Matemática

Você sabe o que são ângulos congruentes? Vem conferir com a gente a explicação completa!

O que são ângulos congruentes - aprenda tudo sobre o assunto!O que são ângulos congruentes? Aprenda tudo sobre o assunto!

Os ângulos congruentes são aqueles que possuem o mesmo valor. Eles podem estar dentro de uma mesma figura ou em outras diferentes, mas se forem congruentes sempre terão a mesma medida. Contudo, para compreender totalmente o que são ângulos congruentes, é bom que você saiba a definição de ângulos e quais os outros tipos existentes! 

Fique conosco, pois neste artigo sobre o que são ângulos congruentes, você ainda encontrará:

  1. O que são ângulos 
  2. O que são ângulos congruentes e quais os outro tipos de ângulos
  3. Ângulos congruentes em polígonos
  4. Propriedades relacionadas
  • Estudando para as provas? Conheça nosso Simulado gratuito, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que são ângulos 

Ângulos são um tipo de medida que representa a abertura entre duas retas ou semi retas, ou seja, o espaço que há entre elas ou, ainda, sua inclinação. Eles costumam ser medidos na unidade de graus (°), mas também podem ser medidos em radianos.

Assim como foi definido que 1 km é igual a 1000 metros, nós trabalhamos com a definição de que 1 grau corresponde a 1/360 parte. Isso porque o espaço máximo que há entre duas retas corresponde a uma volta completa, e foi definido que uma volta completa equivale a 360°.

Observe a figura abaixo para esclarecer:

O-que-são-ângulos-imagem-motrando-os-tipos-e-principais-ângulos-e-quanto-vale-uma-volta-completa-no-ciclo-trigonométrico

O que são ângulos congruentes

A congruência é um conceito da geometria e pode ser aplicada em vários contextos. Independente disso, “congruente” sempre significa “igual”. No caso dos ângulos, eles serão congruentes se, sobrepostos um sobre o outro, todos os seus elementos coincidem. Isso será a prova de que eles possuem valores iguais.

Algumas figuras já são formadas por este tipo de ângulo, veja:

Paralelogramos-triangulos-isosceles-e-triangulos-equiláteros-formas-geometrica-feitas-com-angulos-congruentes-na-estrutura-1
  • Nos paralelogramos, os pares de ângulos opostos são sempre congruentes.
  • Num triângulo equilátero, todos os lados e ângulos são congruentes.
  • Nos triângulos isósceles, apenas os lados iguais e os ângulos da base são congruentes.

Ângulos congruentes em polígonos

Os polígonos são figuras fechadas, como os mostrados acima, e possuem várias classificações. Quando falamos em polígonos regulares convexos significa que possuem todos os lados iguais e os ângulos também, ou seja, suas propriedades internas são todas congruentes.

Ainda sim, se pegarmos 2 hexágonos de tamanhos diferentes, eles serão congruentes nos ângulos, mas não nos lados. Isso porque o ângulo não é uma medida de extensão das formas, e sim do espaço entre retas. Portanto, está relacionado a estrutura da forma e não ao tamanho dela. Veja:

angulos-congruentes-em-poligos-de-diferentes-tamanhos-hexagonos-de-diferentes-tamanhos

Outros tipos de ângulos

Da mesma forma que fizemos esta classificação e sua definição, há outras importantes de se conhecer:

  • Complementares: dois ângulos que quando somados formam 90° ( ex: 30° e 60° , 50° e 40°, etc)
  • Suplementares: dois ângulos que quando somados formam 180° ( ex: 80° e 100° , 150° e 30°, etc)
  • Replementares: dois ângulos que quando somados formam 360° ( ex: 300° e 60° ,  160° e 200°, etc)
  • Opostos pelo vértice (OPV): dois ângulos que são opostos em um mesmo vértice sempre serão congruentes!

Matérias relacionadas

Qual o motivo de tantas classificações? Não se assuste! Tudo isso é o beabá da geometria. Existem matérias que vemos em sequência e que precisam sempre desses conceitos para estudar as figuras. 

Matérias como Semelhança de triângulos são um bom exemplo disso. Até mesmo algumas questões de vestibulares podem cobrar questões de trigonometria e apresentar esses conceitos em sua descrição. 

Dentro da própria geometria básica existem alguns fenômenos que dependem desses conceitos, como as Bissetrizes. Elas são retas que, quando traçadas em cima de um ângulo qualquer, dividem ele em 2 iguais (sua metade)! Portanto, dizemos que as bissetrizes dividem um ângulo em outros 2 congruentes.

Viu como é importante? Fique atento a eles e não esqueça jamais! Se esquecer, volta aqui pra estudar de novo com a gente!

Gostou do nosso artigo sobre o que são ângulos congruentes? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!  

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador