Geografia

O que é Fordismo? Com certeza você se lembra da imagem em preto e branco do Charles Chaplin trabalhando numa indústria. Entenda isso!

O que é fordismoO que é fordismo

Fordismo é um sistema de produção, desenvolvido pelo empresário Henry Ford. A principal característica deste tipo de produção é a fabricação em massa. O fordismo surgiu em 1914 para a indústria de automóveis de Henry Ford. O sistema foi baseado em uma linha de montagem ou, também chamada esteira.

Preparamos esse artigo sobre fordismo para te preparar ainda mais para o caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As questões sobre sistema de produção costumam aparecer frequentemente nas provas, por isso, que tal revisar e colocar em prática os seus conhecimentos desta matéria? 

Sistemas de Produção

No fim do século XVIII e início do século XIX, o processo de desenvolvimento industrial teve bastante crescimento, consequentemente a maneira de produzir mercadoria também sofreu mudanças e se desenvolveu. Por isso, surgiu a necessidade de buscar por novas formas de organização social, entender mais sobre finanças e como ter o controle dos gastos, da lucratividade e a produtividade industrial

Visto que novas empresas estavam surgindo, começaram a aparecer paralelamente novos sistemas de produção industrial que tinham como objetivo ajudar no desenvolvimento das empresas, dentro da área organizacional e controle de lucros. O Taylorismo, o Fordismo e o Toyotismo são alguns exemplos de sistemas de produção desenvolvidos para suprir as necessidades da época. 

Hoje iremos aprofundar os nossos conhecimentos no sistema de produção desenvolvido por Henry Ford em 1914. Você sabe o que é fordismo e as suas principais características? Leia o artigo completo para ficar por dentro de todo o assunto.

O que é fordismo?

O fordismo é o sistema de produção desenvolvido pelo empresário norte-americano Henry Ford, a principal característica desse sistema é a fabricação em massa, ou seja, grande escala. O empresário Henry Ford criou o sistema fordismo no ano de 1914 para praticar na sua indústria de automóveis. Ele teve como base de criação a linha de montagem.

Pessoas trabalhando na linha de montagem no modelo de produção chamado fordismo

Qual é o objetivo deste sistema de produção?

O principal objetivo era conseguir baratear o produto, a partir da redução de gastos no processo de produção. Ao baratear o produto, a empresa teria um maior número de consumidores.

Principais características do fordismo

charge-referente-ao-fordismo

O fordismo é considerado o sistema de produção que mais se desenvolveu e se espalhou no século XX. Ele é responsável pela produção em massa de diferentes tipos de mercadorias, marcando então um longo período da história mundial. 

Esse sistema de produção era executado por meio de uma esteira rolante que conduzia o produto até o lugar programado. Henry Ford possuía uma indústria de automóveis, então a esteira levava os automóveis e durante esse caminho, cada funcionário era responsável por executar alguma tarefa em cada etapa.

Os funcionários não precisavam se movimentar e nem sair do lugar de trabalho, pois a esteira levava o produto até ele. É exatamente isso que o filme Tempos Modernos com o Charles Chaplin mostra com humor e crítica.

Essa característica aumentou a velocidade da produção, pois os funcionários não se movimentavam e fez com que a mão de obra especializada fosse desnecessária, pois não era necessário possuir uma mão de obra muito qualificada para executar apenas uma tarefa na etapa produtiva.

Veja as principais características do Fordismo:

  • Aumentou a produção em massa;
  • Acrescentou a linha de montagem para acelerar a produção;
  • Criou um ritmo de trabalho mais estável, sem muitos movimentos;
  • Padronizou a fabricação;
  • Dividiu o trabalho em tarefas menores, dessa forma cada trabalhador ficou responsável por algo;
  • Diminuiu os custos e, assim, os produtos também foram vendidos por menores preços;
  • Os funcionários foram desqualificados e desvalorizados no mercado.

Decadência do fordismo

Após o surgimento de um novo sistema de produção, o fordismo começou a entrar em decadência em 1980. 

O novo processo de produção foi denominado toyotismo e teve o seu surgimento no Japão. As principais características deste novo sistema foram:  a visão para aumentar a produção das mercadorias, a redução ao máximo dos custos gerados durante a produção e a garantia de qualidade e eficiência em toda a organização do processo de produção. 

O Toyotismo é o processo criado pelo japonês Taiichi Ohno, em 1962, na empresa japonesa Toyota. Essa forma de organização do trabalho é definida pela princípio just in time (JIT), tem como filosofia a produção de produtos a partir da demanda. Dessa maneira, os estoques não ficariam saturados e a empresa não terá nenhum tipo de prejuízo. Outro princípio, é o dos cinco zeros, que consistia em:

  • Zero de atraso; 
  • Zero defeitos;
  • Zero de estoque; 
  • Zero panes; 
  • Zero papéis.

Trabalhadores no sistema fordista

O fordismo trouxe para os empresários muitos lucros e benefícios, porém os trabalhadores foram impactados de forma negativa com o surgimento deste processo de produção.

Alguns problemas gerados foi a repetição de uma mesma tarefa por um longo período de tempo, o que fez os trabalhadores se desgastarem mais facilmente. Os trabalhadores também não tinham visão geral do que faziam, as vezes nem sabiam qual era o resultado final do produto, além de ter baixa qualificação profissional. O sistema também era formado por salários baixos, pois assim diminuía o custo de produção.

Entendeu o que é fordismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador