Biologia

O que são Fungos? Conceitos, características e exemplos

O que são FungosO que são Fungos?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Fungos são organismos eucariontes, heterótrofos, uni ou pluricelulares que fazem parte do Reino Fungi. Alguns servem na culinária, outros são venenosos. São importantes para a indústria farmacêutica e são encontrados em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica.

As questões da prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM abrangem os mais diversos temas. A seguir, confira o artigo completo e se prepare para as questões de Biologia.

Não deixe de conferir o artigo completo sobre Reino Animal.

Nesse artigo vamos falar sobre: 

O que são Fungos?

Os fungos são organismos que podem ser macroscópicos ou microscópicos, uni ou pluricelulares. Os eucariontes, ou seja, possuem membrana envolvendo o núcleo de suas células, e são heterótrofos (não são capazes de produzir seu próprio alimento).

Aproveite e faça os exercícios sobre Fungos!

Existem cerca de 1,5 milhão de espécies, e estes podem ser utilizados na culinária, na medicina, em produtos domésticos, etc. No entanto, vários são considerados parasitas que transmitem doenças aos animais e plantas.

Onde os são encontrados?

Os ambientes são os mais diversos, mas principalmente em lugares húmidos, mais escuros e ricos em matéria orgânica. Eles tem vida livre ou fixa, e são facilmente encontrados em liquens.

Qual é a importância deles para os seres humanos? Para que servem?

Eles são decompositores, últimos na cadeia alimentar. São usados para fermentar bebidas e alimentos, e principalmente são usados pela indústria farmacêutica na produção de antibióticos, como a Penicilina, por exemplo.

Principais Características dos Fungos

  • Ubíquos: estão presentes em todos os ambientes;
  • Saprofíticos: degradam matéria orgânica;
  • Simbiontes: crescem em outro organismo;
  • Podem ser parasitas;
  • Causam doenças em indivíduos com baixa imunidade ou hospitalizados.

Estrutura dos Fungos

estrutura do corpos de um fungo

A maioria é pluricelular, ou seja, constituídos por várias células, mas alguns também são unicelulares, como as leveduras, por exemplo. Eles podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada. Mais à frente explicaremos melhor sobre essa reprodução.

Esses seres são constituídos por um emaranhado de tubos ramificados e envoltos por uma parede de quitina. O emaranhado é denominado micélio e os tubos que o compõem são chamados de hifas.

As hifas detém o material genético, podendo ser dos tipos:

  • Hifas septadas: possuem septos, que são delimitações de compartimentos celulares que formam células com núcleos bem limitados. Cada septo pode ter um ou dois núcleos.
  • Hifas cenocíticas: não possuem septos, deixando os núcleos espalhados pelo citoplasma.

Organelas e estruturas presentes nos Fungos

  • Parede celular;
  • Membrana plasmática;
  • Mitocôndrias;
  • Retículo Endoplasmático;
  • Complexo de Golgi;
  • Núcleo delimitado por membrana.

Aprenda também sobre as Organelas e suas Funções.

Alguns produtos produzidos por Fungos 

Para que serve o fungo? Alguns são alimentos, outros são usados pela indústria farmacêutica. Além disso, são decompositores e são fundamentais na cadeia alimentar.

  • A penicilina foi o primeiro antibiótico descoberto por Fleming em 1929, a sua substância é produzida pelo fungo Penicillium;
  • Algumas espécies de são comestíveis, popularmente conhecidas como Shitake, Shimeji, Champignon, entre outros. Algumas outras espécies são tóxicas, como o Aspergillus flavus, podendo ser encontradas na produção de milho, nozes e amendoim, por exemplo. Essa espécie libera a substância aflatoxina, que pode provocar câncer no fígado;
  • A levedura Saccharomyces cerevisiae é bastante utilizada como fermento biológico, pois, na fermentação, ela libera dióxido de carbono na presença do açúcar, fazendo a massa do pão crescer. Esse fungo também é bastante empregado na produção de bebidas alcoólicas durante o processo de fermentação;

Aprenda mais sobre o que é Fermentação.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Reprodução dos Fungos

Os fungos podem se reproduzir de forma assexuada ou sexuada.

Reprodução Assexuada

Os mais simples como as leveduras se reproduzem por gemulação ou brotamento. Nesse processo, gêmulas ou brotos surgem das células originais. Eles podem se separar ou então permanecerem junto a elas, dando origem a cadeias de células.

Outros fungos também podem se reproduzir através da esporulação. Os fungos originais formam esporos, que são células haplóides (que possuem somente um conjunto de cromossomos). Esses esporos são liberados no ambiente e, em condições propícias, eles germinam e dão origem a um novo fungo.

esporulaçao é um exemplo de fungo no pão conhecido como bolor

Reprodução Sexuada

A reprodução sexuada dos fungos ocorre em três etapas:

  • Plasmogamia: Nessa etapa, as hifas monocarióticas (que possuem somente um núcleo) haploides dos fungos se unem formando hifas dicarióticas, com os núcleos organizados em pares (fusão de protoplasma);
  • Cariogamia: Os pares de núcleos se fundem e dão origem a núcleos diplóides (com dois conjuntos de cromossomos);
  • Meiose: Os núcleo diplóides se dividem por meiose e dão origem a esporos, que germinam formando novos fungos.

Aprenda mais sobre o que é Meiose no artigo sobre Divisão Celular.

Tipos de Fungos

Zigomicetos

zigomicetos na reprodução dos fungos

Esse fungos vivem no solo e se reproduzem mais frequentemente através da formação de esporos, mas podem se reproduzir de forma sexuada (menos comum). Nesse filo, os fungos se associam com raízes que formam as micorrizas, que participam da produção de molho shoyu, anticoncepcionais e medicamentos anti-inflamatórios.

Ascomicetos 

Esses fungos se reproduzem principalmente de forma assexuada, através do brotamento ou da esporulação. Na extremidade desse fungos existem os conídios, que são as estruturas que formam os esporos. 

Basidiomicetos 

São conhecidos como os cogumelos. Alguns deles são comestíveis, mas outros possuem substâncias alucinógenas. Esse fungos podem se reproduzir de forma assexuada, mas a principal forma de reprodução é a sexuada.

Deuteromicetos 

Também chamados de fungos imperfeitos (porque não se reproduzem de forma sexuada), os deuteromicetos são, em sua maioria, causadores de doenças como candidíase, frieira, entre outras.

Doenças causadas por Fungos

As principais doenças causadas por fungos são:

  • Micoses;
  • Frieiras;
  • Sapinho;
  • Candidíase;
  • Histoplasmose.

Além de aprender sobre o que são Fungos, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.