Física

O que é magnetismo?

o que é magnetismoO Que é Magnetismo

Magnetismo é a força que exerce poder de atração ou repulsão entre determinados objetos, como ímãs e materiais ferromagnéticos. A propriedade de atração e repulsão é denominada “dipolo magnético”. Nela os polos opostos se atraem e os iguais se repelem.

Aprenda um pouco mais de física com esse artigo sobre o que é Magnetismo. Trata-se de um dos temas mais frequentes da matéria de física nos vestibulares. Você também pode testar os seus conhecimentos sobre diversas matérias no nosso Simulado ENEM.

Confira os nossos exercícios sobre Magnetismo e teste os seus conhecimentos!

Nesse artigo vamos falar sobre:

• O que é Magnetismo;
  • O que é campo e força magnética;
  • Como funciona o campo magnético da Terra.

O que é Magnetismo?

Magnetismo é o fenômeno de atração e repulsão observado entres objetos que possuem propriedades magnéticas. O magnetismo pode ser explicado através das forças dipolo. Os materiais que dispõem de propriedades magnéticas possuem dois diferentes polos.

Quando esses objetos entram em contato com outros, os pólos iguais se repelem e os polos opostos se atraem. Este fenômeno recebe a denominação de “dipolo magnético”,que pode ser considerado uma grandeza.

Ímã

imã

O ímã é um corpo que possui uma  movimentação contínua de elétrons em seu interior e, por isso, gera um campo magnético na área a sua volta. Ele é formado por dois pólos, com um deles sendo positivo e o outro negativo. Eles conseguem atrair ou repelir outros materiais ferromagnéticos, pois geram um campo magnético na área em volta.

Os pólos magnéticos do ímã não podem ser divididos, ainda que um ímã seja dividido ao meio, cada uma das duas partes ainda continuará com dois pólos.

Os ímãs naturais são aqueles que são ferromagnéticos naturalmente, por exemplo, pedaços de ferro magnético ou rochas magnéticas, como a magnetita.

Os ímãs artificiais são aqueles que adquirem sua propriedade magnética ao serem atritados com um imã natural. Esse processo se chama imantação.

Campo Magnético

O campo magnético é toda região de concentração de magnetismo que é criado em torno de um imã, na qual a força magnética vai atuar. Outros objetos inseridos nessa região irão ser afetados por um efeito de atração ou repulsão.

Força e Fluxo Magnético

A força magnética é a força de atração e repulsão entre dois objetos ferromagnéticos. Consideremos dois objetos como exemplo.

A magnitude da força entre eles depende de quanta carga que está em em cada movimento nesses dos dois objetos. A direção da força depende das direções relativas de movimento da carga em cada caso. Pode ser calculada por meio da fórmula a seguir:

F = |q| . v . B. sen θ

F: força magnética

|q|: módulo da carga elétrica

v: velocidade da carga elétrica

B: campo magnético

sen θ: ângulo entre o vetor velocidade e o vetor campo magnético

O fluxo magnético é uma parte total do campo magnético que passa por uma certa área específica.

O campo magnético da Terra

campo magnético da terra

Por causa da rotação terrestre, os metais líquidos estão em  constante movimento, e isso faz com que correntes elétricas sejam produzidas. Essa é a chamada Teoria do Dínamo, que diz que as cargas elétricas no núcleo externo originam o campo magnético, que exerce influência em todo o planeta. A principal função dele é a manutenção da atmosfera e, consequentemente, da vida na Terra.

Isso faz com que a própria Terra também possua propriedades magnéticas, ou seja, o que significa que ela também possui pólos, exerce força magnética, produz um campo magnético, etc.

Os pólos magnéticos do planeta são determinados por suas propriedades magnéticas, observadas pelos cientistas. Estas observações apontaram que o pólo sul magnético fica, na verdade, na direção do pólo norte geográfico. Inversamente, o pólo norte magnético fica na direção do pólo sul geográfico.

O campo magnético da Terra interage com as radiações eletromagnéticas que vêm do Sol, fazendo com que elas sejam freadas. Ele também age desviando-as de sua rota inicial, por esse motivo, pode-se dizer que a Terra se porta como um ímã gigante.

Como funciona a Bússola?

bussola

A bússola é um objeto antigo de localização geográfica, usada até os dias de hoje, que serve para identificar a localização dos pontos cardeais e, consequentemente, localização dos pontos colaterais e subcolaterais.

Durante muito tempo esse instrumento foi utilizado na navegação como forma de localização, e até hoje é considerada uma das maiores invenções da humanidade.

A agulha da bússola, na verdade, é magnética (é um pequeno ímã), com pólos magnéticos norte e sul. Por isso, ela sofre a ação do campo magnético terrestre, não importa o local da superfície da Terra. Quando a agulha aponta para o pólo norte geográfico ela está, na verdade, apontando para o sul magnético da terra.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de explicar o que é Magnetismo, já falamos aqui sobre outros assuntos que caem nos vestibulares. Aproveite para conferir nosso resumo de física para o ENEM, ver dicas de física ondulatória ou até mesmo descobrir o que é cinemática.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer.

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Você acabou de conferir uma breve explicação sobre o que é Magnetismo, aproveite para descobrir também quais as três leis de Newton e como foi a colonização portuguesa no Brasil.

NÃO DEIXE DE CONFERIR NOSSOS  EXERCÍCIOS SOBRE MAGNETISMO!

A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu