Matemática

Como aprender geometria?

Como aprender geometria?Como aprender geometria?

A geometria é uma área da matemática que se refere à questões de forma, tamanho e posição relativa de figuras e com as propriedades dos espaços. Quer saber como aprender essa matéria bastante recorrente nos principais vestibulares, inclusive no ENEM? Leia nosso artigo sobre o tema e tenha suas dúvidas sanadas.

Matemática é uma das exigências básicas em qualquer processo seletivo. Hoje vamos explicar sobre como aprender geometria, tema que trata das formas geométricas, volume, comprimento e área.

Mesmo que você não seja lá tão fã dos assuntos da área de exatas, é importante compreender os assuntos que são cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos mais importantes vestibulares do Brasil.

Geometria é um daqueles assuntos que algumas pessoas têm até medo de começar a estudar, pois já acham que não vão entender nada. É hora de interromper este tipo de pensamento!

Aqui no Beduka já abordamos outros temas da matemática. Falamos sobre trigonometria no triângulo retângulo, explicamos o que são os sólidos geométricos, como transformar número decimal em fração e, desta vez, vamos ensinar como aprender geometria.

Fique atento. Separe um caderno e lápis/caneta para fazer as suas anotações. Neste post, daremos algumas dicas sobre como aprender geometria e quais os seus conceitos básicos para que você se sinta ainda mais estimulado a estudar de maneira aprofundada e se destacar com uma boa pontuação das provas.

O que é a geometria?

A geometria é uma área da matemática que estuda as dimensões, formas e posições dos objetos. É uma das disciplinas mais antigas que existem, datando do século VII A/C.

Naquela época, a geometria era muito utilizada para solucionar questões relacionadas à astronomia.

Como aprender geometria para o ENEM?

Se você vai prestar o ENEM e está nervoso com relação às questões de geometria que irão cair na prova de Matemática e Suas Tecnologias, preste atenção nas dicas que daremos a seguir para que esteja mais preparado para enfrentar a prova:

  • Saiba como interpretar a movimentação e a localização dos objetos disponíveis no ambiente tridimensional, assim como a forma na qual eles estão representados no espaço bidimensional

como aprender geometria para o enem tridimensional e bidimensional

  • Aprenda a relacionar a geometria e seus conhecimentos aos problemas encontrados no dia a dia, promovendo soluções

geometria e problemas do dia-a-dia

  • Entenda as características de figuras espaciais e planas

geometria para o enem figuras espaciais e planas

  • Consiga reconhecer as questões com problemas que precisam dos conhecimentos geométricos para serem resolvidas

conhecimento geométrico

Quais são os tipos de geometria?

Um dos primeiros passos para entender como aprender geometria é compreender a lista abaixo dos três tipos que precisam ser estudados:

1 – Geometria plana – Esta área estuda as formas geométricas que não contém volume. Como exemplo, podemos citar as circunferências, os triângulos, os retângulos, os quadriláteros, entre outros. Eles são chamados de polígonos.

O cálculo da geometria plana envolve a área, os lados e o perímetro da figura em questão. Entender a relação entre os ângulos e as diversas medidas da forma é fundamental.

Dentro da geometria plana, temos algumas fórmulas e leis bem conhecidas no mundo matemático, como:

Como aprender geometria - Pitagoras

  • Teorema de Pitágoras (a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa)

Como aprender geometria - Cosseno

  • Lei dos Senos e dos Cossenos, usadas para calcular as medidas de qualquer tipo de triângulo

2 – Geometria espacial – Como seu nome sugere, é a área que estuda as formas geométricas no espaço. Isso significa que ela analisa as figuras com três dimensões (altura, comprimento e largura). Além disso, são apenas as formas da geometria espacial que possuem volume.

Um exemplo clássico de uma figura estudada na geometria espacial é o prisma, que é formado por duas bases e retângulos. Podemos mencionar também as pirâmides, as esferas, os cubos, os cilindros, os paralelepípedos e os cones.

3 – Geometria analítica – Este segmento usa o plano cartesiano para resolver questões matemáticas. Ela é o tipo de geometria que mais pode assustar os estudantes, pois mistura os cálculos geométricos com a álgebra.

É importante ter um certo domínio da geometria analítica não apenas para as questões de geometria em si, mas também para as perguntas sobre física, pois alguns cálculos do plano cartesiano podem informar valores de tempo e velocidade.

Os conceitos fundamentais para este tipo de geometria são os de ponto, reta e plano:

  • um ponto estabelece uma localização no espaço
  • uma reta é o agrupamento de vários pontos
  • um plano é o conjunto sem fim com 2 dimensões

Temos aqui uma lista de exercícios sobre geometria analítica, que tal testar os seus conhecimentos? Clique aqui.

Além disso, o Beduka se preocupa com o seu bom desempenho no ENEM e preparou uma série de dicas para você:

Viu como aprender geometria pode ficar menos difícil se você se organizar e entender área por área? Estude bastante, faça muitos exercícios e assim conseguirá ir bem nas provas!

O Beduka é um buscador gratuito de cursos e faculdades, particulares e públicos, com uma relação completa de todas as instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Aqui, além de compreender como aprender geometria, você tem a possibilidade de criar seu próprio plano de estudos, conferir os livros indicados para o ENEM, ver dicas de como produzir uma redação nota 1.000 e também aprende como escolher o curso certo.

Gostou do nosso conteúdo sobre como aprender geometria? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Baixer o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador