Biologia

Fisiologia do Sistema Respiratório

fisiologia do sistema respiratórioFisiologia do Sistema Respiratório

A fisiologia do sistema respiratório é constituída por um par de pulmões e por vários órgãos que circulam o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Os órgãos que fazem parte do sistema respiratório são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos.

Ao estudar para os vestibulares, muitos assuntos aparecem com frequência. Dentro da área de biologia, entender a fisiologia do sistema respiratório é extremamente importante para responder questões que surgem sobre o tema.

Um dos nossos objetivos é apresentar informações sobre os mais diversos assuntos para que você chegue bem preparado ao dia da prova no processo seletivo escolhido. Nesse artigo vamos abordar toda a fisiologia do sistema respiratório.

O Beduka também já preparou conteúdos de outras matérias que são muito importantes para o ENEM e outros vestibulares. Descubra qual a função do núcleo da célula, veja a definição de aquecimento global e saiba quais são os tipos de energia.

Você também pode testar os seus conhecimentos no nosso simulado. É grátis!

Respiração

A respiração é o conjunto de processos de troca do organismo com o ambiente externo que permite a obtenção de gás oxigênio (O2) e a eliminação do dióxido de carbônico (CO2).

A respiração é essencial para manter o bom funcionamento de todo corpo humano, sendo fundamental para a vida. Ela auxilia na eliminação de toxinas que se formam no corpo, equilibrando as funções orgânicas e contribuindo no fortalecimento dos órgãos.

Uma boa respiração, mais lenta e profunda, pode ajudar inclusive a reduzir o estresse e relaxar o organismo, diminuindo as batidas do coração. Uma a respiração correta também auxilia a melhorar a elasticidade dos pulmões, contribuindo na manutenção de um bom equilíbrio entre os gases no corpo.

Fisiologia do Sistema Respiratório

Nariz ou Fossas Nasais

Sendo o primeiro componente do sistema respiratório, as fossas nasais são o principal canal de entrada do ar no organismo humano. Nelas, o ar é aquecido, umedecido e filtrado.

Faringe

É o órgão comum aos sistemas respiratório e digestório e está conectado à boca e às fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe antes de atingir a laringe.

fisiologia do sistema respiratório

Laringe

A laringe conduz o ar que se dirige aos pulmões, além de ser o local onde as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar e fundamentais para a fala, se localizam.

A entrada da laringe denomina-se glote. Acima dela há um tipo de “lingueta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Ao ingerir algum alimento, a laringe “sobe” e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso permite que o alimento ingerido não penetre nas vias respiratórias.

Traqueia

A traqueia é um tubo elástico de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro e 12 cm de comprimento, cujas paredes são revestidas por anéis de cartilagem. Possui um epitélio de revestimento muco-ciliar, onde são aderidas bactérias presentes e partículas de poeira que podem estar presentes no ar inalado. Conduzem o ar que vem da laringe até se bifurcarem em sua região inferior, formando os brônquios.

traqueia

Brônquios

Os brônquios são formados por 2 ramificações da traquéia, que se ramificam em tubos cada vez mais finos e chegam até os pulmões, os bronquíolos.

Alvéolos Pulmonares

Os alvéolos pulmonares pequenos sacos formados por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) e cobertas por capilares sanguíneos, no final dos menores bronquíolos.

alvéolos

É o local onde ocorre a hematose pulmonar, a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o meio ambiente e o organismo, através da membrana alvéolo-capilar, que separa o ar do sangue.

Pulmões

Os pulmões são órgãos esponjosos, com 25 cm de comprimento, aproximadamente, sendo envoltos por uma camada de tecido denominada pleura. É nos pulmões onde os brônquios se ramificam, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos.


pulmões

Diafragma

O diafragma é um fino músculo que separa o tórax do abdômen. Nele, a base de cada pulmão se apoia proporcionando, em conjunto com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios.  

Teste os seus conhecimentos com os exercícios sobre sistema respiratório.

O que é Hematose?

A hematose é o processo que acontece nos alvéolos pulmonares e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado. O oxigênio é utilizado pelas células para a realização da respiração celular, o processo no qual a célula produz energia.

Nos alvéolos pulmonares, o gás oxigênio difunde-se para o sangue nos capilares sanguíneos ao seu redor e o gás carbônico, que está no sangue dos capilares, difunde-se para o interior dos alvéolos.

hematose

O oxigênio que passa para o sangue entra nas hemácias e se liga à hemoglobina. Ao se ligar à ela, a oxi-hemoglobina é formada. Esta garante o transporte de oxigênio para as células. O sangue oxigenado segue em direção ao coração, onde será impulsionado para o corpo.

Como ocorre a Respiração?

A inspiração, que ocorre através da contração do diafragma e dos músculos intercostais, proporciona a entrada de ar dentro dos pulmões. O ar inspirado é rico em gás oxigênio (O2).

A expiração, que acontece através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, proporciona a saída de ar do organismo. O ar expirado é rico em gás carbônico (CO2).

como ocorre a respiração

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Acabamos de explicar a Fisiologia do Sistema Respiratório, já falamos sobre outros assuntos que caem nos vestibulares. Veja nosso resumo de biologia para o enem, aprenda a definição de efeito estufa e descubra quais os principais rios brasileiros.

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Agora que você aprendeu o que é Fisiologia do Sistema Respiratório, você também pode ver alguns conteúdos para te ajudar no ENEM. Veja quais são os principais recursos naturais do Brasil, confira as principais características da floresta amazônica e aprenda o que é o pantanal.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador