Matemática

Aprenda a fazer conversão de medidas: os principais tipos + exemplos!

Descubra como fazer conversão de medidas!Descubra como fazer conversão de medidas!
Kit Aprovação Enem 2022

A conversão de medidas é um conjunto de operações que nos permite expressar o mesmo número usando unidades de medida diferentes. Isso é muito importante quando queremos converter quilogramas para gramas ou decímetros cúbicos para litros, por exemplo.

Neste artigo sobre Conversão de medidas, você encontrará:

  1. O que é Conversão de medidas 
  2. Qual a importância disso
  3. Como fazer conversão: comprimento, massa, volume, área, temperatura
  4. Sistema Internacional de Unidades
  • Estudando para as provas? Conheça o melhor Simulado gratuito do Brasil, que pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

O que é Conversão de medidas?

A conversão de medidas é um conjunto de operações que serve para “traduzir” um número. Por meio dela conseguimos expressar a mesma quantidade de coisas, só que usando unidades diferentes.

Desde que nascemos somos acostumados a lidar com diferentes medidas ou grandezas. Elas devem ser acompanhadas de uma abreviação que indica a unidade de medida.

As primeiras medidas listadas fazem parte do nosso cotidiano. As últimas são estudadas especificamente na física e na química. Observe:

Exemplos de medidas

  • Medida de Comprimento: usamos para saber “quanto mede” algo, ou seja, seu tamanho ou distância. Unidades: metro (m), quilômetro (km), centímetro (cm)…
  • Medida de Massa: usamos para saber “quanto pesa” algo. Unidades: grama (g), quilograma (kg), tonelada (t)…
  • Medida de Volume: usamos para saber qual a capacidade, ou seja, qual o espaço ocupado pelo objeto em questão. Unidades: litro (L), mililitro (ml)…
  • Medida de Tempo: usamos para medir a passagem do tempo e ter noção dos acontecimentos. Unidades: ano, milênio, década, dia, horas (h), minutos (min)…
  • Medida de Temperatura: usamos para saber o quão “quente ou frio” algo está. Unidades: celsius (c°), fahrenheit (f°), kelvin (k°)…
  • Outras medidas: corrente elétrica (A – ampères), intensidade luminosa (cd), quantidade de substância (Mol), etc.

Como você deve ter observado, uma mesma grandeza pode ser representada por diferentes unidades. Isso acontece porque existe uma ordem entre as unidades, fazendo com que estejam relacionadas em diferentes escalas

Como assim? Veja este exemplo:

Se você fosse medir o trajeto da casa de João até a escola com uma régua, o resultado seria algo como 300.000 cm. Seria muito trabalhoso medir, entender e fazer contas com esse número! 

Portanto, é mais fácil dizer que o resultado é 3 km, ou seja, usar uma ordem que se adeque ao contexto.

Qual a importância da conversão de medidas?

Você já sabe que as línguas são diferentes dependendo dos países. Da mesma forma, as unidades de medida também são! Embora todos se refiram às mesmas grandezas, cada país pode adotar uma unidade própria. 

Você deve se lembrar de algum filme em que a pessoa pegou um termômetro marcando 72°F e isso te pareceu estranho! Ou até mesmo as placas de trânsito norte-americanas escritas em milhas, não quilômetros.

Já que o sistema de medição que usamos no dia a dia não é padronizado, é importante ter noção de como realizar a conversão. Assim, se você realizar uma viagem para outro país ou ter contato com algo de cultura estrangeira, saberá a que se refere!

Outro ponto é que talvez você precise fazer a conversão de uma ordem para outra no seu dia a dia mesmo. Se você cozinha, costura ou realiza outras atividades do tipo, é importante ter essas noções básicas!

Por fim, a conversão de medidas é muito usada nas questões dos vestibulares. Para se preparar bem para as provas, você precisa saber dessa matéria!

Como fazer a conversão de medidas?

Para fazer a conversão de medidas, você precisa conhecer as grandezas, suas unidades e ordens. Depois, precisa ter noções de matemática básica como operações de multiplicação, divisão e proporção. Por fim, entenda o contexto específico do que você precisa converter e mãos à obra! 

Nos próximos tópicos, vamos te dar exemplos resolvidos de conversões de cada grandeza. Mas não se esqueça de que algumas delas precisam de fórmulas porque são específicas da física ou da química!

Conversão das unidades de Comprimento

regua-do-sistema-metrico-e-como-fazer-a-conversão-das-ordens

No Brasil, usamos o sistema métrico de medida. Isso significa que a nossa principal unidade é o metro (m) e as escalas de ordens derivam dele. 

Podemos construir uma tabela das ordens do sistema métrico que vai facilitar quando precisarmos converter. Ela possui 7 colunas sendo que no meio está o metro, à direita estão as ordens menores e à esquerda estão as ordens maiores

Assim:

Quilômetro (km) > hectômetro (hm) > decâmetro (dam) > metro (m) > decímetro (dm) > centímetro (cm) > milímetro (mm).

  • Para iniciar a conversão, posicionamos a unidade do número inicial embaixo da unidade de medida que ele representa. Se for o número 234,5 dm significa que o 4 fica embaixo da casa do dm, o 5 fica na casa do cm, o 3 fica na casa do m e o 2 fica na casa do dam.
  • Se queremos converter esse número para 1 ordem menor, basta multiplicá-lo por 10. Se forem 2 ordem menores, multiplicamos por 100 e assim por diante. Portanto 234,5 dm = 2345 cm = 23450 mm.
  • Se queremos transformar um número em 1 ordem maior, basta dividi-lo por 10. Se forem 2, dividimos por 100 e assim por diante. Portanto 234,5 dm = 23,45 m = 2,345 dam = 0,2345 hm = 0,02345 km.

Macete! Você deve ter notado que:

  • Converter para uma ordem menor é mover a vírgula do número inicial para a direita. Cada número pulado pela vírgula representa uma casa/coluna andada.
  • Converter para uma ordem maior é mover a vírgula do número inicial para a esquerda. Cada número pulado pela vírgula representa uma casa/coluna andada.
  • Sempre que pularmos casas e houver espaços em branco, completamos com um “0”

As coisas serão diferentes se quisermos fazer a conversão entre unidades de medidas diferentes. 

Por exemplo, no Brasil usamos o metro para o comprimento, mas há quem use polegadas, pés, milhas, etc. Neste caso, você trabalhará com o conceito de escala, usando uma regra de três.

Exemplo: 

João sabe que 1 m = 3.2808 Pés (ft). Ele mede 1,82 m de altura e quer saber quanto isso vale em pés. O valor correto encontrado por João foi de?

Resolução:

regra-de-tres-para-conversão-de-pes-e-metros

O valor correto a ser encontrado é de, aproximadamente, 5,97 pés (ft).

Conversão de unidades de Área

A área é um conceito que vemos na geometria plana, ela é uma forma específica de medir o comprimento. Porém, como ela é encontrada ao multiplicar duas dimensões (altura e largura), o sistema métrico fica todo ao quadrado (m²).

Ele vai funcionar parecido com a conversão de comprimento que aprendemos aí acima. A única diferença é que cada 1 casa/ordem corresponderá a 2 “mexidas” de vírgula.  Isso acontece porque o sistema está todo ao quadrado.

Exemplo: km² > hm² > dam² > m² > dm² > cm² > mm²

  • 45 dam² = 4.500 m² = 450.000 dm²
  • 4500 mm² = 45 cm² = 0,45 dm² = 0,0045 m²

Conversor de medidas de volume

O volume é um conceito que vemos na geometria espacial, e também é uma forma específica de medir o comprimento. Porém, como ele é encontrada obtido ao multiplicar três dimensões (altura, largura e profundidade), o sistema métrico fica todo ao cubo (m³).

Ele vai funcionar parecido com a conversão de comprimento. A única diferença é que cada 1 casa/ordem corresponderá a 3 “mexidas” de vírgula.  Isso acontece porque o sistema está todo ao cubo.

Exemplo: km³ > hm³ > dam³ > m³ > dm³ > cm³ > mm³

  • 3 dam³ = 3.000 m³ = 3.000.000 dm²
  • 3000 mm³ = 3 cm³ = 0,003 dm³ = 0,000003 m³

ATENÇÃO!

O volume ou capacidade pode ser medido em duas unidades diferentes: m³ ou L. Também existe uma correspondência entre eles. 

Beduka Bolsas Direito
  • Você deve decorar que 1dm³ = 1L ou que 1m³ = 1000L.

Se precisar fazer essa conversão entre unidades, lembre-se de decorar esse valor e fazer a regra de três.

Um último ponto importante é lembrar que o L também tem uma escala de ordens. Mas ele não está ao cubo, então a conversão entre as ordens do litro funciona como a primeira que vimos: Kl > hl > dal > L > dl > cl > ml.

Conversão de medidas de massa

No Brasil e em grande parte do mundo, o quilograma (kg) é a unidade fundamental de massa. Como as outras, ela também tem uma ordem de unidades:

Quilograma (kg) > hectograma (hg) > decagrama (dag) > grama (g) > decigrama (dg) > centigrama (cg) > miligrama (mg).

O raciocínio para se transformar as medidas é o mesmo que vimos acima:

  • Converter para uma ordem menor é mover a vírgula do número inicial para a direita. Cada número pulado pela vírgula representa uma casa/coluna andada.
  • Converter para uma ordem maior é mover a vírgula do número inicial para a esquerda. Cada número pulado pela vírgula representa uma casa/coluna andada.
  • Sempre que pularmos casas e houver espaços em branco, completamos com um “0”

Exemplo:

89 kg = 890 hg = 8900 dag = 89000 g

e

50 mg = 5 cg = 0,5 dg = 0,05 g

As coisas serão diferentes se quisermos fazer a conversão entre unidades de medidas diferentes. Por exemplo, no Brasil usamos o quilograma para medir a massa, mas há quem use libras. Neste caso, você trabalhará com o conceito de escala, usando uma regra de três.

Lembre-se: 1 libra = 0,45359237 kg ou 453,59237 g.

Conversão de medidas de temperatura

Existem 3 escalas de temperatura: Celsius, Kelvin e Fahrenheit. No Brasil, nós usamos o Celsius mas na física sempre é importante utilizar Kelvin. 

Há possibilidades de conversão entre todas e usamos fórmulas para isso! Nós temos um artigo específico das escalas termométricas, mas fique com o resumo:

  • Celsius e Kelvin

Usamos a fórmula TK = TC + 273

TK = temperatura em Kelvin  

TC = temperatura em Celsius

Fórmula-de-conversão-da-medida-de-temperatura-kelvin-e-celsius
  • Celsius e Fahrenheit

Usamos a fórmula TC/5 = (TF – 32)/9

TC = temperatura em Celsius

TF = temperatura em Fahrenheit

Fórmula-de-conversão-da-medida-de-temperatura-fahrenheit-e-celsius
  • Kelvin e Fahrenheit

Para você não ter que gravar mais uma fórmula, nossa dica é passar a temperatura Kelvin ou Fahrenheit (depende do exercício) para graus Celsius e aplicar uma das fórmulas que já conhece! 

Outros valores úteis

Existem algumas conversões que você terá que fazer com muita frequência ao longo da vida de estudante. Portanto, é mais fácil você decorá-las para bater o olho e só aplicar uma regra de três.

São elas:

  • 1 m³ equivale a 1000 litros
  • 1 Kg equivale a 10 N (no planeta Terra)
  • 1 m/s equivale a 3,6 km/h
  • 1 tol equivale a 1000 kg

Como há vários tipos de conversão de medidas, a melhor maneira para você aprender todos os conceitos é fazendo muitos exercícios! Assim você vai treinando e acostumando seu cérebro.

  • Se você tiver com pressa e puder usar a internet, basta acessar alguns sites que fazem a conversão automaticamente para você! Um exemplo é o Conversão de medidas online!

Sistema Internacional de Unidades

Imagine que um cientista brasileiro descobriu algo e um cientista europeu pode ajudar na pesquisa. Oras, eles precisam usar a mesma unidade para que seus experimentos deem certo e fiquem em sincronia!

Da mesma forma, quando estamos na escola ou na faculdade estudando os experimentos e teorias, todos os alunos do mundo precisam aprender na mesma linguagem.

Portanto, foi criado um Sistema Internacional de Medidas. Ele tem o objetivo de padronizar as unidades básicas das diversas grandezas em todo o mundo. 

Portanto, lembre-se: se não vier escrito na questão qual a unidade que você deve adotar para expressar seu cálculo, sempre use as do Sistema Internacional. Eles definiram 7 grandezas fundamentais e suas unidades. São elas:

  • Tempo em segundos (s)
  • Massa em quilograma (Kg)
  • Comprimento em metro (m)
  • Temperatura em kelvin (°K)
  • Quantidade de matéria em mol (mol)
  • Corrente elétrica em ampere (A)
  • Intensidade luminosa em candela (cd)

Ou seja, as outras grandezas são todas derivadas dessas básicas. Portanto, quando estivermos falando de velocidade na física, usaremos o m/s, não o km/h como estamos acostumados no dia a dia. A aceleração será m/s², as constantes da termodinâmica sempre envolverão °K e assim por diante.

Algumas grandezas não tem uma unidade específica se as analisarmos isoladas. A energia, por exemplo, pode ser usada em uma conta e ser expressa em joules (J) no contexto de trabalho dos gases. Mas pode ser expressa em watts (W) quando estiver relacionada à potência. Quando estudamos energia elétrica, as unidades são outras….

  • Assim, você precisa estudar com muita atenção cada área da física e da química para saber qual unidade usar em cada contexto!

Gostou do nosso artigo sobre a conversão de medidas? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Instagram do Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador