História

Exercícios sobre a Primeira Revolução Industrial RESOLVIDOS

Exercícios_sobre_Primeira_Revolução_IndustrialExercícios sobre a Primeira Revolução Industrial
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Primeira Revolução Industrial gerou mudanças radicais nos modos de produção e nas dinâmicas sociais. Isso por causa do desenvolvimento tecnológico iniciado na Inglaterra, mas que veio a se espalhar por todo o mundo a partir do século XVIII. Leia o texto para fazer os exercícios sobre a Primeira Revolução Industrial. 

Faça também nosso Simulado Enem quando acabar. Nele você pode se concentrar nas matérias que têm mais dificuldade. 

Início da Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial começou na Inglaterra com o desenvolvimento de máquinas que mudaram as formas de produção. Antes, o que dominava era o trabalho artesanal que o artesão fazia em casa junto da família, porém, esse processo começou a ser feito em fábricas, com máquinas. Isso aumentou radicalmente a produção. 

A nova cultura da divisão do trabalho feito em fábricas e com máquinas era muito mais rentável que a antiga. O artesão precisava fazer todas as partes do produto e isso tornava o serviço muito mais lento, além de que também só conseguia-se fazer poucos produtos por vez. 

Com as novas tecnologias baseadas na utilização do carvão como fonte de energia, a produção aumentou consideravelmente sua velocidade de maneira impressionante. Era ainda a transição da manufatura para a maquinofatura. Claro que o número de produtos também aumentou e isso gerou muitos lucros para os empresários.

A parcela mais pobre da população também estava se beneficiando. Os empresários estavam contratando mais e assim o desemprego diminuía. Além disso, como a oferta de produtos estava maior, os preços estavam baixando. Ou seja, mais pessoas de menor poder aquisitivo estavam conseguindo elevar seu padrão de vida ao nível dos antigos reis.

Por que a Primeira Revolução Industrial foi na Inglaterra?

Pioneirismo ingles na Primeira Revoluçao Industrial
Pioneirismo inglês na Primeira Revolução Industrial

Vários fatores foram responsáveis por a Revolução Industrial ter começado na Inglaterra. Dentre eles estão sua localização geográfica, influência colonial, pioneirismo no abandono do absolutismo e a liberdade econômica oferecida. 

Veremos mais desses fatores antes que faça os exercícios sobre a Primeira Revolução Industrial.   

Geografia e Influência

A Inglaterra foi beneficiada no seu pioneirismo na Revolução Industrial por causa de vários fatores geográficos. Os importantes são:

  • Possuidora de uma grande área de Livre Comércio na Europa.
  • Possuidora de elevado número de colônias, facilitando o acúmulo de capital.
  • Fácil exploração dos mercados ultramarinos por ser um país próximo ao mar.

Um exemplo dessa superioridade geográfica foi o próprio Tratado de Methuen. Esse foi um tratado em que a Inglaterra se comprometia a comprar o vinho português e em troca Portugal importaría os tecidos ingleses. Ele foi muito facilitado pelas rotas marítimas que os dois países tinham um com o outro. 

Fatores políticos

A começar pela Revolução Gloriosa. Uma Segunda Revolução Inglesa que felizmente não precisou derramar sangue e ainda conseguiram instituir a monarquia parlamentar que existe até hoje. Essa reforma política foi determinante para a formação de bases que sustentassem a futura Primeira Revolução Industrial.

Também podemos citar as políticas altamente liberais adotadas e a abundância de recursos. 

Outro fator foi a Política dos Cercamentos. Ela foi basicamente a instituição de cercas nas áreas rurais para delimitar os territórios de pecuária, agricultura e extração de matéria prima. 

A verdadeira questão era que ela obrigava os proprietários de terras a ter títulos de propriedade e a grande maioria dos pequenos e médios proprietários não tinham. Assim, eles foram forçados a fazer um grande êxodo rural e se tornar mão-de-obra nas cidades.   

Indústrias e invenções da Primeira Revolução Industrial

Inicialmente a Revolução Industrial atingiu principalmente a indústria têxtil. Depois ela começou a se estender para metalurgia, transportes, agricultura e outras áreas. Algumas das principais invenções foram:

  • Máquina de fiar: Transforma em fios as fibras de algodão, seda e lã, para fazer tecidos. Ela revolucionou a produção, transformando a Inglaterra no maior produtor têxtil. Substituiu a roca, um dos primeiros instrumentos de fiar.
  • Tear mecânico, inventado em 1785, substituindo o manual, aumentou consideravelmente a produção de tecidos, tornando a Inglaterra líder mundial.
  • Máquina a vapor: Representou uma revolução no transporte de passageiros e cargas, na produção têxtil e em praticamente todas as áreas industriais da época.

Movimentos Anti-Revolução Industrial 

Mesmo com tantas coisas boas sendo proporcionadas pela Primeira Revolução Industrial ainda tinha quem não a queria. Eram os Ludistas e os Cartistas. Veja sobre eles antes de fazer os exercícios sobre a Primeira Revolução Industrial. 

Movimento Ludista

Também conhecidos como “quebradores de máquinas”. Ganharam esse apelido porque eles acreditavam que as máquinas tiravam o lugar dos humanos no mercado, então para demonstrar sua insatisfação eles destruíram várias delas.  

Muitos foram presos, exilados e até mortos pelo que fizeram. Contudo, mais tarde eles voltaram com métodos mais eficientes como greve e sindicalização dos trabalhadores. 

Movimento Cartista

Esse foi mais pacífico porém, conseguiu inúmeros direitos trabalhistas como conhecemos hoje. Exemplos são a jornada de oito horas com folga semanal e salário mínimo, legalização do trabalho feminino, além de vários direitos políticos

Consequências da Primeira Revolução Industrial

Vamos citar alguns efeitos da revolução antes que você faça os exercícios sobre a Primeira Revolução Industrial.

  • Substituição da manufatura pela maquinofatura.
  • Aumento da mão-de-obra urbana
  • Novas relações de trabalho
  • Surgimentos de fábricas e indústrias
  • Aumento da produção, baixa dos preços, aumento dos lucros e desenvolvimento econômico

Exercícios sobre a Primeira Revolução Industrial

Obrigado por ter lido até aqui. Baixe nosso Plano de Estudos, ele será ótimo para você. Boa sorte em suas provas e agora já pode fazer os exercícios sobre a Primeira Revolução Industrial. 

1-(PUC-Campinas) O novo processo de produção introduzido com a Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela:

a) implantação da indústria doméstica rural em substituição às oficinas.

b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.

c) mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra.

d) facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso.

e) preocupação em aumentar a produção, respeitando-se o limite da força física do trabalhador.

2-(Aman-2015) O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial.

BOULOS Jr, p.421

Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é:

a) Alemanha

b) Holanda

c) Itália

d) Inglaterra

e) Espanha

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

3-(Fuvest) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:

a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.

b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.

c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.

d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.

e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.

4-(PUC-Campinas) “O duque de Bridgewater censurava os seus homens por terem voltado tarde depois do almoço; estes se desculparam dizendo que não tinham ouvido a badalada da 1 hora, então o duque modificou o relógio, fazendo-o bater 13 badaladas.”

Este texto revela um dos aspectos das mudanças oriundas do processo industrial inglês no final do século XVIII e início do século XIX. A partir do conhecimento histórico, pode-se afirmar que:

a) os trabalhadores foram beneficiados com a diminuição da jornada de trabalho em relação à época anterior à revolução industrial.

b) a racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.

c) os empresários de Londres controlavam com mais rigor os horários dos trabalhadores, mas como compensação forneciam remuneração por produtividade para os pontuais.

d) as fábricas, de modo em geral, tinham pouco controle sobre o horário de trabalho dos operários, haja vista as dificuldades de registro e a imprecisão dos relógios naquele contexto.

e) os industriais criaram leis que protegiam os trabalhadores que cumpriam corretamente o horário de trabalho.

5-(PUC-SP) Para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII, foi decisivo (a):

a) a relação colonial, mantida com a Índia e a América do Norte, que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros.

b) o estímulo ao desenvolvimento inglês, promovido pela concorrência tecnológica com os americanos.

c) a união dos interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento, logo após a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês.

d) o incentivo à inovação tecnológica como resultado da ação dos ludistas que destruíram as máquinas consideradas obsoletas.

e) o acordo comercial conhecido por Tratado de Methuen, que estabeleceu a abertura de mercados alemães.

Respostas dos Exercícios sobre a Primeira Revolução Industrial

Exercício resolvido da questão 1 –

b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.

Exercício resolvido da questão 2 –

d) Inglaterra

Exercício resolvido da questão 3 –

a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.

Exercício resolvido da questão 4 –

b) a racionalização do tempo foi um dos aspectos psicológicos significativos que marcou o desenvolvimento da maquinofatura.

Exercício resolvido da questão 5 –

a) a relação colonial, mantida com a Índia e a América do Norte, que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre a Primeira Revolução Industrial? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.