Biologia

Saiba o que é Doença de Chagas

O que é Doença de Chagas?O que é Doença de Chagas?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Doença de Chagas é uma inflamação causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi normalmente encontrado nas fezes de alguns insetos, principalmente do barbeiro.

A Doença de Chagas é uma infecção que cai com frequência no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Enem e de outros vestibulares. A enfermidade, inclusive, está na lista das doenças que mais caem no Exame

Pensando nisso, o Beduka preparou um texto para te explicar o que é a Doença de Chagas, qual a sua causa, como ela é transmitida, entre outras informações que irão te ajudar a resolver as questões das provas de vestibular. Confira!

O que é Doença de Chagas?

A Doença de Chagas – ou Tripanossomíase americana – é uma inflamação causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi normalmente encontrado nas fezes de insetos da subfamília Triatominae, principalmente do barbeiro.

Barbeiro
Barbeiro

A doença recebeu esse nome graças ao seu descobridor, o médico Carlos Chagas, que, inclusive, foi indicado quatro vezes ao prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.

A doença é comum em países da América do Sul, da América Central e no México. Apesar de essas serem as áreas mais comuns, casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também. No Brasil, cerca de 3 milhões de pessoas estão infectadas com Doença de Chagas.

Esse número corresponde à quantidade de pessoas que foram infectadas no passado e continuam fazendo o tratamento da doença. Isso porque, em 2006, o nosso país recebeu o certificado internacional de interrupção da transmissão da Doença de Chagas.

Essa doença é dividida em duas fases: a fase aguda (DCA), que pode ser sintomática ou não, e a fase crônica, que pode se manifestar de maneiras diversas – como cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.

Transmissão da Doença de Chagas

A Doença de Chagas é transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita que pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos. A doença não é transmitida aos seres humanos diretamente através da picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício ali deixado.

A transmissão também pode acontecer via oral, ou seja, através da ingestão de alimentos contaminados com parasitas provenientes do barbeiro. Outra maneira da doença ser transmitida é através de transfusão de sangue contaminado ou transplante de órgãos de doadores contaminados e durante a gravidez, da mãe para o filho.

E, por último, a Doença de Chagas também pode ser transmitida pelo contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado durante manipulação em laboratório ou na manipulação de caça.

Sintomas da Doença de Chagas

A Doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos dependendo da fase em que se encontra. Durante a fase aguda – considerada mais leve – a pessoa pode apresentar sinais moderados ou até mesmo não sentir nada. Confira abaixo os sintomas em cada uma das fases da doença:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Sintomas na fase aguda

  • Febre prolongada – por mais de 7 dias;
  • Dores de cabeça;
  • Fraqueza intensa;
  • Mal-estar;
  • Fadiga;
  • Dores no corpo;
  • Aparecimento de nódulos;
  • Diarréia;
  • Vômito;
  • Náusea;
  • Irritabilidade da pele;
  • Vermelhidão no local da picada;
  • Inchaço – principalmente no rosto e nas pernas.

Sintomas na fase crônica

  • Distúrbios cardíacos;
  • Dor abdominal;
  • Constipação (Prisão de ventre);
  • Dificuldade para engolir;
  • Perturbações digestivas.

Como a Doença de Chagas é diagnosticada?

Em ambas as fases da doença o diagnóstico é realizado por meio da análise laboratorial de amostras de sangue, porém há uma diferenciação: na fase aguda, o diagnóstico é feito por meio do isolamento do parasita do sangue, enquanto na fase crônica, o diagnóstico é realizado pela detecção de anticorpos.  

Para realizar o diagnóstico da doença, o paciente passa por um período de incubação, que vai de 5 a 14 dias após a picada. Isso ocorre, principalmente, quando um indivíduo vem de zonas endêmicas e apresenta os sintomas descritos acima.

Alguns dos exames que podem ser pedidos para fazer o diagnóstico da doença são:

  • Eletrocardiograma (ECG)
  • Raio-X do tórax e do abdômen
  • Ecocardiograma
  • Endoscopia superior

Tratamento da Doença de Chagas

Agora que você sabe o que é a Doença de Chagas e quais os principais sintomas, saiba como funciona o tratamento dessa doença, que tem como principal objetivo matar o parasita causador, reduzir e aliviar os sintomas.

Na fase aguda, alguns medicamentos devidamente prescritos pelo médico podem ajudar. Mas o mesmo não ocorre quando a doença já evoluiu para a fase crônica, já que os remédios utilizados não são suficientes para o tratamento. Apesar disso, eles podem ser usados por pessoas abaixo dos 50 anos para impedir que a doença tenha algum tipo de progresso.

A Doença de Chagas tem cura?

Estima-se que 30% das pessoas infectadas que não se submetem ao tratamento desenvolvem a fase crônica da doença. Pode levar mais de 20 anos desde o momento inicial da infecção até o desenvolvimento de problemas cardíacos ou digestivos características da fase sintomática da doença.

Alterações no batimento cardíaco (arritmia e taquicardia ventricular, por exemplo) podem causar morte súbita. No entanto, essa complicação geralmente ocorre vários anos depois do desenvolvimento da insuficiência cardíaca.

Gostou de saber o que é Doença de Chagas? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.