Biologia

O que são artrópodes? Aqui estão as principais características e classificação deles

O que são artrópodesO que são artrópodes
Sala do Saber - melhor cursinho online

Artrópodes são os animais formados por patas articuladas e exoesqueleto segmentado. Alguns exemplos de artrópodes são os besouros, larvas, borboletas, aranhas, camarão, centopéia, lacraia, piolho de cobra, etc. Saiba o que são artrópodes, suas principais características, classificação e formação com o artigo abaixo.

Na prova do ENEM, dentro do caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias costumam cair questões sobre o grupo dos artrópodes e suas principais características. Por isso, leia o que são artrópodes para revisar a matéria.

O Beduka também já preparou outros artigos de biologia que podem te ajudar a se preparar para o vestibular. Já explicamos o que são vitaminas e separamos as doenças que mais caem no ENEM.

Teste seus conhecimentos com os exercícios sobre artrópodes!

O que são artrópodes?

Os artrópodes (filo Arthropoda) são animais que possuem patas articuladas e são formados por esqueleto externo, chamado exoesqueleto, que é nitidamente segmentado. 

Alguns exemplos de artrópodes são: 

  • Besouros; 
  • Borboletas; 
  • Aranhas;
  • Camarão; 
  • Centopeia; 
  • Piolho de cobra.
Alguns exemplos de animais que são classificados como artrópodes

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Os insetos possuem uma grande diversidade entre eles, sendo o grupo com maior diferença entre os animais. Outro exemplo são os aracnídeos, como escorpiões, crustáceos, as lagostas, os quilópodes, lacraia, e os diplópodes.

Principais características dos artrópodes

Os artrópodes são formados por segmentos e apêndices articulados, o corpo é constituído por patas e antenas, que possibilitam movimentos. 

A sua característica diagnóstica é o que gera uma identificação e diferencia os artrópodes um dos outros, o que forma o grupo, cujo nome é originado do grego arthros, que significa articulação e podos, que significa pés.

Os artrópodes são invertebrados, e a partir do exoesqueleto duas novas características se formam: a rigidez e a impermeabilidade. A rigidez oferece sustentação ao corpo e a impermeabilidade, que possui na superfície uma camada de cera que permite a sobrevivência desses animais em lugares secos.

O exoesqueleto é formado pela quitina, ou seja, um polissacarídeo nitrogenado. Os crustáceos possuem além da quitina, uma deposição de carbonato de cálcio, que faz o exoesqueleto ficar ainda mais resistente.

Além disso, o seu corpo é dividido em partes, os crustáceos recebem a seguinte divisão:

  • Cefalotóraz;
  • Abdome;

Já os insetos e miriápodes são separados nos seguintes grupos:

  • Cabeça; 
  • Tórax;
  • Abdome.

Os artrópodes trocam de exoesqueleto constantemente devido ao seu processo de crescimento, essa mudança recebe o nome de muda ou ecdise. Nesse processo de crescimento o exoesqueleto é descolado da epiderme e assim é formada uma nova cobertura debaixo da antiga.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
Artrópode no processo de troca do exoesqueleto

Quando o novo exoesqueleto é formado e está totalmente pronto, a cobertura antiga é  rompida dorsalmente e em seguida o animal a abandona, neste período o animal fica durante um tempo envolto por uma cobertura pouco espessa e mole. 

Formação dos artrópodes

  • Sistema digestório completo, composto por boca e ânus. Possuem peças bucais (mandíbulas, quelíceras, etc);
  • No sistema digestório a digestão é extracelular;

Leia o resumo e faça os exercícios sobre sistema digestório!

  • Sistema circulatório é aberto, ou seja lacunar. Possui um coração dorsal responsável por bombear a hemolinfa, um tipo de líquido sanguíneo presente nas partes dos corpos dos artrópodes; 

Leia mais sobre o sistema circulatório e teste seus conhecimentos com os exercícios!

  • O sistema respiratório está presente nos artrópodes, porém ele sofre variação de acordo com cada grupo: os crustáceos são formados por brânquias, e elas realizam o processo de troca gasosa entre a água e as hemolinfa. Nos insetos, não existem brânquias, mas sim traqueias, que são responsáveis por levar o ar direto aos tecidos. Já os aracnídeos são compostos por filotraquéias;

Leia o resumo e faça os exercícios sobre sistema respiratório!

  • Muitas pessoas pensam que os artrópodes não possuem sistema nervoso, porém isso é um mito! Os artrópodes possuem sistema nervoso constituído por um par de gânglios cerebrais e um cordão nervoso ventral, constituído por pares de gânglios espalhados por segmento;

Faça os exercícios e leia o resumo sobre sistema nervoso!

  • Nos insetos o sistema excretor é formado por túbulos de Malpighi;
  • Nos crustáceos o sistema excretor é formado por glândulas antenais ou glândulas verdes;
  • Nos aracnídeos o sistema excretor é formado por túbulos de Malpighi e existem glândulas coxais;

Leia mais sobre o que é sistema excretor e suas funções!

  • O sistema sensorial é bastante desenvolvido, todos são constituídos pelos quimiorreceptores espalhados pelo corpo, que são responsáveis pela função táctil. Além disso, as antenas também possuem função táctil. E os insetos e crustáceos são formados por olhos compostos;
  • A reprodução desses seres é sexuada, ou seja, há presença de gametas no processo reprodutivo. A maioria dos processos de reprodução que ocorrem são dioica, realizada em sexos separados.
  • Os crustáceos se reproduzem principalmente a partir da fecundação externa, com a evolução de modo direto ou indireto com muitas fases larvais. 
  • Insetos e aracnídeos possuem fecundação interna.

Como os artrópodes são classificados?

A classificação dos artrópodes pode ser separada em categorias, de acordo com a característica anatômica de cada animal. 

Os artrópodes são separados em 3 subfilos:

  • Crustacea, divide os crustáceos em outras classes; 
  • Chelicerata, é classe dos aracnídeos);
  • Hexapoda, é a classe dos insetos e Myriapoda, a classe dos diplópodes e dos quilópodes.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Aprendeu o que são artrópodes? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários