Biologia

Saiba qual é a definição de Aquecimento Global

Definição de aquecimento globalDefinição de aquecimento global

O Aquecimento Global é o processo de aumento das temperaturas médias do oceano e da atmosfera da Terra. Confira nesse artigo o que causa e quais são as consequências desse processo.

O ENEM sempre cobra, no caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias, questões relacionadas ao Meio Ambiente. Por isso, é importante saber a definição de aquecimento global, já que esse é um tema recorrente na prova.

Nosso objetivo é apresentar informações sobre os mais diversos assuntos para que você chegue bem preparado ao dia da prova no processo seletivo escolhido. Nesse artigo abordaremos a definição de aquecimento global, suas causas, consequências, etc.

O Beduka também já preparou conteúdos de outras matérias que são muito importantes para o ENEM e outros vestibulares. Aprenda a fazer cálculos estequiométricos, veja a o que é pronome possessivo e descubra o que é um átomo neutro.

Você também pode testar os seus conhecimentos no nosso simulado. É grátis! Antes de entender o conceito de aquecimento global, saiba de um detalhe:

Pode ser que o Aquecimento Global NÃO exista!

Este é um tema controverso. Existem cientistas com argumentos favoráveis e outros que negam a existência do aquecimento global. Atualmente o número de climatologistas que negam o aquecimento global vem crescendo e tem sido cada vez mais difícil sustentar que este fenômeno realmente existe. Por isso é importante você conhecer os dois lados. Pesquise mais sobre!

Aqui temos um professor da USP, um climatologista, explicando porque não acredita no aquecimento global.

Aparentemente as previsões de aquecimento do planeta vem falhando e o aquecimento parece não se concretizar, já que constata-se alguns lugares onde geleiras vem se formando ao invés de derreter, ursos polares aumentam ao invés de entrar em extinção e a temperatura média do planeta não se altera como previsto.

Fato é que o assunto é tema constante nas salas de aulas e tem presença cativa nas provas dos mais diversos vestibulares, por isso vamos abordá-la.

A abordagem abaixo segue o pensamento dos aquecimentistas, ou seja, dos que acreditam na existência de tal fenômeno.

Confira os nossos exercícios sobre aquecimento global e teste os seus conhecimentos sobre o assunto.

Definição de Aquecimento Global

A definição de aquecimento é a de um processo de elevação das temperaturas médias da Terra ao longo do tempo. É este conceito!

Segundo alguns estudos científicos e relatórios de painéis climáticos, essa elevação das temperaturas estaria sendo agravada devido à algumas atividades humanas, provocando problemas atmosféricos e no nível dos oceanos, devido ao derretimento das calotas polares.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão responsável por estudos sobre o aquecimento global, acredita que o cenário para as próximas décadas é de temperaturas ainda mais altas.

O IPCC trabalha basicamente com dois cenários: um otimista e outro pessimista. No primeiro, considerando que os seres humanos consigam diminuir a emissão de poluentes na atmosfera e contenha ações de desmatamento, as temperaturas iriam ser elevadas em 1ºC até 2100. No segundo cenário, as temperaturas poderiam ser elevadas de 1,8 até 4ºC durante esse mesmo período, o que comprometeria boa parte das atividades humanas.

Em um relatório divulgado em 2014 que teve grande repercussão, o IPCC afirma que o aquecimento global seria muito grave e irreversível, provocando a elevação dos oceanos, perdas agrícolas, entre outras inúmeras catástrofes geradas pelas alterações no clima e na disposição dos elementos e recursos naturais.

Causas do Aquecimento Global

causas do aquecimento global

As principais causas do aquecimento global são algumas ações dos seres humanos, como:

  • Aumento da emissão de gases do efeito estufa: esse aumento é causado, principalmente, pelo pelo aumento do uso de combustíveis fósseis (gasolina e diesel).
  • Queimadas de matas e florestas: além de reduzir a quantidade de árvores, que servem como reguladoras da temperatura, as queimadas jogam gases poluentes na atmosfera.
  • Desmatamento: tem ocorrido, principalmente em países em desenvolvimento, como forma de ampliar as áreas para agricultura e pastagem de animais, além da exploração de madeira. Com menos cobertura de árvores e plantas, aumenta a temperatura do meio ambiente.
  • Desenvolvimento urbano sem planejamento: diminui as áreas verdes nas cidades, aumentando a quantidade de concreto. Esse fato favorece a  formação de ilhas de calor.

Além das causas provocadas pelos seres humanos, há também causas naturais que contribuem para o aquecimento global:

  • Aumento da atividade na superfície do Sol, provocando explosões e alta emissão de raios ultravioletas. O Sol atualmente passa por este fenômeno.
  • A água dos oceanos concentra o carbono presente em grande quantidade na atmosfera. Este fato faz aumentar a evaporação e a concentração de gases no ar, aumentando assim o aquecimento global.
  • Alguns cientistas afirmam que o planeta Terra está passando por um período que corresponde ao final de um ciclo glacial, que começou há cerca de 2,5 milhões de anos (estes ciclos ocorrem de tempos em tempos). Neste momento ocorre, naturalmente, o aumento da temperatura global.

Aprende um pouco mais sobre Efeito Estufa!

Consequências do Aquecimento Global

consequencias do aquecimento global

As consequências do Aquecimento Global incluem algumas mudanças estruturais e sociais do planeta provocadas pelo aumento das temperaturas, das quais podemos enumerar:

  • Aumento das temperaturas dos oceanos: O aumento das temperaturas causa desequilíbrio ambiental, atingindo, principalmente, as espécies marinhas.
  • Derretimento das geleiras: Esse derretimento gera uma elevação no nível do mar, que pode gerar inundações nas áreas costeiras. A elevação do nível dos oceanos obriga que a população residente dessas áreas migre para outras localidades – estima-se que pelo menos 200 milhões de pessoas sejam afetados pelo aumento do nível dos oceanos.
  • Aumento do buraco da Camada de Ozônio: Isso gera um aumento da insolação e radiação solar.
  • Intensificação de catástrofes climáticas, tais como furacões e tornados, secas, chuvas irregulares, entre outros fenômenos meteorológicos de difícil controle e previsão;
  • Extinção de espécies, em razão das condições ambientais adversas para a maioria delas.

Como diminuir o Aquecimento Global?

  • Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (biodiesel e etanol).
  • Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. Fazer com que seja obrigatório o uso de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
  • Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
  • Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
  • Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo ou bicicleta.
  • Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
  • Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
  • Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
  • Implementação de programas de reflorestamento e arborização, principalmente nos grandes centros urbanos.
  • Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).

Gostou de aprender a definição de Aquecimento Global? Comente e compartilhe. Siga o Beduka no Facebook e no Instagram.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de explicar a definição de Aquecimento Global, já falamos aqui sobre outros assuntos que caem no vestibular. Aprenda um pouco mais sobre física ondulatória, aprenda geometria e faça algumas questões sobre a Era Vargas.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Agora que você sabe a definição de Aquecimento Global, você também pode acessar outros conteúdos do Beduka que foram feitos para te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Veja os principais autores da primeira fase do modernismo, descubra os principais recursos naturais do Brasil e saiba quais os principais elementos do texto narrativo.

Você também pode se preparar com o plano de estudos do Beduka. O plano de estudos gratuito mais completo da internet.

Você acabou de conferir uma breve explicação sobre a definição de Aquecimento Global, aproveite para fazer alguns exercícios que te ajudarão nos vestibulares:

Gostou do nosso texto sobre definição de Aquecimento Global? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador