Química

O que é Radioatividade? Aprenda quais são seus tipos e suas leis!

O que é Radioatividade?O que é Radioatividade?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Radioatividade diz respeito ao fenômeno em que um átomo instável começa a liberar partículas e ondas eletromagnéticas (radiação) para adquirir a estabilidade. Neste resumo sobre o que é radioatividade vamos te mostrar um panorama completo sobre o tema: definição, tipos e leis. Confira agora!

Preparamos este resumo completo para você entender o que é radioatividade. Vá direto ao conteúdo que deseja clicando em um dos tópicos abaixo:

Estudando Química para o Enem? Pratique com as questões do Simulado Enem do Beduka! Ele é totalmente gratuito e personalizável.

O que é Radioatividade?

A radioatividade pode ser definida como o fenômeno em que o núcleo de um átomo em estado de instabilidade emite partículas e ondas (radiação) para ficar estável. Não são todos os átomos que possuem a capacidade de emitir radiação.

Os átomos que emitem radiação o fazem independentemente de seu estado físico, temperatura, pressão, entre outros fatores. Os elementos radioativos mais conhecidos são:

  • Urânio-238;
  • Urânio-235;
  • Césio-137;
  • Cobalto-60;
  • Tório-232;
  • entre outros.

Quando a radiação entra em contato com os seres vivos pode causar diversos efeitos negativos e trazer doenças, como o câncer nos seres humanos. As radioatividades podem ser de origem:

  • Natural e espontânea: São encontrados na natureza;
  • Radioatividade artificial: São originados de uma transformação nuclear, por meio da junção de átomos ou da divisão nuclear (normalmente está presente em usinas nucleares e bombas atômicas).

Quais são os Tipos de Radioatividade?

Como dissemos acima, a radioatividade consiste na liberação de partículas e ondas por parte do núcleo de átomos instáveis. Essas partículas e ondas podem ser de três tipos. Por isso, dizemos que existem três tipos de radioatividade:

  1. Radioatividade alfa;
  2. Radioatividade beta;
  3. Radioatividade gama.

O tipo de radiação determina a capacidade de penetração da partícula radioativa na matéria, que são, respectivamente, baixa, média e alta.

1. Radioatividade alfa (α)

radioatividade alfa

Nesse caso, há a liberação de partículas alfa. Essas partículas são pesadas e possuem carga positiva +2, ou seja, possuem dois elétrons a menos. As partículas alfa possuem massa igual a 4, pois têm 2 prótons e 2 nêutrons. Elas também possuem baixa capacidade de penetração na matéria. Por esse motivo, a radioatividade alfa pode ser impedida por uma simples folha de papel.

2. Radioatividade beta (β)

radioatividade beta

Nesse caso, há a liberação de partículas beta. Essas partículas são leves, possuem carga neutra e sua massa é desprezível. As partículas beta são originadas de nêutrons instáveis e possuem uma capacidade de penetração na matéria maior que a radioatividade alfa. No entanto, apesar da radiação beta passar por uma folha de papel, ela não consegue penetrar uma placa de metal.

3. Radioatividade gama (δ)

radioatividade gama

Na radiação gama há a liberação de ondas eletromagnéticas que possuem frequências altíssimas e que não têm massa e carga. A capacidade de penetração na matéria é superior a todas as demais radioatividades, podendo passar tranquilamente por placas de metal.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Quais são as Leis da Radioatividade?

1ª Lei: Lei de Soddy

A Lei de Soddy diz respeito à emissão da partícula alfa (α) de um átomo. Quando isso acontece, o número atômico é diminuído em 2 unidades e a massa em 4. A fórmula da Lei de Soddy é:

lei de soddy

2ª Lei: Lei de Soddy, Fajans e Russel

Diz respeito à emissão da partícula beta (β) de um átomo. Quando isso acontece, o número atômico é aumentado em 1 unidade e a massa continua a mesma.

Lei de Soddy, Fajans e Russel

Esperamos ter respondido sua dúvida sobre o que é ligação covalente com este resumo.

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. A seguir temos uma oportunidade incrível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar na faculdade sem fazer o Enem? Sim! E o melhor, você pode realizar seu sonho e ainda economizar dinheiro.

Conheça o Beduka Bolsas, o programa do Beduka onde você pode encontrar bolsas de estudo com até 65% da mensalidade!

Faça a faculdade dos seus sonhos, escolhendo entre mais de 90 opções de cursos em nossas universidades parceiras. Temos Direito, Enfermagem, Psicologia e muito mais!

Siga também o Beduka nas redes sociais! Em nosso Instagram você encontra todos os conteúdos que podem cair no Enem e no Pinterest os melhores resumos sobre todas as matérias cobradas no vestibular. É tudo gratuito e pensado em te ajudar a entrar na faculdade!

Obrigada por ler até o final.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.