Biologia

Resumo dos Mamíferos: principais características, classificações e exemplos ilustrativos!

Conheça os mamíferos e suas características!Conheça os mamíferos e suas características!
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os Mamíferos são definidos por características marcantes: presenças de pelos e glândulas mamárias que produzem leite. Eles são animais vertebrados, endotérmicos e os mais complexos do ponto de vista evolutivo. Ocupam diversos habitats, a alimentação é muito variada e é também a Classe onde o Ser humano se insere!

Neste artigo sobre Mamíferos, você encontrará:

  1. O que são Mamíferos? Exemplos e importância
  2. Classificação dos Mamíferos
  3. Principais características dos Mamíferos
  4. Fisiologia dos Mamíferos
  5. Curiosidades sobre Mamíferos
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!
  • Depois, treine o conteúdo com os exercícios sobre os Mamíferos!

O que são Mamíferos? Exemplos

Os mamíferos são animais caracterizados principalmente por ter pelos e mamas. Eles são os seres mais complexos, do ponto de vista evolutivo, e é a Classe em que o Ser Humano está incluído! Mas existem vários outros exemplos de mamíferos: Pandas, Golfinhos, Morcegos, Gatos, Cachorros, Vacas, Ovelhas

Onde vivem os mamíferos? Qual o seu habitat?

Como você já deve ter observado, por serem bem diversos, os mamíferos podem ser de habitat aquático, terrestre ou aéreo. Ainda assim, a maioria é terrestre e capaz de ocupar os mais variados biomas. Vamos ver alguns exemplos:

  • Mamíferos aquáticos: você sabia que a baleia e os golfinhos são mamíferos? Eles possuem pêlos e glândulas como os demais, por isso são classificados nesta classe, não nos peixes. Mas essas estruturas são pouco aparentes, por isso não é comum associar de primeira !
  • Mamíferos aéreos: os morcegos são os únicos mamíferos que voam e existem centenas de espécies que podem apresentar diferentes hábitos, mas todas compartilham das mesmas características básicas.
  • Mamíferos terrestres: aqui está a maior parte dos mamíferos e se fizéssemos uma lista, não caberia em 10 páginas! Fique com mais alguns exemplos: Cabras, Castores, Suricatos, Leões, Onças, Ursos, Hipopótamos, Elefantes, Girafas, Macacos, Ornitorrincos, Cangurus, Zebras, Alces, Veados…

Alimentação dos mamíferos 

Novamente, por abranger muitos seres, os mamíferos podem apresentar uma alimentação diferenciada de acordo com a espécie. Nenhum deles é parasita ou fotossintetizante, mas todos se alimentam de leite na infância. Os principais tipos de alimentação são:

  • Herbívoro: se alimenta apenas de plantas, grama, folhas e vegetais. Ex: Zebras, Girafas, Elefantes, Gnu, Ovelha, Vaca, etc.
  • Carnívoro: sua dieta é pautada no consumo de carne e costumam ser caçadores (predadores). Ex: Leão, Tigre, Urso, Leopardo, Lobo, etc.
  • Frugívoro: sua alimentação é à base de frutas, a exemplo, algumas espécies de morcego.
  • Onívoro: é o animal que tem uma dieta diversificada, podendo comer de todas as outras. Ex: ser humano, porco, chimpanzé, etc.
  • Cropófago: é o animal que pode se alimentar dos excrementos de outros. Exemplo disso é a hiena, que come carcaças e fezes de outros animais. Mas ela também é carnívora!
  • Hematófago: é o ser que se alimenta diretamente de sangue. Existem poucas espécies mamíferas que são assim, basicamente alguns tipos específicos de morcegos.

Quais são as principais características dos Mamíferos? 

Como pertencem ao Reino Animal, os mamíferos compartilham todas as características comuns desses seres. Contudo, o que as fizeram se agrupar aqui foram a combinação de algumas características específicas:

  • Presença de pêlos.
  • Presença de glândulas mamárias (produz leite), sudoríparas (produz suor para regulação térmica) e sebáceas (secretam óleos para hidratar e impermeabilizar a pele).
  • São endotérmicos/homeotérmicos, isso significa que eles controlam a sua própria temperatura interna e ela não é definida pelo meio externo. Para isso, gasta-se muita energia, então têm metabolismo alto e consomem muito alimento.
  • São quadrúpedes ou bípedes (se locomovem sobre quatro pernas ou duas pernas)
  • Todos têm fecundação interna.
  • Possuem endoesqueleto feito de osso, com partes do corpo bem definidas: cabeça, tronco e membros inferiores e superiores ou posteriores e anteriores.
  • A maioria tem cuidado parental, ou seja, convive com o filhote até a fase adulta.
  • Adiante, vamos observar as características da fisiologia!

Como é a classificação do Grupo dos Mamíferos?

subclasses-dos-mamíferos-marsupiais-canguru-monotremados-ornitorrinco-e-euterios-macacos

De acordo com a Taxonomia, os mamíferos pertencem ao Reino Animal, Filo dos Cordados e Subfilo dos vertebrados. A Classe é que recebe o nome de Mammalia por causa dessas características comuns acima. Na ordem evolutiva, é a Classe mais complexa dos vertebrados:

Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos

Ainda assim, esta Classe possui três Subclasses:

  • Allotheria: os representantes dessa classe já foram extintos, pois são os mamíferos primitivos que evoluíram de répteis há milhões de anos atrás. Provavelmente tinham os mesmos hábitos de vida dos roedores.
  • Prototheria: conhecidos como Monotremados, são mamíferos ovíparos, botam ovos! Eles têm glândulas mamárias, mas não têm mamilos. Assim, quando o  filhote nasce do ovo, ele suga o pelo da mãe para beber leite. Exemplo: Ornitorrincos e Equidnas.
  • Theria: Esse grupo é dividido em dois: marsupiais (metatheria) e os placentários (eutérios). Os marsupiais apresentam bolsas no abdômen em que os filhotes passam um tempo dentro, terminando de amadurecer. Exemplo: Canguru e Gambás. Já os placentários tem bolsas cheias de anexos embrionários que nutrem os embriões até o momento do nascimento. Exemplo: Ser humano.

Anatomia e Fisiologia dos Mamíferos

A Anatomia é uma área da Biologia responsável por dar nome às partes do corpo, enquanto a Fisiologia se ocupa do funcionamento dos órgãos e Sistemas. Vamos compreender o funcionamento das principais partes:

Sistema Reprodutor

imagem-de-embrião-animal-elefante-filhote

Nos mamíferos os seres são todos dióicos, ou seja, os sexos são separados e há somente machos e fêmeas. Você já deve ter ouvido falar em humanos hermafroditas, mas na realidade todos eles são mulheres (XX) com alguma síndrome em que surge um cromossomo “Y” a mais na fecundação e gera características secundárias masculinas.

Assim, a reprodução é do tipo sexuada. Grande parte dos mamíferos apresenta períodos de reprodução definidos que são épocas de período fértil. A fecundação é do tipo interna e o tempo de gestação ou número de filhotes depende da espécie. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Todos, quando nascem, precisam de se alimentar de leite por alguns tempo! Que tal estudar a Reprodução Humana separadamente e o desenvolvimento embrionário?

Sistema Respiratório

O tronco dos mamíferos possui costelas ósseas para proteger os pulmões e tem um osso frontal bem no meio, chamado esterno, formando uma caixa torácica. Ela também está relacionada ao músculo diafragma, que auxilia na melhor execução da respiração. 

A respiração dos mamíferos é exclusivamente pulmonar, inclusive nos mamíferos aquáticos. Estes pulmões são alveolados e a respiração acontece como a do Sistema Respiratório Humano.

Sistema Digestório

O sistema digestivo dos mamíferos é o mais completo, possuindo vários órgãos e glândulas anexas: boca, dentes diferenciados, língua, faringe, esôfago, esfíncteres, estômago, intestino dividido em partes especializadas, fígado, pâncreas, reto e ânus. Não há cloacas.

Assim, ele é do tipo completo e precisamos aprofundar no Sistema Digestório Humano para melhor compreensão!

Sistema Circulatório

O sistema circulatório é fechado, ou seja, o sangue passa por dentro dos vasos sanguíneos enquanto percorre o corpo. O coração possui quatro câmaras (2 átrio e 2 ventrículos) bem separados entre si, o que configura uma circulação completa por não misturar sangue venoso e arterial. 

Ela também é dupla porque tem a pequena circulação (pulmão) e a grande (corpo). Confira o Sistema Circulatório Humano para entender a fundo!

Sistema excretor

O sistema urinário é o mais completo dentre as classes, sendo formado por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. Existe todo um funcionamento relacionado aos outros sistemas e precisamos aprofundar no Sistema Urinário Humano!

Como não vivemos em constante contato com a água e temos alto metabolismo, somos capazes de metabolizar a amônia até virar ureia e assim poder armazená-la numa forma menos tóxica, na bexiga.

Sistema Nervoso

O sistema nervoso dos mamíferos é altamente complexo e o mais avançado dentre todos os seres. O encéfalo é bem desenvolvido e as funções são divididas em periférica e central. Confira o Resumo do Sistema Nervoso Humano para entender mais!

Curiosidades sobre Mamíferos

Foto-de-cachorro-ou-cão-sorrindo-com-a-lingua-pra-fora
  • A baleia-azul é o maior mamífero dentre todos os que existem no planeta, mas os elefantes são os maiores mamíferos terrestres.
  • Os menores mamíferos do mundo são o morcego de Kitti e o roedor musaranho-pigmeu. Ambos pesam cerca de 1,5g.
  • O cão, o gato e o rato não possuem glândulas sudoríparas, eles “soam” e regulam a temperatura pela língua, focinho e patas.
  • Os mamíferos são os únicos animais com capacidade de brincar e interpretar senso de humor!
  • Os répteis chamados terapsídeos, que viveram no período Triássico (225 M. anos atrás), foram os que deram origem aos primeiros mamíferos!

Gostou do nosso artigo sobre as características dos Mamíferos? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

    • Alberto, nossos redatores são professores que utilizam do conhecimento adquirido ao longo de toda sua formação para escrever os textos. Vamos pedir que digam, quando possível, a fonte da informação.