Biologia

O que é Reprodução Sexuada, principais características e seres que a realizam!

Entenda tudo sobre Reprodução Sexuada!Entenda tudo sobre Reprodução Sexuada!

A Reprodução Sexuada é um tipo de reprodução na qual há fecundação, ou seja, a fusão de dois tipos de células. Essas células são chamadas de gametas e, nos animais, recebem o nome de óvulo e espermatozóide. Com exceção das plantas, é pelo processo de meiose que os gametas são produzidos.

Neste artigo sobre Reprodução Sexuada você encontrará:

  1. O que é Reprodução Sexuada e como ocorre a produção de gametas
  2. Vantagens e desvantagens da Reprodução Sexuada
  3. Seres que fazem Reprodução Sexuada: monóicos e dióicos
  4. Classificações da Reprodução Sexuada
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que é Reprodução Sexuada e como ela ocorre

A Reprodução Sexuada é um tipo de reprodução caracterizada pela ocorrência da fecundação. Isso significa que sua principal características é a fusão de dois tipos de células.

Essas células são chamadas de gametas e são produzidas pelo processo de meiose. Eles são produzidos por células específicas chamadas gônadas e ainda podem ser classificados quanto à forma, tamanho e atividade: 

Nas plantas é um pouco diferente, na maioria delas os gametas resultam da mitose, pois a meiose origina esporos. Saiba mais sobre Reprodução das Plantas no nosso artigo do Reino Plantae.

Em algumas espécies há gametas isogâmicos, quando são indiferenciados. Porém, a maioria das espécies possui gametas heterogâmicos (anisogamia), apresentando formas e dimensões diferentes dependendo de qual dos dois sexos o produziu.

Exemplo:

Nos animais, como na espécie humana, os espermatozóides são os gametas masculinos e sua característica é ser pequeno e móvel. Já o óvulo, gameta feminino, é uma célula grande e sem mobilidade própria. 

Como ocorre a gametogênese e a fecundação

Cada espécie possui mecanismos próprios de gametogênese (formação de gametas) mas a base do processo é a mesma: as gônadas de indivíduos diplóides (2n) sofrem meiose para produzir os gametas, por isso, eles são haplóides (n)

Quando o gameta maduro é liberado, significa que o indivíduo está fértil. Mas lembre-se que dentro de uma mesma espécie pode haver indivíduos com períodos diferentes de fertilidade. Homens, por exemplo, produzem espermatozóides diariamente enquanto as mulheres só ovulam em determinada semana. 

Se dois indivíduos férteis tiverem relação, haverá a fecundação: o encontro de dois gametas haplóides. Nesse processo, ocorre o que chamamos de Cariogamia (anfimixia), ou seja, a fusão dos núcleos de ambas as células e a mistura das características genéticas. 

Após a fecundação, forma-se o zigoto, a primeira célula de um novo indivíduo único e inteiro, pois já é um ser diplóide (2n) e possui um material genético próprio, diferente de cada parental que o originou.

Mesmo contendo todas as informações genéticas, esse novo ser precisa se desenvolver para expressá-las fisicamente. Logo, o zigoto sofre sucessivas mitoses para passar pelas fases embrionárias e fetais. Depois, ocorre o parto e esse mesmo ser continua se desenvolvendo em outras fases: recém nascido, bebê, criança, adolescente, adulto e idoso.

Características da Reprodução Sexuada: vantagens e desvantagens 

Características com vantagens

  • A Cariogamia permite uma grande variabilidade genética, ou seja, dois parentais podem gerar vários seres com diferentes caraterísticas, tornando-os mais aptos a viver em diversos ambientes e passar por mudanças abruptas.
  • A duplicação e fusão de DNA no processo de reprodução sexuada são mais complexos, pois é dotado de mecanismos que tentam “limpar” as características desvantajosas herdadas. Assim, na maioria das vezes, um ser “otimizado” é gerado.

Características com desvantagem

  • Os seres sexuados gastam mais energia e tempo para se reproduzir, fazendo com que a taxa de crescimento populacional e sobrevivência dos recém-formados seja menor.

Seres que fazem Reprodução Sexuada

Com exceção dos vírus e bactérias, todos os demais Reinos dos Seres Vivos têm capacidade de realizar Reprodução Sexuada. É importante lembrar que algumas  espécies podem apresentar os dois tipos de reprodução ao mesmo tempo: Assexuada e Sexuada.

Os seres que realizam a sexuada podem receber as seguintes denominações:

  • Dióicos: apresentam sexos geneticamente separados e cada um produz apenas um tipo de gameta.
  • Monóicos: também chamados de hermafroditas, são indivíduos que produzem os dois gametas em um mesmo corpo e não possuem diferenciação sexual genética.

Atenção!

  • Nem sempre apresentar sexos separados fará com que a aparência seja diferente. Alguns seres são idênticos na aparência e diferentes sexualmente, enquanto a maioria dos animais apresentam características físicas distintas para machos e fêmeas (dimorfismo sexual).
  • Alguns indivíduos monóicos são capazes de fazer autofecundação, ou seja, se reproduzem sozinhos. Mas há outros que são capazes de realizar fecundação cruzada, quando dois hermafroditas fecundam um ao outro, o gera maior variabilidade genética.
  • O chamado “hermafroditismo humano” não se aplica à definição original. O que acontece é um ser geneticamente já definido (XX ou Xy) sofrer alguma mutação durante sua formação e desenvolver características físicas pertencentes aos dois sexos.

Classificação da Reprodução Sexuada

Classificações-da-reprodução-sexuada-e-animais-que-realizam

Além de poder ser classificada quanto ao sexo (monóico ou dióico), ela também pode ser diferenciada:

  • Quanto à fecundação: interna ou externa. Ou seja, se os gametas se encontram dentro de um indivíduo ou fora de ambos.
  • Quanto ao desenvolvimento: interno ou externo, ou seja, se o zigoto se desenvolve dentro ou fora do progenitor. 
  • O desenvolvimento também pode ser direto ou indireto: se o zigoto se desenvolve até se tornar diretamente o indivíduo adulto (como os seres humanos), ou se ele precisa passar por uma fase morfológica diferente e sofrer metamorfose (borboletas nascem como larvas).

Gostou do nosso artigo sobre Reprodução Sexuada? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador