A Radioatividade diz respeito ao fenômeno em que um átomo instável começa a liberar partículas e ondas eletromagnéticas (radiação) para adquirir a estabilidade.
As questões de Química do ENEM são sempre motivo de preocupação dos estudantes. Dentro dessa matéria, entender o que é Radioatividade é essencial para responder questões que surgem sobre o tema.
Não deixe de conferir nossos exercícios de Radioatividade.
Nesse artigo vamos falar sobre:
- O que é Radioatividade;
- Tipos de Radioatividade;
- Leis da Radioatividade.
O que é Radioatividade?
A radioatividade pode ser definida como o fenômeno em que o núcleo de um átomo em estado de instabilidade emite partículas e ondas (radiação) para ficar estável. Não são todos os átomos que possuem a capacidade de emitir radiação.
Os átomos que emitem radiação o fazem independentemente de seu estado físico, temperatura, pressão, entre outros fatores. Os elementos radioativos mais conhecidos são:
- Urânio-238;
- Urânio-235;
- Césio-137;
- Cobalto-60;
- Tório-232;
- entre outros.

Quando a radiação entra em contato com os seres vivos pode causar diversos efeitos negativos e trazer doenças, como o câncer nos seres humanos. As radioatividades podem ser de origem:
- Natural e espontânea: São encontrados na natureza;
- Radioatividade artificial: São originados de uma transformação nuclear, por meio da junção de átomos ou da divisão nuclear (normalmente está presente em usinas nucleares e bombas atômicas).
Aprenda também o que é Magnetismo.
Tipos de Radioatividade
Como dissemos acima, a radioatividade consiste na liberação de partículas e ondas por parte do núcleo de átomos instáveis. Essas partículas e ondas podem ser de três tipos. Por isso, dizemos que existem três tipos de radioatividade:
- Radioatividade alfa;
- Radioatividade beta;
- Radioatividade gama.
O tipo de radiação determina a capacidade de penetração da partícula radioativa na matéria, que são, respectivamente, baixa, média e alta.
1. Radioatividade alfa (α)

Nesse caso, há a liberação de partículas alfa. Essas partículas são pesadas e possuem carga positiva +2, ou seja, possuem dois elétrons a menos. As partículas alfa possuem massa igual a 4, pois têm 2 prótons e 2 nêutrons. Elas também possuem baixa capacidade de penetração na matéria. Por esse motivo, a radioatividade alfa pode ser impedida por uma simples folha de papel.
2. Radioatividade beta (β)

Nesse caso, há a liberação de partículas beta. Essas partículas são leves, possuem carga neutra e sua massa é desprezível. As partículas beta são originadas de nêutrons instáveis e possuem uma capacidade de penetração na matéria maior que a radioatividade alfa. No entanto, apesar da radioatividade beta passar por uma folha de papel, ela não consegue penetrar uma placa de metal.
3. Radioatividade gama (δ)

Na radiação gama há a liberação de ondas eletromagnéticas que possuem frequências altíssimas e que não têm massa e carga. A capacidade de penetração na matéria é superior a todas as demais radioatividades, podendo passar tranquilamente por placas de metal.
Aprenda mas sobre o ondas no artigo completo sobre Física Ondulatória.
Leis da Radioatividade
1ª Lei: Lei de Soddy
A Lei de Soddy diz respeito à emissão da partícula alfa (α) de um átomo. Quando isso acontece, o número atômico é diminuído em 2 unidades e a massa em 4. A fórmula da Lei de Soddy é:

2ª Lei: Lei de Soddy, Fajans e Russel
Diz respeito à emissão da partícula beta (β) de um átomo. Quando isso acontece, o número atômico é aumentado em 1 unidade e a massa continua a mesma.

Além de aprender sobre o que é Radioatividade você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.
Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!