Biologia

Resumo do Reino Animal

Resumo do Reino AnimalResumo do Reino Animal
Sala do Saber - melhor cursinho online

Em resumo, o Reino Animal é subdividido nos filos: cordados, artrópodes, poríferos, anelídeos, platelmintos, nematelmintos, moluscos, cnidários e equinodermos.

No caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM, questões relacionadas ao Reino Animal e ao meio ambiente sempre são frequentes. Pensando nisso, o Beduka preparou um resumo do Reino Animal para você se preparar melhor para o ENEM e outros vestibulares.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • Resumo do Reino Animal;
  • Características do Reino Animal;
  • Principais filos.

Para você entender e fixar ainda mais a matéria, separamos vários Exercícios sobre Reino Animal para testar os seus conhecimentos.

Características do Reino Animal

Este Reino ocupa a quinta posição na ordem de estudo dos Reinos, mostrando o quanto seus seres são complexos na ordem evolutiva atualmente mais aceita:

Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animália.

Para fazer o Resumo do Reino Animal, precisamos entender e diferenciá-lo dos demais através de suas características, que são:

  • Eucariontes: Células com núcleo diferenciado, ou seja, envolvido por membrana;
  • Heterotróficos: Necessitam de se alimentar de outros seres vivos, pois não produzem o próprio alimento;
  • Pluricelulares: Corpo formado por muitas células com funções específicas;
  • Aeróbicos: Respiram o oxigênio que retiram do ar ou da água, conforme o meio em que vivem;
  • Reprodução sexuada: Envolve a união de gametas masculinos e femininos. Entretanto, alguns invertebrados se reproduzem de forma assexuada.
  • Não possuem celulose e clorofila (aclorofilados), uma característica que os diferencia dos vegetais;
  • Possuem tecidos e órgãos, com exceções dos filos mais simples como os Poríferos;
  • Celoma: possuem uma cavidade embrionária presente em todos os vertebrados, sendo que os platelmintos são pseudocelomados e os poríferos não possuem;
  • Simetria bilateral: duas metades do corpo simétricas. Também pode acontecer a simetria radial (vários planos longitudinais a partir do centro do corpo, exemplo: equinodermos) ou ainda ausência de simetria (esponjas).

Em resumo, o Reino Animal pode ser dividido em dois grandes grupos: Animais Vertebrados e Invertebrados.

Filos do Reino Animal

Segundo a ordem da Taxonomia, o Reino Animal possui filos muito importantes, como os Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Artrópodes, Moluscos, Equinodermos e Cordados.

Este último, o Filo dos Cordados, é o mais complexo evolutivamente e possui importantes Classes: Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos. Vamos conhecê-los:

Cordados – Animais Vertebrados

Os animais vertebrados possuem como principal característica a presença da coluna vertebral e da medula óssea. Os animais vertebrados fazem parte do mesmo filo, os Cordados. Entretanto, eles são subdivididos em cinco classes:

Peixes

Peixe

Os peixes têm corpos com escamas e possuem respiração branquial, isso significa que o oxigênio é retirado na água. Eles também são animais pecilotérmicos, isto é, não conseguem administrar sua temperatura corporal.

Répteis

reptil reino animal

Os répteis possuem respiração pulmonar e corpos que também possuem escamas, mas também podem ser cobertos por um casco. Esse animais podem viver na água ou na terra, e também são controlam sua temperatura corporal, ou seja, são pecilotérmicos.

Anfíbios

anfibios reino animal

Os anfíbios são animais que, em sua fase larval, possuem respiração branquial e, por esse motivo, não podem ficar longe água. Depois de passarem pela metamorfose e se tornarem adultos, a respiração deles se torna pulmonar. Os anfíbios também são pecilotérmicos, pois não conseguem controlar a temperatura de seus corpos.

Aves

aves reino animal

São animais que possuem seu corpo coberto por penas, e também possuem asas, apesar de nem todas aves poderem voar. As aves possuem respiração pulmonar e a capacidade de controlar sua temperatura corporal, diferentemente dos animais vistos até agora. Ou seja, são animais homeotérmicos.

Mamíferos

baleia mamífero reino animal

Os mamíferos são diferentes de todos os animais vistos até agora. A principal característica que define esses animais são as suas fêmeas alimentarem os filhotes através das glândulas mamárias. Os mamíferos possuem respiração pulmonar e são homeotérmicos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Animais Invertebrados

Os animais invertebrados são pluricelulares, ou seja, que têm mais de uma célula. Devido à variedade enorme entre esses animais, eles são categorizados como oito filos do reino animal.

Colocamos o artigo de cada um deles no início do tópico anterior, mas você pode conferir um resumo rápido para relembrar:

Anelídeos

Os anelídeos são os animais que possuem o corpo segmentado e com anéis. Eles habitam em ambientes úmidos na terra ou em águas doces ou salgadas. Os principais exemplos são as minhocas e sanguessugas.

Artrópodes

aracnideos reino animal

Todos os artrópodes possuem corpos segmentados e um exoesqueleto de quitina. Os artrópodes são subdivididos nestes grupos:

  • Aracnídeos: que têm como principal exemplo as aranhas;
  • Crustáceos: que têm como principais exemplos os caranguejos, lagostas e camarões;
  • Insetos: que têm como principais exemplos as moscas, abelhas e formigas;
  • Miriápodes: que têm como principais exemplos as lacraias e as centopeias.

Cnidários

Os cnidários possuem esse nome devido a uma característica específica dos animais que pertencem a este filo: uma célula denominada cnidócito. Os cnidários habitam em água doce ou salgada e podem ter a habilidade de se locomover ou não. Os principais exemplos são as águas-vivas e corais.

Equinodermos

Os equinodermos são animais marinhos que possuem um exoesqueleto calcário e um sistema ambulacral, que trabalha especificamente na locomoção desses animais . Os equinodermos também possuem a chamada simetria pentarradial, isto significa que seus corpos têm cinco lados exatos. Os principais exemplos são as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar.

Moluscos

Os moluscos são animais que possuem o corpo mole, mas que é protegido por uma concha, que pode ser interna, como nos polvos e nas lulas, ou externa, como os caramujos. Os moluscos podem viver em água doce ou salgada, e em ambientes com terras úmidas.

Nematelmintos

Os nematelmintos, ou nematódeos, são animais invertebrados e possuem o corpo em forma de cilindro. Eles podem viver livremente no ambiente ou atuar como parasitas em humanos e plantas. O principal exemplo é a lombriga.

Platelmintos

Os platelmintos são animais invertebrados que possuem o corpo achatado e que também vivem como parasitas ou de forma livre no ambiente. Os principais exemplos são as tênias e planárias.

Poríferos

poriferos

Os poríferos são animais simples que podem habitar em água doce ou salgada. Eles não possuem órgãos e ou a habilidade de se locomover, e podem se reproduzir de forma assexuada ou sexuada. O principal exemplo é a esponja.

Além de conferir o Resumo do Reino Animal, você pode testar seus conhecimentos e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de conferir o Resumo do Reino Animal? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários