Biologia

Doenças que mais caem no Enem: 11 principais, seus agentes, vetores e os meios de prevenção

doenças que mais caem no EnemDoenças que mais caem no Enem
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Enem é uma prova que exige conhecimento das disciplinas do Ensino Médio, entre elas as Ciências Biológicas. Um dos conteúdos principais são as doenças que mais afetam os brasileiros e causam epidemias anuais.

É um assunto bem vasto, não apenas porque as doenças são muitas, mas também porque as questões envolvem os agentes, vetores, sintomas e a profilaxia. Ou seja, como se pega, como evitar e como tratá-las.

Mas mesmo elas sendo muitas, existem algumas que são cobradas com mais recorrência. Nesse artigo vamos rever quais são as doenças que mais caem no Enem e suas principais características.

Conceitos iniciais sobre as doenças que mais caem no Enem

Como dissemos, não basta saber quais são as doenças que mais caem no Enem. É importante entender alguns conceitos essenciais para a compreensão delas exigida pela prova. Eles são:

  • Agente Etiológico: o agente etiológico é o causador da doença, como por exemplo os vírus e as bactérias;
  • Vetor: O vetor é o transmissor da doença, como por exemplo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue;
  • Profilaxia: A profilaxia pode ser entendida como sinônimo de prevenção da doença. Não confunda prevenção com tratamento, pois a profilaxia são medidas tomadas para impedir o surgimento da doença. Exemplo de profilaxia são as vacinas.

11 doenças que mais caem no Enem

1. Febre Amarela

A febre amarela é uma das doenças que mais caem no Enem com folga. Causada pelo agente etiológico vírus, ou seja, é um doença viral. Ela é classificada em dois tipos: urbana e rural.

A febre amarela urbana é transmitida pelo vetor mosquito Aedes aegypti e está erradicada no Brasil desde 1942. Já as rurais ou silvestres são transmitidas pelo vetor mosquito Haemagogus. Até os dias atuais há casos registrados desta doença. Os macacos podem, assim como os seres humanos, ser hospedeiros dessa doença, porém não a manifestam e nem contaminam as pessoas. 

A prevenção da doença ou profilaxia são:

  • vacinas,
  • não deixar água parada e
  • não desmatar.

Pois, se a água estiver parada os mosquitos se reproduzem mais rapidamente, já o desmatamento faz com que os mosquitos do meio silvestre cheguem ao meio urbano.

2. Sarampo

O sarampo é uma doença viral transmitida por meio de gotículas de secreção, através do ar, da tosse, espirro ou aproximação com alguém contaminado, pois até pela fala o sarampo pode ser transmitido. O sarampo tem como profilaxia a vacina. E também entra para a lista de doenças que mais caem no Enem.

3. Dengue, Zika e Chikungunya

A Dengue, Zika e Chikungunya são doenças virais e são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, porém apenas as fêmeas são capazes de transmitir essa doenças para outros seres. 

Todas essas doenças possuem sintomas semelhantes. Por isso, é necessário fazer exames específicos para identificar qual delas infectou o paciente. A dengue é, entre elas, a mais grave, podendo levar à morte do infectado. Infelizmente ainda não existem vacinas para combater tais doenças, então é importante evitar a proliferação da fêmea do Aedes aegypti para prevenir novos casos. 

Inclusive, a inexistência de vacina contra a dengue já foi tema de questão, mostrando que as doenças que mais caem no Enem são cobradas tanto pelos sintomas que causam quanto pelos meios de serem combatidas.

4. Leptospirose

A leptospirose é uma doença que, ao contrário das outras, não é causada por um vírus, mas sim por uma bactéria, chamada Leptospira interrogans

É transmitida por meio da urina do rato, por isso, em época de chuva, os casos de contaminação aumentam. Evitar a água de chuva, água de esgoto e lugares que possuem ratos, bem como lavar bem os alimentos consumidos são medidas de prevenção dessa doença.  

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

5. Tuberculose

A tuberculose é causada por bactérias, a sua transmissão é possível por meio do ar, secreções e contato com pessoas contaminadas. Esta doença pode ser evitada por meio da vacinação, especificamente a vacina BCG, aplicada na infância.

Caso a pessoa contraia a doença, o meio efetivo de tratamento é o uso de antibióticos.

6. Doença de Chagas

A doença de Chagas, também chamada Tripanossomíase, é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a sua transmissão é possível a partir das fezes do barbeiro. Para evitar esta doença é necessário o combate da proliferação do inseto. Para isso, é necessário o uso de mosquiteiros, inseticidas, telas, etc.

7. Esquistossomose

A esquistossomose, barriga d’água ou doença do caramujo é uma doença causada pelo parasita Schistosoma mansoni e também é uma das doenças que mais caem no Enem. Esta doença também é chamada doença do caramujo, pois o parasita causador da doença usa o caramujo como hospedeiro intermediário, e o ser humano como hospedeiro definitivo. 

Ela é transmitida por meio das larvas que crescem dentro dos caramujos, são liberadas em ambientes aquático e, posteriormente, infectam o ser humano. 

O contato pode ser por meio das águas contaminadas, fezes de outra pessoa contaminada e lugares sem saneamento básico. Por isso para prevenir que a esquistossomose se espalhe é necessário que tenha tratamento de água, saneamento básico e evitar ao máximo o contato com caramujos.

8. Aids

A Aids é causada pelo HIV, um vírus que atinge os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. A Aids gera uma imunodeficiência, pois o vírus possui os mesmos receptores que se encaixam nos receptores linfócitos.

Assim, a célula permite que o material genético viral entre dentro do citoplasma, e logo o vírus se multiplica rapidamente e enfraquece o sistema imune. O HIV, também é chamado retrovírus, pois ele tem a capacidade de produzir DNA a partir do RNA.

A transmissão da Aids pode ocorrer por meio de relações sexuais sem proteção ou contato com o sangue contaminado. Por isso, para evitar que esse vírus atinja outras pessoas, é necessário usar proteção durante as relações sexuais, evitar contato direto com sangue de outras pessoas e utilizar agulhas e seringas descartáveis. 

9. Leishmaniose

É causada pelo parasita do gênero Leishmania. Sua transmissão ocorre por meio de insetos, como mosquito-palha, birigui, entre outros. A sua profilaxia é possível por meio de inseticidas, telas, mosquiteiros e evitar água parada.

10. Malária

É causada por protozoários e o seu vetor é o mosquito-prego no Brasil (Anopheles). A malária pode ser prevenida por meio do combate ao mosquito e evitar água parada.

  • Faça os exercícios e leia o resumo sobre Malária!

11. Covid-19

A Covid-19 é uma doença ainda recente, mas que já estreou no exame e pode se esperar que ela se torne uma das doenças que mais caem no Enem. Na questão em que apareceu no exame de 2022, a banca cobrou conhecimentos sobre o agente etiológico, o vírus Sars-CoV-2 e a forma de detecção por material genético, o exame PCR.

É algo que pode se repetir. Mas é preciso dar atenção também às características da doença, no caso:

  • Causa infecção respiratória;
  • Contagiosa;
  • Transmitida por vírus;
  • Tem como profilaxia as vacinas e o distanciamento de pessoas infectadas.

Agora que você já sabe quais são as doenças que mais caem no Enem, basta fazer o nosso Simulado do Enem para se preparar ainda mais para a prova! Nele você encontra as questões que caíram em edições passadas do Enem de uma forma totalmente personalizada e TOTALMENTE GRATUITO!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.