta uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Em nosso site, além de compreender como fazer um texto dissertativo, você pode ver questões de vestibular de medicina, entender o que faz um engenheiro florestal ou entender como funciona a segunda fase da FUVEST.

Gostou do nosso conteúdo que ensina como fazer um texto dissertativo? Tem muito mais dicas e exercícios aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador