Biologia

Entenda de uma vez por todas a Segunda Lei de Mendel! Resumo completo com as informações mais importantes!

Entenda de uma vez por todas a Segunda Lei de Mendel e o experimento com as ervilhas!Entenda de uma vez por todas a Segunda Lei de Mendel e o experimento com as ervilhas!
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Segunda Lei de Mendel, também conhecida como Lei da segregação Independente, diz que os genes responsáveis para duas ou mais características separam-se de forma independente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso. Portanto, uma característica de cor, por exemplo, não determina a característica textura.

Neste artigo sobre a Segunda Lei de Mendel, você encontrará:

  1. O que é Genética, quem foi Mendel
  2. Relembrando a Primeira Lei de Mendel
  3. Explicação completa da Segunda Lei de Mendel
  4. Experimento feito por Mendel + exemplos ilustrativos

Quem foi Mendel e o que é Genética 

Gregor Johann Mendel foi um monge agostiniano conhecido como Pai da Genética. O mosteiro que residia era famoso pelas atividades científicas. Na Universidade de Viena estudou as Ciências da Natureza, Matemática e História Natural, essenciais para as futuras descobertas.

Mendel realizava cruzamentos de tipos de ervilhas e analisava como as características eram passadas. Assim, criou o conceito de “genes” e suas descobertas foram sendo aperfeiçoadas ao longo dos anos até chegar na ciência que chamamos de Genética.

Primeira Lei de Mendel

Experimento-da-primeira-lei-de-mendel-ervilhas-amarelas-e-verdes-gerações-genótipo-e-fenótipo

A Primeira Lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação dos fatores, diz que todas as características de um indivíduo são determinadas por um par de genes. 

Além disso, explicita que durante a formação dos gametas de um indivíduo, esses genes se separam e cada gameta porta apenas um dos genes do progenitor.

Assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes e cada filho é formado por um par de genes originados da mistura das metades dos genes de seus pais.

  • É recomendado que você leia o artigo Primeira Lei de Mendel antes de continuar, pois conceitos importantes serão utilizados aqui e eles já foram explicados no outro texto (heterozigotos, homozigotos, dominantes, recessivos, genótipo, fenótipo, etc).

Qual é a Segunda Lei de Mendel? 

Para formular a Primeira Lei de Mendel, o monge analisou apenas uma característica das ervilhas por vez. Concluída a primeira etapa e tendo feito descobertas incríveis, Mendel resolveu analisar mais de uma característica ao mesmo tempo e chegou à conclusão da Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente.

De forma simplificada, Gregor Mendel foi capaz de notar que ao cruzar uma ervilha de cor amarela e textura lisa com uma verde e rugosa, pode nascer uma amarela rugosa. Ou seja, a característica cor não depende da característica textura.

Experimento da Segunda Lei de Mendel

Experimento-da-segunda-lei-de-mendel-ervilhas-amarelas-e-verdes-gerações-genótipo-e-fenótipo

De volta às sementes de ervilhas, vimos no experimento da 1° Lei que a cor amarela é representada pelo gene dominante “V”, ou seja, o fenótipo será amarelo para os genótipos “Vv” ou “VV”. Já o fenótipo verde só pode ser representado pelo genótipo de  homozigose recessiva “vv”.

Da mesma forma, a textura lisa será representada por “R”, então o fenótipo liso deve ser expressado pelo genótipo “RR” ou “Rr”. Já a textura rugosa só pode ser representada pelo genótipo de homozigose recessiva “rr”.

Com base nessas informações, Mendel realizou o cruzamento de duas variedades puras com características diferentes: um indivíduo amarelo liso e outro verde rugoso, obtendo uma geração F1 somente com indivíduos heterozigotos para as duas características, ou seja, amarelos lisos di-híbridos (VvRr).

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Realizando um novo cruzamento entre as plantas da geração F1, obteve uma nova geração F2 com características bem diversas: nasciam amarelos lisos (9), amarelos rugosos (3), verdes lisos (3) e verdes rugosos (1), resultando na proporção fenotípica (9:3:3:1).

Conclusão da Segunda Lei de Mendel

Tabela-do-Experimento-da-segunda-lei-de-mendel-ervilhas-amarelas-e-verdes-gerações-genótipo-e-fenótipo

Se os genes de diferentes características fossem dependentes, as ervilhas amarelas sempre seriam lisas e as verdes sempre seriam rugosas. Mas não foi isso o que ocorreu.

Com esse resultado, Mendel compreendeu que os alelos – os genes individuais que compõem o par – segregavam-se de maneira independente, uma vez que surgiram mais variações que o esperado.

Portanto, temos a postulação final da Segunda Lei de Mendel:

“Os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.

Atenção: 

Essa lei é aplicada apenas para aqueles genes que estão localizados em cromossomos não homólogos (que não estão em pares).

Curiosidade – 3 características

Em um dos experimentos, Mendel deu um próximo passo e estudou 3 características, considerando a cor da semente (amarela ou verde) a textura da casca (lisa ou rugosa) e a cor da casca da semente (branca ou cinza).

Ao cruzar uma planta homozigota dominante para as três características (cinza, lisa e amarela) com outra homozigota recessivas (branca, rugosa e verde), obtém-se apenas ervilhas de fenótipo dominante, ou seja, amarelas, lisas e cinza. Uma geração F1 de indivíduos heterozigotos para os três pares de genes (VvRrBb).

Cruzando as plantas da F1 entre si, os indivíduos da F2 podem nascer com 8 fenótipos diferentes, na proporção de 27:9:9:9:3:3:3:1 !

Gostou do nosso artigo sobre qual é a Segunda Lei de Mendel? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.