Biologia

O que são Anelídeos? Resumo completo com imagens explicativas!

O que são Anelídios Tudo sobre o assunto!O que são Anelídios? Tudo sobre o assunto!

Os Anelídeos são os animais pertencentes ao Filo Annelida, cujos principais representantes são as minhocas e os sanguessugas. Esse nome se deve ao fato do seu corpo ser todo segmentado em forma de anéis. Para saber mesmo o que são Anelídeos, você ainda precisa entender sua fisiologia e as principais características!

Neste artigo sobre o que são Anelídeos, você encontrará:

  1. O que são Anelídeos e suas principais características
  2. Habitat e alimentação dos Anelídeos
  3. Exemplos de Anelídeos
  4. Classificação dos Anelídeos
  5. Fisiologia dos Anelídeos (Reprodução, Digestão, Respiração, Circulação)
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que são Anelídeos?

Os Anelídeos são os seres do Filo Annelida, pertencentes ao Reino Animal. O nome do Filo vem do latim, “Anellum”, que significa “anéis”. Por esse motivo, a característica mais marcante dos animais deste grupo é ter o corpo todo segmentado em anéis.  

Seus representantes mais conhecidos são as minhocas e os sanguessugas, mas vamos falar de outros seres curiosos mais a frente! Todos eles se enquadram na classificação dos seres invertebrados e ocupam a quinta posição na ordem atualmente mais aceita dos filos:

Vamos conhecer as outras características gerais deste Filo!

Principais características dos Anelídeos

  • Corpos compostos por metâmeros (segmentos anelares).
  • Invertebrados de corpo mole e cilíndrico.
  • Possuem celoma (são celomados), uma cavidade revestida que aloja os órgãos e sustenta o corpo, auxiliando na locomoção.
  • Têm simetria bilateral e são triblásticos (possuem os 3 folhetos embrionários). Por isso são vermes mais desenvolvidos do que os platelmintos e nematelmintos.
  • Sistema Digestório completo e Circulatório é fechado (A fisiologia será detalhada nos tópicos a frente!).
  • Respiração cutânea ou branquial.
  • Possuem importância ecológica na adubação do solo e já foram muito usados na medicina antiga (trataremos disso mais a frente!).
  • Locomoção própria, com vida livre ou parasitária (inclusive, de humanos).

Habitat 

Os Anelídeos podem ser encontrados em ambientes de água doce, salgada ou em solos úmidos. Note que sempre são ambientes ricos em água. 

Isso ocorre porque sua pele é muito fina (respiração cutânea ou branquial) e se vivessem sem a proteção da água, desidratariam e secariam até a morte. Você já deve ter achado minhocas mortas e “torradas” na calçada, pois são muito sensíveis à luz solar!

Alimentação

Os Anelídeos têm alimentação bem diversa, podem ser classificados como carnívoros, herbívoros, detritívoros (alimentam-se de restos) e até hematófagos (alimentam-se de sangue)! Os hábitos alimentares variam de acordo com cada espécie!

Exemplos de Anelídeos, importância e curiosidades!

Exemplos-de-anelídeos-minhoca-sanguessugaminhocoçu-turbifex-nereis

Os anelídeos desempenham importantes papéis para o meio ambiente e, historicamente, já foram úteis até na medicina! 

A Minhoca, por exemplo, alimenta-se de detritos e restos orgânicos. Assim, as suas fezes são ricas em Nitrogênio, Fósforo e Potássio; elementos essenciais para boa adubação do solo! Além disso, os túneis que elas cavam ao se movimentar, promovem a aeração do solo, que o torna mais fofo.

Já as Sanguessugas são animais hematófagos e quando encontra sua vítima, usam as ventosas para se fixar e perfura a pele para sugar o sangue. Todo esse processo é indolor porque ela possui substâncias na saliva que anestesiam, além de outra que são anticoagulantes, mantendo o sangue sempre jorrando líquido.

Por tudo isso, antigamente, usava-se esses Anelídeos num método medicinal chamado sangria. Acreditava-se que a retirada de sangue dos pacientes poderia ajudar na drenagem de doenças ou toxinas. Nos dias atuais, a substância encontrada em sua saliva é utilizada para tratar trombose e até em algumas cirurgias.

Pasmem, os Anelídeos não se resumem às minhocas e sanguessugas!

O Minhocuçu é uma espécie que pode alcançar até dois metros de comprimento, conhecido como “minhoca gigante.

O Tubifex é um Anelídeo de água doce, também encontrados em águas poluídas e pouco oxigenadas. Assim, acabam servindo de indicador biológico! Além disso, são usados de alimentos para peixes ornamentais (em aquários grandes).

O Nereis é um predador que se desloca no fundo do mar com movimentos laterais, à procura de pequenos animais. Têm várias estruturas sensoriais na cabeça e um par de mandíbulas, sendo confundido com moluscos!

Classificação dos Anelídeos

minhoca-com-parapódios-e-cerdas

Como sabemos pela Taxonomia, dentro de cada Filo existem as Classes. Embora não precisemos decorar tudo, é importante saber que existem três delas, de acordo com a presença ou ausência de cerdas (como se fossem pelos rígidos): 

  • Oligoquetos: cerdas curtas e em pequena quantidade, ausência de parapódios (apêndices nas laterais de cada metâmero) e não possuem cabeça diferenciada. Exemplos: minhocas, minhocuçu e tubifex.
  • Poliquetos: cerdas e parapódios presentes de forma evidente, e é possível diferenciar a cabeça, possuindo até tentáculos. Exemplos: Nereis e Tubícolas.
  • Hirudíneos ou Aquetos: não possuem cerdas nem parapódios. Mas possuem ventosas que ajudam na locomoção, fixação e ingestão de alimentos. Exemplo: sanguessuga.

Fisiologia dos Anelídeos 

A Fisiologia é a área da Biologia que estuda os Sistemas de um organismo. Como prometido, vamos detalhar e entender melhor o funcionamento desses seres:

Reprodução

sistema-reprodutor-dos-anelideos-minhocas-acasalando

A Reprodução dos Anelídeos pode ser tanto Sexuada quanto Assexuada, depende da espécie. A maior parte dos anelídeos é Monóico (hermafrodita), como as minhocas e as sanguessugas. Já os Poliquetos são animais Dióicos, ou seja, há machos e fêmeas.

Contudo, dentre os hermafroditas, a autofecundação não é comum. Na realidade, eles possuem uma estrutura chamada Clitelo que produz um muco para grudar duas minhocas. Assim, uma fecunda a outra e ambas saem grávidas.

Digestão

sistema-digestório-das-minhocas-e-anelideos-1

O Sistema Digestivo dos Anelídeos é completo, ou seja, possuem boca e ânus para  entrada e saída de alimentos, respectivamente, por diferentes orifícios. Os órgãos que compõem o sistema são: boca, faringe, esôfago, papo, moela, intestino e ânus. 

O alimento é armazenado no papo, direcionado à moela para a trituração e absorvido no intestino, sendo os dejetos descartados normalmente como fezes. 

Respiração

sistema-respiratorio-dos-anelideos

Neste caso, não há um Sistema respiratório pois não há órgãos para o compor. A respiração é feita por meio de estruturas simples: ou brânquias (respiração branquial) ou pela pele muito fina que realiza o processo de difusão gasosa (respiração cutânea). 

Circulação

sistema-circulatório-das-minhocas-anelídeos

O Sistema Circulatório está presente e é fechado, pois ocorre dentro dos vasos sanguíneos e demais órgãos. Existem vasos ventrais e dorsais para percorrer todo o corpo e algumas espécies possuem um emaranhado de vasos pulsáteis, com função análoga a do coração.

Nas espécies como as do sanguessuga, a circulação ocorre na própria cavidade celomática.

Excreção

sistema-excretor-dos-anelideos

O Sistema Excretor é formado por um par de nefrídeos em cada metâmero. Essas estruturas são túbulos emaranhados ao redor dos vasos sanguíneos, como se fossem rins primitivos. Eles desembocam em um funil cheio de cílios que se abre no líquido do celoma. 

Assim, retiram as excretas internas e as despejam numa extremidade da superfície corporal.

Sistema Nervoso

sistema-nervoso-dos-anelideos

O Sistema Nervoso é do tipo ganglionar, ou seja, possui um gânglio dorsal e vários outros espalhados em cada segmento. Todos eles estão ligados por um cordão nervoso e ainda possuem receptores capazes de identificar a intensidade da luz o seu ambiente. 

Gostou do nosso artigo sobre o que são Anelídeos? Resumo completo! Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

2 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador