Biologia

Resumo completo com tudo o que precisa para conhecer o Reino Protista!

Tudo o que você precisa saber sobre o que é Reino Protista!Tudo o que você precisa saber sobre o que é Reino Protista!

O Reino Protista é formado por seres eucariontes, de maioria unicelular embora haja pluricelulares e que podem ser heterótrofos ou autótrofos fotossintetizantes. Seus principais representantes são os protozoários, as algas inferiores e os mixomicetos. Com toda essa diversidade de seres e funções, há polêmicas que rondam a classificação desses seres!

Neste artigo sobre o Reino Protista, você encontrará:

  1. O que é Reino Protista: definição, origem, importância ecológica, características gerais, curiosidades, polêmicas e fisiologia: digestão respiração e excreção
  2. Características dos Protozoários: tipos, estrutura e doenças causadas
  3. O que são Mixomicetos
  4. Tudo sobre Algas: tipos, classificações, aplicabilidade e exemplos
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que é Reino Protista e características gerais

O Reino Protista é aquele que agrupa os seres vivos conhecidos como protozoários (amebas e outros) , algas e mixomicetos. Esses seres são muito diversos e costumam ser os mais primitivos de acordo com a ordem de estudo dos Reinos:

Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animália.

Mesmo sendo muito diferentes entre si, apresentam as seguintes características gerais:

  • São eucariontes, ou seja, apresentam núcleo bem definido e delimitado pela carioteca (tipo de membrana) e possui organelas membranosas.
  • A maioria é unicelular e microscópica, no entanto há também a presença de organismos pluricelulares ou que formam colônias.
  • Podem ser de vida livre, simbiótica ou parasitária.
  • A maioria é aquática, podendo também habitar ambientes terrestres úmidos ou interior de seres vivos.
  • Quanto à nutrição, podem ser heterótrofos, autótrofos (fotossíntese) ou que realizam ambas (chamados de mixotróficos).
  • As formas de reprodução podem ser sexuadas (bipartição ou cissiparidade, zoosporia, divisão múltipla ou fragmentação) ou assexuadas (conjunção, zigosporia ou alternância de geração).

Ainda que a maioria dos protistas seja unicelular, eles são capazes de desempenhar todas as funções que um ser pluricelular complexo possui, apenas com uma célula repleta de estruturas especializadas.

Curiosidade e polêmicas

Antigamente, os Protistas eram classificados no reino animal por serem capazes de realizar funções complexas e serem de maioria heterotrófica. Com o tempo, foi-se descobrindo algas que se encaixavam nesse reino e mais: que eles possivelmente se originaram de antigas algas unicelulares.

Além disso observou-se que a maioria é unicelular, então os taxonomistas criaram um reino próprio para agrupar esses seres tão diversos, que são uma mistura de tudo o que não é 100% animal, planta ou fungo!

Ainda hoje, depois de várias descobertas e reorganização das classificações, as polêmicas persistem quanto à inclusão ou retirada de alguns seres como os mixomicetos, que veremos adiante!

Estrutura da Célula Protista

Estrutura-celular-do-reino-protista vacúolo, mitocondria, núcleo, flagelo e demais organelas

A célula de um Protista possui algumas semelhanças com as dos animais e plantas, contudo, tem as suas particularidades:

  • As algas do Reino Protista, por exemplo, possuem plastos que diferem quanto à organização interna de membranas, em relação aos das plantas.
  • A célula do protozoário tem uma membrana que pode ser simples ou reforçada, seja com capas externas protéicas ou carapaças minerais
  • Por serem majoritariamente unicelulares, suas formas de locomoção são sempre as das células: cílios e flagelos. 
  • Alguns protozoários apresentam esqueleto intracelular composto por sílica
  • O citoplasma dividido em duas zonas, uma externa (hialina, ectoplasma) e outra interna (granular, endoplasma). 

Digestão, Respiração e Excreção dos Protistas

Nas espécies de vida livre, há a formação de vacúolos digestivos. As partículas alimentares são englobadas por pseudópodos ou penetram por uma abertura na membrana, o citóstoma. No interior da célula ocorre a digestão e os resíduos sólidos não digeridos, são expelidos por extrusão do vacúolo ou num ponto aberto da membrana.

A troca de gases respiratórios se dá pelo processo de difusão e ocorre ao longo de toda a superfície celular.

Sobre a excreção, quando o metabolismo gera produtos solúveis, são eliminados por toda a superfície da célula. Porém, nos protozoários de água doce há um vacúolo contrátil que recolhe o excesso de água absorvido pela célula. Assim, a expulsa de tempos em tempos por uma contração brusca, servindo como osmorregulador.

Importância dos Protistas no Ecossistema

O Reino Protista está presente, principalmente, nos mares e só esse fator já é uma pista de sua importância! Sendo assim, são essenciais para a cadeia alimentar dos seres vivos e muitos realizam fotossíntese, responsável por liberar oxigênio na atmosfera e manter a vida na Terra.

Os oceanos são os verdadeiros “pulmões do mundo” porque concentram a maior parte dos plânctons, os seres que vivem quase que exclusivamente para a fotossíntese. Dessa forma, os plânctons possuem subdivisões: fitoplânctons e zooplânctons, e algumas das algas protistas entram na categoria fitoplâncton.

É importante ressaltar que o “pulmão do mundo” NÃO é a Amazônia, porque esse tipo de floresta consome a maior parte do que produz. Ela é importante e deve ser protegida pela biodiversidade e termorregulação, pois é responsável pela temperatura  e umidade dos biomas ao redor e pela criação de massa de ar que viajam todo o continente.

O que são Protozoários?

Tipos-de-protozoários-e-seus-modos-de-locomoção-sarcodinos-flagelados-ciliados-amebas-1

Os protozoários são os principais representantes do Reino Protista. Todos os representantes são heterótrofos e estão divididos em 4 grupos de acordo com suas formas de locomoção:

  • Sarcodinos

São representados pelas amebas que se locomovem por meio de pseudópodes, podendo ser parasitas ou não, como amebas que habitam o intestino humano sem causar danos e outras que causam.

  • Ciliados

Os ciliados locomovem-se por meio de cílios localizados ao longo da membrana de toda a célula. O mais conhecido é o paramécio, organismo de vida livre.

  • Mastigóforos

Os mastigóforos locomovem-se por meio de flagelos, podendo ser parasitas ou não. Um exemplo é o Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas. 

  • Esporozoários

Os esporozoários não possuem estrutura locomotora. Um exemplo é o agente transmissor da malária.

Protozooses: doenças causadas por protozoários

Protozoose é um termo utilizado para identificar as doenças transmitidas por protozoários. Como foi dito, alguns protozoários são parasitas de animais e dos seres humanos

Geralmente são transmitidos por água e alimentos contaminados por fezes, que contém os cistos desses microrganismos, uma forma inativa que permite aos protozoários resistir por longos períodos no ambiente e que são ativadas no corpo do hospedeiro.

A Malária é uma exceção, pois o protozoário é transmitido somente pela picada de inseto. E a Doença de chagas pode ocorrer pelas duas formas. Leia nossos artigos para saber mais dessas importantes doenças que caem no Enem!

A maior ocorrência dessas doenças se dá nos países pobres, isso porque falta saneamento básico, tratamento eficiente da água e falta de hábitos de higiene e conscientização.

Conheça o resumo de outras doenças causadas por protozoários:

  • Amebíase

A amebíase ou disenteria amebiana é provocada pela ameba Entamoeba histolytica. A transmissão ocorre principalmente por meio da ingestão da água ou dos alimentos contaminados e também pode ser por via sexual, através do contato oral-anal, mas isso é mais raro. Gera dores de barriga e diarréia, podendo agravar em desidratação.

  • Giardíase

O agente causador da giardíase é o protozoário flagelado Giardia lamblia, cujos cistos são eliminados nas fezes das pessoas contaminadas. A infecção se dá tanto pela ingestão de água e alimentos contaminados, como pelo contato direto das mãos com objetos contaminados. Também é uma doença que afeta o Intestino.

  • Tricomoníase

A tricomoníase é uma Infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo Trichomonas vaginalis que pode atingir tanto homens quanto mulheres. Adquire-se por meio de qualquer tipo de sexo sem proteção feito com alguém contaminado. 

Outras IST’s famosas que não são causadas por protozoários são: AIDS e Sífilis.

  • Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii encontrado nas fezes de gatos, além de poder ser contaminado ao consumir carne de aves e mamíferos mal passadas e contaminadas. A doença pode ainda ser congênita quando gestantes são infectadas e os seus sintomas são variáveis.

As Algas, seus tipos e aplicabilidade!

tipos-de-alga-do-reino-protistas-algas-vermelhasalgas-douradas-algas-pardas-algas-verdes

As algas são também representantes do Reino Protista e são todas autótrofas, pois têm clorofila e outros pigmentos, logo, realizam fotossíntese. São divididas em 5 grupos de acordo com o pigmento mais abundante.

Inicialmente foram classificadas no Reino Plantae por causa de algumas semelhanças, mas como são organismos mais simples e não possuem tecidos organizados, foram reagrupadas no Reino Protista.

  • Algas verdes ou Clorofíceas

São caracterizadas pela presença de clorofilas A e B, carotenóides e parede celular de celulose (reservas de amido). Podem ser uni ou pluricelulares e as espécies comestíveis são pertencentes a esse grupo.

  • Algas vermelhas ou Rodofíceas

As algas vermelhas apresentam clorofila A e ficobilina, uni ou pluricelulares, são filamentosas e fixadas a substratos. Também existem espécies comestíveis, embora não sejam tão famosas quanto as verdes.

Algumas têm nas paredes de suas células o ágar, substância gelatinosa que é acrescentada a vários alimentos, como balas e doces. Também possuem utilidade em técnicas laboratoriais como componente de meios de cultura.

  • Algas Pardas ou Feofíceas

As algas pardas são caracterizadas pela presença de clorofilas A e C, carotenóides e fucoxantina. Elas são pluricelulares e existem espécies comestíveis.

Sua parede celular tem um polissacarídeo chamado algina, que é utilizado no alginato empregado na fabricação de cosméticos, sorvetes e massa de modelagem utilizada na odontologia.

  • Algas Douradas ou Crisofíceas

As algas douradas possuem formas unicelulares isoladas ou coloniais, sendo importantes componentes do plâncton.

A diatomácea é uma alga que contêm o diatomito,formado por sílica e empregado como componente de filtros. Quando pulverizado, ele pode ser adicionado como abrasivo a polidores de metal e a cremes dentais.

  • Pirrofíceas

As pirrofíceas são algas unicelulares isoladas ou coloniais. Elas fazem parte do fitoplâncton e incluem também os dinoflagelados, responsáveis pelo fenômeno da maré vermelha.

Mixomicetos

Mixomicetos-seres-do-Reino-Protista

Os Mixomicetos são uma grande polêmica! Eles são organismos com aspectos físicos e reprodutivos de fungo, crescendo em solos ricos em nutrientes orgânicos (bosques e florestas). Eles possuem características misturadas de bactérias também, mas não realizam decomposição, são predadores.

Eles não são parasitas, não produzem toxinas, nem são prejudiciais às plantas ou animais.

Contudo, quando surgem na água, são indicadores de que há algum desequilíbrio no ambiente, pois só vivem em locais com excesso de matéria orgânica, o que é prejudicial para água.

Existem muitas controvérsias sobre esse grupo, os dados ainda não são conclusivos e alguns classificam no Reino Protista, enquanto outros consideram que deveriam compor um reino à parte.

Gostou do nosso artigo sobre o Reino Protista? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador