Biologia

O que são Relações Ecológicas?

O que são Relações EcológicasO que são Relações Ecológicas?

Relações Ecológicas são as relações que indivíduos, de mesma espécie ou não, têm uns com os outros. Essas relações podem ser harmônicas, onde a interação é benéfica para um ou ambos indivíduos, ou desarmônicas, onde a interação é prejudicial para um ou ambos.

Você sabe o que são Relações Ecológicas? Entender esse tema é essencial para se sair bem na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou esse artigo para te ajudar a se preparar para a prova do ENEM ou de outros vestibulares.

Confira o artigo completo sobre Ecologia e Meio Ambiente.

Nesse artigo vamos falar sobre: 

  • O que são Relações Ecológicas;
  • Relações Ecológicas Intraespecíficas;
  • Relações Ecológicas Interespecíficas.

O que são Relações Ecológicas?

As relações ecológicas são as interações que os organismos têm entre si, seja para cooperar ou prejudicar uns aos outros. Nenhum ser vivo consegue viver completamente sozinho, ele sempre irá interagir com outros, de forma positiva, negativa ou neutra.

Teste seus conhecimentos com os Exercícios sobre Relações Ecológicas!

Podemos dividir as relações ecológicas em dois grandes grupos: interespecíficas e intraespecíficas. 

As relações ecológicas intraespecíficas acontecem em seres vivos da mesma espécie. Já as relações ecológicas interespecíficas, acontecem em seres vivos de espécies diferentes. 

Confira também nossos exercícios sobre Ecologia.

Relações Intraespecíficas

Harmônicas

relaçoes intraespecificas harmonicas

São as relações em que um ou ambos seres são beneficiados. São elas:

Sociedade

Seres vivos da mesma espécie cooperam entre si, por meio da divisão de trabalho. Os principais exemplos de sociedade que conhecemos são as abelhas, as formigas e os cupins, em que uns cooperam com os outros e cada um possui função bem definida.

Colônia

Na colônia, os indivíduos estão anatomicamente associados, unidos entre si, e podem exercer funções específicas. Um exemplo conhecido de colônia são os corais.

Desarmônicas

relaçoes intraespecificas desarmonicas

São relações em que um ou ambos os seres são prejudicados. São elas:

Canibalismo

Um ser vivo se alimenta de outro da mesma espécie sendo este, geralmente, menos capaz. 

Competição intraespecífica

O indivíduo de uma mesma espécie compete com outro por território, por parceiros reprodutivos, por alimentos, entre outros motivos. Um exemplo conhecido são os leões que lutam entre si para conseguir algum desses recursos citados.

Aprenda também o que é Química Ambiental.

Relações interespecíficas 

Harmônicas 

relaçoes interespecificas harmonicas

São as relações em que um ou ambos seres são beneficiados. São elas:

Mutualismo

Os dois indivíduos das duas espécies, associados entre si, se beneficiam. Esta relação é fundamental para que esses seres sobrevivam. Um exemplo conhecido de mutualismo são os líquens, que são a junção de fungos e algas.

Protocooperação

Os dois indivíduos das duas espécies se beneficiam, mas não estão necessariamente (e muito menos obrigatoriamente) unidos. Um exemplo dessa relação é o caranguejo-eremita e as anêmonas-do-mar, em que a anêmona fica instalada sobre a concha do caranguejo, dando a ele proteção contra predadores. Por outro lado, a anêmona ganha transporte, facilitando a obtenção de alimentos.

Inquilinismo

É a relação em que uma espécie utiliza a outra como moradia para proteção, transporte ou suporte, sem causar danos ou benefícios para esta. Um exemplo conhecido de inquilinismo são as orquídeas epífitas, que utilizam o tronco de árvores como suporte para se desenvolverem, porém sem retirar nutrientes destas. 

Comensalismo

É a relação em que um dos indivíduos se beneficia sem causar prejuízo ao outro. Geralmente, esse benefício diz respeito à alimentação, onde uma espécie se alimenta dos restos do alimento do outro. Um exemplo conhecido é o tubarão e a rêmora, que é um peixe que acompanha de perto o tubarão, alimentando-se dos restos de alimentos descartados por ele.

Desarmônicas

relaçoes interespecificas desarmonicas

São relações em que um ou ambos os seres são prejudicados. São elas:

Amensalismo

Também chamado de Antibiose, essa relação consiste em uma espécie (animal ou vegetal) prejudicando a outra com o propósito de obter para si benefícios em relação aos recursos do meio ambiente. Isso acontece principalmente em ambientes em que os recursos ambientais são escassos. Um exemplo conhecido é a secreção de substâncias (antibióticos, por exemplo) por parte de fungos para prejudicar determinadas espécies de bactérias.

Herbivoria

Nessa relação, partes de uma planta viva servem de alimento para um animal. Um exemplo conhecido é o boi que se alimenta de capim.

Predatismo

É a relação em que uma espécie de animal (predador) caça, mata e se alimenta de outro (presa) de uma espécie diferente. Um exemplo conhecido de predatismo é o leão que se alimenta de gazelas.

Parasitismo

Essa relação consiste em indivíduos de uma espécie vivendo no corpo de outro, do qual retiram alimento. Os exemplos mais conhecidos são os parasitas que vivem no corpo humano, retirando alimentos, e também o carrapato, que acomete diversos animais e se alimenta de seu sangue.

Competição interespecífica

O indivíduo de uma espécie compete com outro de espécie diferente por território, por alimentos, entre outros motivos.

Além de aprender sobre o que são Relações Ecológicas você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador