Química

Mudanças de Estado Físico

Mudanças de Estado FísicoMudanças de Estado Físico

As Mudanças de Estado Físico são os processos em que a matéria é submetida para passar pelos estados físicos sólido, líquido e gasoso. São elas: Fusão, Vaporização, Condensação, Solidificação e Sublimação.

O Beduka preparou esse artigo sobre as Mudanças de Estado Físico para você entender melhor esse tema de Química e se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Organize seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • Estados Físicos da Matéria;
  • Mudanças de Estados Físicos;
  • Leis da Mudança de Estado Físico.

Teste seus conhecimentos com os exercícios de Mudanças de Estado Físico!

Estados Físicos da Matéria

Toda matéria possui três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. A diferença desses estados físicos está no quanto suas moléculas estão próximas umas das outras. Isso acontece devido a dois fatores:

  • Força de Atração (Coesão): as moléculas se aproximam umas das outras;
  • Força de Repulsão: as moléculas se afastam umas das outras.

Os três estados físicos da matéria são:

Sólido

A matéria no estado sólido possui moléculas que estão muito próximas umas das outras, adquirindo forma e volume fixos, e não sofrendo compressão. O principal aspecto que predomina neste caso é a força de atração.

Líquido

A matéria no estado líquido possui moléculas que estão mais afastadas umas das outras do que no estado sólido e a força de repulsão também é maior. A forma da matéria no estado líquido é variável, adquirindo o formato do recipiente onde estão, mas o volume permanece constante.

Gasoso

A matéria no estado gasoso possui moléculas muito afastadas umas das outras e a força de repulsão é predominante, fazendo com que elas se movimentem o tempo todo. A forma e o volume da matéria no estado gasoso são inconstantes e podem sofrer compressão e expansão.

Mudanças de Estado Físico

Fusão

fusao

É a mudança do estado sólido para o estado líquido. O aumento da temperatura da substância faz com que as moléculas se afastem umas das outras. Nesse momento de fusão, a temperatura permanece constante até a matéria trocar de estado físico por completo.

Cada substância possui uma temperatura específica que irá fazer com que ela mude para o estado líquido. No caso da água, a temperatura para que ela passe para o estado líquido é 0ºC. O ferro, por exemplo, se funde a 1500ºC.

Vaporização

vaporização

É a mudança do estado líquido para o gasoso. O aumento da temperatura faz com que as moléculas se afastem ainda mais umas das outras. Durante toda a troca de estado físico, a temperatura também permanece constante.

A vaporização pode acontecer de três formas distintas:

  • Evaporação: Acontece de forma lenta e à temperatura ambiente. Um exemplo de evaporação é a água de uma roupa secando no varal;   
  • Ebulição: Acontece de forma mais rápida, pois é induzida pela ação humana. O principal exemplo de ebulição é a água fervendo em uma chaleira: ao atingir 100ºC, a água começa a ferver e muda para o estado gasoso;
  • Calefação: É o processo de vaporização mais rápido e acontece quando a fonte de calor possui uma temperatura extremamente mais alta do que a temperatura de ebulição da substância. Um exemplo de calefação é uma gota de água que cai em uma chapa muito quente. Ela vai para o estado gasoso quase que instantaneamente.

Condensação ou Liquefação

condensação

É a mudança do estado gasoso para o líquido. Ela acontece principalmente quando há um resfriamento (diminuição da temperatura) do gás. As moléculas começam a perder sua energia de movimentação e começam a se aproximar umas das outras, voltando para o estado líquido.

Um exemplo conhecido de condensação é o orvalho. Quando a temperatura cai durante toda a noite, pela manhã podemos observar gotas de águas em vários lugares. Isso acontece porque, como a temperatura está baixa, o vapor de água presente no ar sofre o processo de condensação e volta para o estado líquido.

Solidificação

solidificação

É a mudança do estado líquido para o sólido. Quando a temperatura de uma substância líquida diminui, ela começa a passar pelo processo de solidificação, indo para o estado sólido. 

O principal exemplo de solidificação que conhecemos é a transformação da água em gelo. Na geladeira, a temperatura está menor que 0ºC. Quando a água atinge essa temperatura, ela começa a se solidificar por completo.

Sublimação

sublimação

É  a mudança do estado sólido direto para o gasoso e também do estado gasoso para o sólido, sem que haja mudança para o estado líquido. Esse processo acontece em condições adequadas de temperatura e pressão. Os principais exemplos de sublimação são o gelo seco e a naftalina.

Leis da Mudança de Estado Físico

Existem algumas leis que regem as mudanças de estado físico. São elas:

  • 1ª Lei : “Durante a mudança de estado, se a substância estiver à pressão constante, a temperatura de mudança de estado permanecerá constante”. 
  • 2ª Lei: “Se a pressão sobre a substância variar, a temperatura de mudança de estado também irá variar”

Além de aprender sobre Mudanças de Estado Físico você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador