Física

O que é magnetismo? Entenda como o fenômeno funciona e para que serve!

O que é magnetismo?O que é magnetismo?

Magnetismo é a força que exerce poder de atração ou repulsão entre determinados objetos, como ímãs e materiais ferromagnéticos. Neste resumo você vai aprender tudo sobre o assunto: o que é magnetismo, o que é campo magnético e como funciona o campo magnético da Terra. Tenha uma boa leitura!

Quer ir diretamente para alguma parte do texto? Clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que o magnetismo é um dos assuntos que mais caem no Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

O que é Magnetismo?

Magnetismo é o fenômeno de atração e repulsão observado entres objetos que possuem propriedades magnéticas.

O magnetismo pode ser explicado através das forças dipolo. Os materiais que dispõem de propriedades magnéticas possuem dois diferentes polos.

Quando esses objetos entram em contato com outros, os pólos iguais se repelem e os polos opostos se atraem. Este fenômeno recebe a denominação de “dipolo magnético”, que pode ser considerado uma grandeza.

O que é magnetismo natural?

O magnetismo natural ocorre por causa dos compostos de ferro metálico ou por causa das rochas magnéticas que existem na natureza. Um exemplo é a magnetita composta de óxido de ferro Fe3O4 . Esses elementos naturalmente atraem objetos.

O que gera o magnetismo?

O magnetismo acontece quando as partículas negativas, os elétrons, movimentam-se sendo atraídos ou repulsados por outras partículas. logo é a movimentação deles que gera o magnetismo.

O que são os imãs?

O ímã é um corpo que possui uma  movimentação contínua de elétrons em seu interior e, por isso, gera um campo magnético na área a sua volta.

Ele é formado por dois pólos, com um deles sendo positivo e o outro negativo. Eles conseguem atrair ou repelir outros materiais ferromagnéticos, pois geram um campo magnético na área em volta.

Os pólos magnéticos do ímã não podem ser divididos, ainda que um ímã seja dividido ao meio, cada uma das duas partes ainda continuará com dois pólos.

Os ímãs naturais são aqueles que são ferromagnéticos naturalmente, por exemplo, pedaços de ferro magnético ou rochas magnéticas, como a magnetita.

Os ímãs artificiais são aqueles que adquirem sua propriedade magnética ao serem atritados com um imã natural. Esse processo se chama imantação.

O que é campo magnético?

O campo magnético é toda região de concentração de magnetismo que é criado em torno de um imã, na qual a força magnética vai atuar. Outros objetos inseridos nessa região irão ser afetados por um efeito de atração ou repulsão.

Força e Fluxo Magnético

A força magnética é a força de atração e repulsão entre dois objetos ferromagnéticos. Consideremos dois objetos como exemplo.

A magnitude da força entre eles depende de quanta carga que está em em cada movimento nesses dos dois objetos. A direção da força depende das direções relativas de movimento da carga em cada caso. Pode ser calculada por meio da fórmula a seguir:

F = |q| . v . B. sen θ

F: força magnética

|q|: módulo da carga elétrica

v: velocidade da carga elétrica

B: campo magnético

sen θ: ângulo entre o vetor velocidade e o vetor campo magnético

O fluxo magnético é uma parte total do campo magnético que passa por uma certa área específica.

O que é o campo magnético da Terra?

Por causa da rotação terrestre, os metais líquidos estão em constante movimento, e isso faz com que correntes elétricas sejam produzidas.

Essa é a chamada Teoria do Dínamo, que diz que as cargas elétricas no núcleo externo originam o campo magnético, que exerce influência em todo o planeta. A principal função dele é a manutenção da atmosfera e, consequentemente, da vida na Terra.

Isso faz com que a própria Terra também possua propriedades magnéticas, ou seja, o que significa que ela também possui pólos, exerce força magnética, produz um campo magnético, etc.

Os pólos magnéticos do planeta são determinados por suas propriedades magnéticas, observadas pelos cientistas.

Estas observações apontaram que o pólo sul magnético fica, na verdade, na direção do pólo norte geográfico. Inversamente, o pólo norte magnético fica na direção do pólo sul geográfico.

O campo magnético da Terra interage com as radiações eletromagnéticas que vêm do Sol, fazendo com que elas sejam freadas. Ele também age desviando-as de sua rota inicial, por esse motivo, pode-se dizer que a Terra se porta como um ímã gigante.

Como funcionam as Bússolas?

para que serve a bússola

A bússola é um objeto antigo de localização geográfica, usada até os dias de hoje, que serve para identificar a localização dos pontos cardeais e, consequentemente, localização dos pontos colaterais e subcolaterais.

Durante muito tempo esse instrumento foi utilizado na navegação como forma de localização, e até hoje é considerada uma das maiores invenções da humanidade.

A agulha da bússola, na verdade, é magnética (é um pequeno ímã), com pólos magnéticos norte e sul. Por isso, ela sofre a ação do campo magnético terrestre, não importa o local da superfície da Terra.

Quando a agulha aponta para o pólo norte geográfico ela está, na verdade, apontando para o sul magnético da terra.

Esperamos ter contribuído com seus estudos com este resumo sobre o que é magnetismo.

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso artigo sobre o que é magnetismo até aqui!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador