Matemática

Resumo de matemática básica: o simples pode ser decisivo!

Resumo de matemática básica o simples pode ser decisivoResumo de matemática básica: o simples pode ser decisivo!
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os estudantes costumam ficar muito preocupados com assuntos difíceis, mas calma lá! Você pode até entender os conceitos mais complexos, mas se esquecer alguma vírgula na conta de divisão ou alguma propriedade de potência, o exercício todo irá falhar… Por isso, fizemos um resumo de matemática básica, onde você confere se tem o mínimo para avançar!

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é considerado matemática básica?
  2. Quais são os assuntos de matemática básica?
  3. Quais são as matérias básicas da Álgebra?
  4. Quais são os conteúdos mais básicos de Geometria?
  5. Atenção!
  6. O que cai de matemática básica no Enem?

Organize seu tempo de estudos com o Plano de Estudos Beduka! É gratuito e você conseguirá encaixar uma rotina de estudo eficaz junto aos demais afazeres.

O que é considerado matemática básica?

Vamos usar um pouquinho de português para responder essa pergunta: o adjetivo “básico” vem da palavra “base”, ou seja, aquilo onde apoia outras coisas. É algo que serve de suporte.

Portanto, a Matemática Básica engloba as habilidades, conceitos e operações mais simples. Isso porque será usada como ferramenta para avançar nos assuntos mais profundos da matemática! Veja só:

O que você aprende primeiro na escola, adição ou multiplicação? Adição, certo? Essa ordem não é aleatória. Você aprende adição primeiro porque a multiplicação nada mais é que várias adições de vários algarismos iguais.

Por exemplo: Dizer que 2 x 3 = 6 é a mesma coisa que somar 2 com 2 três vezes seguidas. Aí obteremos 6 como resultado. Viu ? No fim das contas, multiplicação é só um aprofundamento da adição. E saiba que na matemática tudo é assim!

Normalmente, a base é a aritmética (parte totalmente numérica) que é aplicada para desenvolver os conceitos da álgebra (conta com letras) e da geometria (contas em figuras). A matemática básica pode aparecer até na física, química, biologia e geografia!

Ela é aquela que estudamos desde a nossa infância até o fundamental, e é essencial ter uma base totalmente entendida e dominada. Se não, você pode até saber os conceitos mais difíceis, mas não será capaz de acertar as contas e errará por “bobeira”.

Quais são os assuntos de matemática básica?

Não subestime a matemática, achando que já sabe tudo sobre esses assuntos. Você pode ter se esquecido de uma propriedade ou detalhe que pode custar sua aprovação…

É melhor dar uma conferida em cada resumo de matemática básica que colocamos abaixo:

Quais são as matérias básicas de Álgebra?

Depois de todos esses conceitos super básicos estarem bem consolidados, nós começamos a ver os assuntos básicos da álgebra:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Quais são os conteúdos mais básicos de Geometria?

Por fim, também temos os assuntos mais básicos da geometria:

Atenção!

Por incrível que pareça, esses são os assuntos mais básicos sim. A matemática é um universo gigantesco, cheio de diferentes tipos de geometria, diferentes tipos de funções e tudo cada vez mais complexo!

Não se preocupe, nós também temos os artigos desses assuntos mais profundos no site. Ficará mais simples de entendê-los quando você tiver dominado o básico.

Eles também costumam aparecer nas provas de vestibular. Então é bom estudar tudinho na ordem certa e treinar bastante com o nosso Simulado ENEM, é gratuito!

Matemática básica no Enem. O que mais cai?

Nós já fizemos um artigo contando as matérias que mais caem no Enem. Também já falamos das dicas sobre como estudar matemática! 

Porém, já vamos te adiantar algumas coisas para você ficar por dentro e saber o que vai encontrar na maioria das vezes:

  • Funções – 6,7%;
  • Estatística – 6,2%;
  • Probabilidade – 5,3%;
  • Áreas e volume (figuras planas e espaciais) – 4,9%;
  • Análise combinatória – 4,4%;
  • Circunferências – 4%;
  • Equações do segundo grau e inequações – 3,6%;
  • Logaritmos – 2,7%.

Gostou do nosso resumo de matemática básica? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários