Biologia

Doenças que mais caem no ENEM

Doenças que mais caem no ENEMDoenças que mais caem no ENEM

As doenças que mais caem no ENEM são: Febre Amarela; Sarampo; Dengue, Zika e Chikungunya; Leptospirose; Tuberculose; Doença de Chagas; Esquistossomose; AIDS; Leishmaniose e Malária.

O ENEM costuma cobrar no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias, diferentes doenças. Porém, existem algumas que são cobradas com mais recorrência. Nesse artigo vamos rever quais são as doenças que mais caem no ENEM e suas principais características.

Conceitos iniciais

É importante entender alguns conceitos essenciais para o entendimento das doenças, que são:

  • Agente Etiológico: o agente etiológico é o causador da doença, como por exemplo os vírus e as bactérias;
  • Vetor: O vetor é o transmissor da doença, como por exemplo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue;
  • Profilaxia: A profilaxia pode ser entendida como sinônimo de prevenção da doença. Não confunda prevenção com tratamento, pois a profilaxia são medidas tomadas para impedir o surgimento da doença. Exemplo de profilaxia são as vacinas.

10 doenças que mais caem no ENEM

1. Febre Amarela

mosquito responsável pela transmissão da febre amarela

A febre amarela é uma doença causada pelo agente etiológico vírus, ou seja, é um doença viral (causada por vírus). Ela é classificada em dois tipos: urbana e rural.

A febre amarela urbana é transmitida pelo vetor mosquito Aedes aegypti e está erradicada no Brasil desde 1942. Já as rurais ou silvestres são transmitidas pelo vetor mosquito Haemagogus. Até os dias atuais há casos registrados desta doença. Os macacos podem, assim como os seres humanos, serem hospedeiros dessa doença, porém não a manifestam e nem contaminam outras pessoas. 

A prevenção da doença ou profilaxia são: vacinas, não deixar água parada e não desmatar. Pois, se a água estiver parada os mosquitos se reproduzem mais rapidamente, já o desmatamento faz com que os mosquitos do meio silvestre cheguem ao meio urbano.

2. Sarampo

sintomas do sarampo

O sarampo é uma doença viral transmitida por meio de gotículas de secreção, através do ar, da tosse, espirro ou aproximação com alguém contaminado, pois até pela fala o sarampo pode ser transmitido. O sarampo tem como profilaxia a vacina.

3. Dengue, Zika e Chikungunya

A Dengue, Zika e Chikungunya são doenças virais e são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

A Dengue, Zika e Chikungunya são doenças virais e são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, porém apenas as fêmeas são capazes de transmitir essa doenças para outros seres. 

Todas essas doenças possuem sintomas semelhantes. Por isso, é necessário fazer exames específicos para identificar qual delas infectou o paciente. A dengue é, entre elas, a mais grave, podendo levar à morte do infectado. Infelizmente ainda não existem vacinas para combater tais doenças, então é importante evitar a proliferação da fêmea do Aedes aegypti para prevenir novos casos. 

4. Leptospirose

Lepstospirose é transmitida por meio da urina dos ratos

A leptospirose é uma doença que, ao contrário das outras, não é causada por um vírus, mas sim por uma bactéria, chamada Leptospira interrogans

É transmitida por meio da urina do rato, por isso, em época de chuva, os casos de contaminação aumentam. Evitar a água de chuva, água de esgoto e lugares que possuem ratos, bem como lavar bem os alimentos consumidos são medidas de prevenção dessa doença.  

5. Tuberculose

sintomas da Tuberculose

A tuberculose é causada por bactérias, a sua transmissão é possível por meio do ar, secreções e contato com pessoas contaminadas. Esta doença pode ser evitada por meio da vacinação, especificamente a vacina BCG, aplicada na infância.

6. Doença de Chagas

A doença de Chagas, também chamada Tripanossomíase, é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a sua transmissão é possível a partir das fezes do barbeiro

A doença de Chagas, também chamada Tripanossomíase, é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e a sua transmissão é possível a partir das fezes do barbeiro. Para evitar esta doença é necessário o combate da proliferação do inseto. Para isso, é necessário o uso de mosquiteiros, inseticidas, telas, etc.

7. Esquistossomose

parasita causador da Esquistossomose usa o caramujo como hospedeiro intermediário

A esquistossomose, barriga d’água ou doença do caramujo é uma doença causada por pelo parasita Schistosoma mansoni. Esta doença também é chamada doença do caramujo, pois o parasita causador da doença usa o caramujo como hospedeiro intermediário, e o ser humano como hospedeiro definitivo. 

Ela é transmitida por meio das larvas que crescem dentro dos caramujos, são liberadas em ambientes aquático e, posteriormente, infectam o ser humano. 

O contato pode ser por meio das águas contaminadas, fezes de outra pessoa contaminada e lugares sem saneamento básico. Por isso para prevenir que a esquistossomose se espalhe é necessário que tenha tratamento de água, saneamento básico e evitar ao máximo o contato com caramujos.

8. Aids

A Aids é causada pelo HIV, um vírus que atinge os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo

A Aids é causada pelo HIV, um vírus que atinge os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. A Aids gera uma imunodeficiência, pois o vírus possui os mesmos receptores que se encaixam nos receptores linfócitos.

Assim, a célula permite que o material genético viral entre dentro do citoplasma, e logo o vírus se multiplica rapidamente e enfraquece o sistema imune. O HIV, também é chamado retrovírus, pois ele tem a capacidade de produzir DNA a partir do RNA.

A transmissão da Aids pode ocorrer por meio de relações sexuais sem proteção ou contato com o sangue contaminado. Por isso, para evitar que esse vírus atinja outras pessoas, é necessário usar proteção durante as relações sexuais, evitar contato direto com sangue de outras pessoas e utilizar agulhas e seringas descartáveis. 

9. Leishmaniose

sintomas da Leishmaniose

É causada pelo parasita do gênero Leishmania. Sua transmissão ocorre por meio de insetos, como mosquito-palha, birigui, entre outros. A sua profilaxia é possível por meio de inseticidas, telas, mosquiteiros e evitar água parada.

10. Malária

A malária é causada por protozoários e o seu vetor é o mosquito-prego no Brasil (Anopheles)

É causada por protozoários e o seu vetor é o mosquito-prego no Brasil (Anopheles). A malária pode ser prevenida por meio do combate ao mosquito e evitar água parada.

  • Faça os exercícios e leia o resumo sobre Malária!

Agora que você já sabe quais são as doenças que mais caem no ENEM, basta fazer o nosso Simulado do Beduka para se preparar ainda mais para a prova! Nele você encontra as questões que caíram em edições passadas do ENEM de uma forma totalmente personalizada e TOTALMENTE GRATUITO! Faça agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador