Matemática

Como aprender geometria do zero? Vem conferir as dicas!

Como aprender geometria?Como aprender geometria?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A geometria é uma área da matemática que lida com desenhos. Nela nós estudamos as formas, tamanhos, posição relativa de figuras e as propriedades dos espaços. Quer saber como aprender essa matéria bastante recorrente nos principais vestibulares (inclusive no ENEM)? Leia nosso artigo e tenha suas dúvidas sanadas!

A gente sabe, Geometria é um daqueles assuntos que algumas pessoas têm até medo de começar a estudar, pois já acham que não vão entender nada. É hora de interromper este tipo de pensamento!

Matemática é uma das exigências básicas em qualquer processo seletivo. Então, para te ajudar, hoje nós vamos explicar sobre como aprender geometria do zero!

Mesmo que você não seja lá tão fã dos assuntos de exatas, é importante estudá-la porque sempre cai no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos mais importantes vestibulares do Brasil. 

Fique atento. Separe um caderno e lápis/caneta para fazer as suas anotações. Neste post, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é a Geometria?
  2. Quais são os tipos de Geometria?
  3. Como aprender geometria para o Enem? 4 passos!
  4. O que estudar de Geometria básica?

O que é a geometria?

A geometria é uma área da matemática que estuda as dimensões, formas e posições das figuras. É uma das disciplinas mais antigas que existem, desde o século VII A/C.

Naquela época, a geometria era muito utilizada para solucionar questões relacionadas à astronomia. E não é atoa que a sua prova parece coisa de outro planeta! Hahaha.

  • Organize seu tempo de estudos com o Plano de Estudos Beduka! Com ele você conseguirá encaixar uma rotina eficaz de estudos junto aos demais afazeres do dia.

Quais são os 3 tipos de geometria?

Um dos primeiros passos para entender como aprender geometria é compreender os seus diferentes tipos. Cada uma estuda um aspecto da figura. 

Vamos ver:

Geometria plana

A geometria plana é a área da matemática que estuda as figuras de duas dimensões: altura e largura. É como uma folha do caderno, só possui uma superfície!

Estamos falando das formas que podem ser representadas no plano cartesiano. Provavelmente, você já ouviu falar delas: retângulos, quadrados, círculos, triângulos, etc. 

É nessa matéria que estudamos os conceitos, posição e estrutura das formas. Também entendemos os conceitos básicos de ponto, reta, plano e ângulo.

Por fim, veremos como calcular altura, área e perímetro. Você sabe o que é cada uma dessas coisas? Se não, nós é só ler o nosso artigo.

Dentro da geometria plana, temos algumas fórmulas e leis bem conhecidas no mundo matemático, como:

Geometria Espacial

A Geometria Espacial é a área da matemática que estuda os sólidos geométricos. Esses são as formas que construímos com 3 dimensões: altura, largura e profundidade.

Por isso, surge a novidade de calcular não só a área total, mas também o volume do sólido. Exemplos clássicos de figuras estudadas na geometria espacial são: pirâmidecones e cilindros!

Geometria Analítica

A Geometria analítica é a área da matemática que estuda as figuras da geometria plana usando expressões algébricas.

Isso significa que as relações entre ponto, reta e circunferência podem ser dadas por equações e pares de coordenadas no plano cartesiano!

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Por isso mesmo, ela também pode ser chamada de geometria de coordenadas ou geometria cartesiana.

É importante ter um certo domínio da geometria analítica não apenas para as questões de geometria em si, mas também para as perguntas sobre física. Alguns cálculos do plano cartesiano podem informar valores de tempo e velocidade.

  • Viu como aprender geometria pode ficar menos difícil se você se organizar e entender área por área?

Estude bastante, faça muitos exercícios e assim conseguirá ir bem nas provas! Inclusive, você pode treinar com o Simulado Beduka, é gratuito e pode ser personalizado com as matérias da sua escolha!

Como aprender geometria para o ENEM? 4 passos!

Você vai prestar o ENEM e está nervoso com relação às questões de geometria que irão cair na prova de Matemática e Suas Tecnologias?

Preste atenção nas dicas que daremos a seguir para que esteja mais preparado para enfrentar a prova:

  • Saiba como interpretar a movimentação e a localização dos objetos disponíveis no ambiente tridimensional, assim como a forma na qual eles estão representados no espaço bidimensional

como aprender geometria para o enem tridimensional e bidimensional

  • Aprenda a relacionar a geometria e seus conhecimentos aos problemas encontrados no dia a dia, promovendo soluções

geometria e problemas do dia-a-dia

  • Entenda as características de figuras espaciais e planas

geometria para o enem figuras espaciais e planas

  • Consiga reconhecer as questões com problemas que precisam dos conhecimentos geométricos para serem resolvidas

conhecimento geométrico

Nós também escrevemos um texto te contando como interpretar os problemas matemáticos.

E mais: você pode descobrir qual é a melhor maneira de estudar Matemática!

Os principais assuntos de Geometria Básica

Se ainda não estiver bom, você pode saber o que estudar em matemática básica para Geometria Plana e Espacial. Veja só os principais assuntos:

Gostou do nosso resumo sobre como aprender Geometria? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.