Biologia

O que são folhetos embrionários? Entenda de uma vez por todas!

O que são folhetos embrionários e o que eles fazemO que são folhetos embrionários e o que eles fazem?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os folhetos embrionários, também conhecidos como germinativos, são a formação do primeiro tecido de um embrião. Eles são compostos por camadas de células-tronco pluricelulares e sua função é gerar os tecidos verdadeiros e os órgãos. Existem três deles: Ectoderme, Mesoderme e Endoderme, sendo que cada um forma uma parte específica!

Neste artigo sobre o que são folhetos embrionários, você encontrará:

  1. O que são folhetos embrionários
  2. Como e onde eles se formam
  3. Para quê servem
  4. Tipos de folhetos embrionários
  5. O que eles geram
  6. Anexos Embrionários
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que são folhetos embrionários?

Os Folhetos Embrionários, também chamados de folhetos germinativos, recebem este nome porque são camadas de células que formam os primeiros tecidos do corpo. Eles são estruturas estudadas na Embriologia e, ao se desenvolver, formarão os órgãos.

Existem no máximo três folhetos, ectoderma, endoderma e mesoderma, mas alguns animais não possuem todos eles! No próximo tópico, veremos a característica de cada um desses tecidos.

Como são eles que originam os órgãos, os seres considerados mais complexos e de  destaque na evolução possuem embriões com os três tipos. Já os seres mais primitivos possuem apenas dois. Os Poríferos são tão primitivos que não possuem folheto algum!

Com base nessa teoria, uma forma de classificar os seres é pela quantidade de folhetos:

  • Diblásticos ou diploblastos: possuem apenas dois folhetos (ectoderme e endoderme). Exemplo: Cnidários.

Formação dos folhetos embrionários – quando eles surgem?

folhetos-embrionários-e-o-que-formam-no-embrião-ectoderme-mesoderme-e-endoderme

Os folhetos surgem ao longo do desenvolvimento embrionário. Quando há fecundação, os gametas dos progenitores se fundem e se tornam a primeira célula de um novo indivíduo: o Zigoto. Ele contém um DNA completo e único com todas as informações daquele novo ser. O embrião vai sofrendo uma série de divisões mitóticas para expressar essas características.

A primeira fase desse processo se chama Segmentação ou Clivagem e o Zigoto se torna uma Mórula e depois uma Blástula. Depois de mais alguns processos, atingimos o processo chamado Gastrulação, em que o embrião está na fase de Gástrula. 

A explicação de cada um desses termos você encontra no nosso artigo completo sobre Embriologia! Citamos aqui apenas para você se contextualizar e relembrar!

Na gastrulação, algo entre a terceira e oitava semana de gestação, os folhetos embrionários surgem no ser humano! 

Nessa etapa, as células iniciam um processo de invaginação, em que as células presentes na superfície da estrutura corporal movem-se para o interior, formando camadas e um intestino primitivo.

Nos primeiros estágios da nossa existência, somos formados por células-tronco. Essas células possuem uma capacidade quase “mágica” de se transformar em qualquer tipo de célula! Como nós viemos de uma única células inicial, ela vai se transformando nas outras e se tornando cada vez mais específica. 

As células-tronco são de dois tipos: 

  • Totipotente: transforma em qualquer tipo mesmo! Exemplo é o Zigoto.
  • Pluripotente: são as do folhetos, cada um dos folhetos pode se transformar em qualquer célula do seu segmento.

Quais são os três folhetos embrionários e a sua função?

Os três folhetos embrionários são chamados de Endoderme, Mesoderme e Ectoderme. Você também pode encontrar esse mesmo nome terminado em “a”, são a mesma coisa: Endoderma, Ectoderma e Mesoderma.

A função dos folhetos germinativos é ser o suporte para formação dos órgãos. Quando estudamos os seres vivos, origem da vida e fisiologia, entendemos o corpo humano como um conjunto de vários níveis de organização:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Todo ser vivo tem, no mínimo, uma Célula própria. Nos seres pluricelulares, as coisas continuam: as Células que têm afinidade bioquímica se unem e formam Tecidos. Os tecidos afinados se unem e formam Órgãos. Os Órgãos semelhantes se unem e formam Sistemas. Por fim, o conjuntos de Sistemas compõem o corpo!

Portanto, se os folhetos são os primeiros tecidos, já sabemos para quê servem! Vamos entender quais órgãos cada um deles irá gerar:

Endoderme

endoderme-e-o-que-ela-gera-revistimento-interno-de-órgãos

A Endoderme é o tecido mais interno do embrião (endo = dentro). Este folheto irá gerar:

Revestimentos internos (epitelial) dos tratos:

Órgãos associados:

  • Fígado
  • Pâncreas
  • Timo
  • Tireoide e glândulas da paratireóide

Mesoderme

mesoderme-e-o-que-ela-gera-tecido-conjuntivo-de-órgãos

A Endoderme é o tecido que fica no meio do embrião (meso = meio). Este folheto irá gerar: 

Tecidos conjuntivos das seguintes partes:

Além disso, também gera uma parte do córtex suprarrenal, glândulas importantíssimas para os rins e funcionamento do corpo.

Ectoderme

ectoderme-e-o-que-ela-gera-sistema-nervoso-maxilar-dentes-pele

A Ectoderme é o tecido mais externo do embrião, em contato com o meio de “fora” (ecto = fora). Este folheto irá gerar:

  • Apenas a Epiderme da pele, não as outras camadas
  • Anexos Embrionários
  • Sistemas nervoso e sensorial
  • Glândulas sudoríparas, sebáceas, mamárias, lacrimais, medula da adrenal e hipófise
  • Maxilas e dentes

O que são Anexos Embrionários?

anexos-embrionários

Os Anexos embrionários, formados pela Ectoderme, também são chamados de estruturas extra embrionárias. Eles são um conjunto de órgãos, membranas e bolsas que não constituem o corpo do ser, mas servem de sustento para a vida intrauterina. 

Com certeza você já ouviu falar que “ a bolsa rompeu” antes do parto, não é? Ela é o desenvolvimento de um anexo que auxilia a nutrição do embrião, feto ou bebê durante a gestação e seu desenvolvimento, até o momento do parto! Os anexos são:

  • Alantoide
  • Âmnio
  • Cório
  • Vesícula vitelina

A placenta e o cordão umbilical são característicos apenas dos mamíferos, mas é também daí que surgem!

Gostou do nosso artigo sobre o que são folhetos embrionários? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.