Física

Calor latente: Entenda como usar suas fórmulas e calculá-lo de forma simples para tirar suas dúvidas

O que é calor latente?

Para que uma substância altere seu estado físico, ela precisa receber ou perder calor. A quantidade de calor empregado para essa mudança de fase é o que chamamos de calor latente. Neste artigo você vai entender o que é calor latente, tipos, exemplos e fórmulas para calculá-lo!

Preparamos este resumo completo para você entender o que é calor latente. Vá direto ao conteúdo que deseja clicando em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que a termologia é um dos assuntos que mais caem no Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

O que é calor latente?

Para compreender o que é calor latente, antes de tudo, precisamos definir o conceito de calor. O calor é a energia térmica em trânsito entre dois corpos, ocasionada por uma diferença de temperatura.

De acordo com as leis da termodinâmica, a energia térmica sempre flui do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura e esse fluxo para no exato momento em que a temperatura dos dois corpos envolvidos torna-se igual.

Dessa forma, o calor latente, também chamado de calor de formação, é uma grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa das substâncias precisa receber ou ceder para mudar de estado físico.

Em outras palavras, para que determinada substância passe do estado sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa, ela deve necessariamente ganhar ou perder calor e esse fenômeno recebe o nome de calor latente.

O calor latente pode apresentar valores positivos e negativos. O valor positivo significa que a substância está recebendo calor e o valor negativo que está cedendo calor. 

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade do calor latente é o joule por quilograma (J/kg) ou caloria por grama (cal/g).

Depois de entender o que é calor latente, aprenda a diferença entre o calor latente e o calor sensível.

Qual a diferença entre calor latente e calor sensível?

Quando uma substância é exposta a uma fonte térmica, ela pode ter sua temperatura alterada ou sofrer uma mudança em seu estado físico de agregação das moléculas. 

E é aí que está a diferença entre calor sensível e latente: 

Quando o calor é capaz de alterar somente a temperatura de um corpo chamamos de calor sensível.

quando o calor além de alterar a temperatura, também gera a mudança de estado físico, denominamos de calor latente.

Exemplos de calor

Agora que você sabe o que é calor latente e calor sensível vamos ver alguns exemplos desse fenômeno em nosso dia a dia. Identificar e compreender essas situações é importante, pois no ENEM os conteúdos são contextualizados. Confira:

  • Fervura: quando aquecemos a água, ela ultrapassa 100 °C e começa a evaporar.
  • Calefação: quando jogamos água em superfície muito quente e ela evapora quase que instantaneamente.
  • Congelamento: quando pegamos em uma garrafa de refrigerante em baixas temperaturas e todo seu conteúdo congela rapidamente.

Como calcular o calor latente + fórmulas

Outra informação importante que precisamos saber quando estamos estudando o que é calor latente é como calculá-lo.

Para saber o calor latente de uma substância podemos utilizar as seguintes fórmulas:

Q = m . L 

L = Qm

  • Q: quantidade de calor (cal ou J);
  • m: massa da substância que trocará de estado físico (g ou Kg);
  • L: calor latente de fusão ou vaporização (cal/g ou J/Kg).

O calor latente de fusão ou de vaporização é quantidade necessária para que cada grama da substância mude de estado. 

Para exemplificar, o calor latente de vaporização da água é de 540 cal/g, ou seja, para que a água vá do estado líquido para o gasoso são necessários 540 cal a 100 C° para cada grama de água!

A seguir temos uma oportunidade incrível que pode mudar sua vida, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade. Acesse o Beduka Bolsas agora e saiba mais!

Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos e resumos de matérias que caem no Enem e outros vestibulares diariamente e dê um up nos seus estudos!

Obrigada por ler até o final!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador