Biologia

Fisiologia do Sistema Respiratório: órgãos, funções, hematose e respiração

Fisiologia do Sistema RespiratórioFisiologia do Sistema Respiratório

A fisiologia do sistema respiratório é constituída por um par de pulmões e por vários órgãos que circulam o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Os órgãos que fazem parte do sistema respiratório são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos.

Neste resumo sobre a fisiologia da respiração, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um tema para ir diretamente ao conteúdo:

Depois de ler este resumo sobre a fisiologia respiratória, que tal testar o que aprendeu com o Simulado Enem do Beduka? Ele simula o método TRI de correção e é 100% gratuito, aproveite!

O que é a Fisiologia Respiratória?

Ao estudar para os vestibulares, muitos assuntos aparecem com frequência. Dentro da área de biologia, entender a fisiologia do sistema respiratório é extremamente importante para responder questões que surgem sobre o tema.

Um dos nossos objetivos é apresentar informações sobre os mais diversos assuntos para que você chegue bem preparado ao dia da prova no processo seletivo escolhido. Neste resumo vamos abordar toda a fisiologia do sistema respiratório.

O Beduka também já preparou conteúdos de outras matérias que são muito importantes para o ENEM e outros vestibulares. Descubra qual a função do núcleo da célula, veja a definição de aquecimento global e saiba quais são os tipos de energia.

O que é a Respiração?

A respiração é o conjunto de processos de troca do organismo com o ambiente externo que permite a obtenção de gás oxigênio (O2) e a eliminação do dióxido de carbônico (CO2).

A respiração é essencial para manter o bom funcionamento de todo corpo humano, sendo fundamental para a vida. Ela auxilia na eliminação de toxinas que se formam no corpo, equilibrando as funções orgânicas e contribuindo no fortalecimento dos órgãos.

Uma boa respiração, mais lenta e profunda, pode ajudar inclusive a reduzir o estresse e relaxar o organismo, diminuindo as batidas do coração. Uma a respiração correta também auxilia a melhorar a elasticidade dos pulmões, contribuindo na manutenção de um bom equilíbrio entre os gases no corpo.

Quais órgãos fazem parte da Fisiologia do Sistema Respiratório?

Nariz ou Fossas Nasais

Sendo o primeiro componente do sistema respiratório, as fossas nasais são o principal canal de entrada do ar no organismo humano. Nelas, o ar é aquecido, umedecido e filtrado.

Faringe

É o órgão comum aos sistemas respiratório e digestório e está conectado à boca e às fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe antes de atingir a laringe.

fisiologia do sistema respiratório

Laringe

A laringe conduz o ar que se dirige aos pulmões, além de ser o local onde as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar e fundamentais para a fala, se localizam.

A entrada da laringe denomina-se glote. Acima dela há um tipo de “lingueta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Ao ingerir algum alimento, a laringe “sobe” e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso permite que o alimento ingerido não penetre nas vias respiratórias.

Traqueia

A traqueia é um tubo elástico de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro e 12 cm de comprimento, cujas paredes são revestidas por anéis de cartilagem. Possui um epitélio de revestimento muco-ciliar, onde são aderidas bactérias presentes e partículas de poeira que podem estar presentes no ar inalado. Conduzem o ar que vem da laringe até se bifurcarem em sua região inferior, formando os brônquios.

traqueia

Brônquios

Os brônquios são formados por 2 ramificações da traquéia, que se ramificam em tubos cada vez mais finos e chegam até os pulmões, os bronquíolos.

Alvéolos Pulmonares

Os alvéolos pulmonares são pequenos sacos formados por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) e cobertas por capilares sanguíneos, no final dos menores bronquíolos.

alvéolos

É o local onde ocorre a hematose pulmonar, a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o meio ambiente e o organismo, através da membrana alvéolo-capilar, que separa o ar do sangue.

Pulmões

Os pulmões são órgãos esponjosos, com 25 cm de comprimento, aproximadamente, sendo envoltos por uma camada de tecido denominada pleura. É nos pulmões onde os brônquios se ramificam, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos.


Beduka Bolsas Direito
pulmões

Diafragma

O diafragma é um fino músculo que separa o tórax do abdômen. Nele, a base de cada pulmão se apoia proporcionando, em conjunto com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios.  

Teste os seus conhecimentos com os exercícios sobre sistema respiratório.

O que é Hematose?

A hematose é o processo que acontece nos alvéolos pulmonares e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado. O oxigênio é utilizado pelas células para a realização da respiração celular, o processo no qual a célula produz energia.

Nos alvéolos pulmonares, o gás oxigênio difunde-se para o sangue nos capilares sanguíneos ao seu redor e o gás carbônico, que está no sangue dos capilares, difunde-se para o interior dos alvéolos.

hematose

O oxigênio que passa para o sangue entra nas hemácias e se liga à hemoglobina. Ao se ligar à ela, a oxi-hemoglobina é formada. Esta garante o transporte de oxigênio para as células. O sangue oxigenado segue em direção ao coração, onde será impulsionado para o corpo.

Como ocorre a Respiração?

A inspiração, que ocorre através da contração do diafragma e dos músculos intercostais, proporciona a entrada de ar dentro dos pulmões. O ar inspirado é rico em gás oxigênio (O2).

A expiração, que acontece através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, proporciona a saída de ar do organismo. O ar expirado é rico em gás carbônico (CO2).

como ocorre a respiração

Esperamos que com esse guia completo sobre a Fisiologia da Respiração tenha ajudado em seus estudos.

No mais, não deixe de conhecer a oportunidade perfeita que o Beduka tem para você!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre a fisiologia respiratória.

8 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador