Dicas

Qual a melhor maneira de estudar Matemática? 8 dicas!

8 Dicas para saber qual é a melhor maneira de estudar Matemática!8 Dicas para saber qual é a melhor maneira de estudar Matemática!

É curioso que, ao falar em matemática, as pessoas sentem amor ou ódio! Mais intrigante é saber que muitas pessoas a odiavam, mas quando finalmente a entenderam, passaram a amar! Ela está na base de qualquer prova importante, então nós vamos te mostrar 8 dicas sobre qual a melhor maneira de estudar Matemática!

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é Matemática?
  2. Por que é importante estudar Matemática?
  3. As 8 dicas imperdíveis para estudar Matemática da melhor forma!
  4. Afinal, qual a melhor maneira de estudar Matemática?

O que é a Matemática?

A Matemática é a área do conhecimento que estuda as propriedades e relações lógicas entre quantidades e valores. O mais interessante é notar que o ser humano criou uma linguagem própria com entidades abstratas. 

Como assim? 

Os números e figuras geométricas são abstratos porque você não se esbarra com o “número dois” por aí! Estes são conceitos criados para corresponder a algo que existe, como um tamanho.

Incrível não é? Muita gente acha a matemática difícil porque não entende muito bem o papel dela. Mas ela é a ferramenta que usamos para ajudar a organizar a realidade e trabalhar em cima dela de forma eficiente.

Por que é importante estudar Matemática?

Sem o cálculo, não haveria a datação na história, a contagem de população na geografia, os experimentos na química ou o estudo de genética na biologia!

Sequer poderíamos fazer as invenções da física ou construir prédios. Também não haveria um comércio organizado, as receitas das comidas deliciosas, ou o controle dos gastos que saem do nosso bolso!

Percebeu? Saber matemática é essencial para se dar bem no dia a dia! Seja nas pequenas ou nas grandes coisas.

Quem domina a matemática e entende quando usar cada uma de suas ferramentas, tem mais chance de ser bem sucedido em todas as partes da vida.

É verdade que há o lado mais prático da coisa: a Matemática é a estrela dos vestibulares. Então, também é preciso conhecê-la se queremos alcançar o sonho de entrar em uma universidade!

8 Dicas de como estudar Matemática da melhor maneira!

Estudar matemática pode ser mais fácil do que aparenta! 

Os 3 pontos de partida para estudar qualquer assunto são:

  • Conhecer o que se estuda;
  • Entender como é o seu processo de aprendizagem;
  • Ter interesse e dedicação.

Uma vez que você tem todos esses elementos, podemos usar algumas dicas para facilitar a aprendizagem e fazê-la acontecer da melhor maneira possível!

Por isso, veja 8 dicas para estudar Matemática do melhor modo:

#1 Estude os principais assuntos com conteúdos confiáveis!

Toda pessoa que estuda procura um conteúdo de qualidade e de confiança. Ainda mais se estamos falando de uma prova. Aqui no site do Beduka, você encontra artigos das principais matérias, escritos por professores e revisados constantemente. 

Se você quer saber quais foram os principais assuntos cobrados em Matemática nos últimos vestibulares, está na mão:

#2 Tenha uma base forte!

A Matemática é uma ciência lógica e isso significa que uma coisa puxa a outra. É como uma locomotiva: se você tiver o primeiro vagão forte, é mais fácil transportar os outros.

Não adianta saber os conceitos da Trigonometria se, na hora de calcular, errar a operação de divisão, porcentagem, regra de três, etc…

Portanto, você precisa dominar os conceitos básicos antes de qualquer coisa! Veja quais são eles:

#3 Nunca tenha vergonha de errar e sempre busque consertar!

É comum que os estudantes errem algumas coisas por falta de atenção e até mesmo por não ter uma boa base. O problema é que alguns alunos se sentem envergonhados em pedir uma explicação, dizer que não entendeu, etc.

Não faça isso! É melhor enfrentar a vergonha do que deixar a explicação passar. Ela pode custar a sua aprovação…

Você já ouviu aquele ditado: “Às vezes, é preciso dar 1 passo para trás para conseguir avançar 2”?

No caso da matemática ele é bem verdadeiro!

Por isso, sempre pergunte se tiver dúvida, preste atenção em cada explicação e não deixe para estudar depois!

#4 Malhar o cérebro: exercício e treino!

Diante de tanta informação, conteúdo e fórmulas, o que fazer?

A solução é uma só: treinar, treinar, treinar…

O cérebro é um músculo e, como qualquer outro, ele só cresce se houver um estímulo contínuo!

Se você fizer as provas antigas do Enem ou do vestibular escolhido, poderá simular seu desempenho e saber quais conteúdos já caíram. 

É claro que as próximas provas não serão exatamente iguais, mas fazer exercícios te ajuda a memorizar, ver o estilo, a profundidade e identificar possíveis dúvidas!

  • Aqui no site do Beduka temos uma aba sobre exercícios de várias matérias! Além disso, é só fazer o nosso Simulado ENEM gratuito! Ele pode ser personalizado com as matérias que você quiser.

#5 Organização e disciplina: plano de estudos e um bom ambiente

É desesperador se pensarmos que passamos anos e anos estudando matemática e, dentro de tudo isso, pode cair qualquer coisa… Mas não precisa ser assim!

O Beduka elaborou um Plano de Estudos totalmente gratuito! Agora você tem um guia que te ajuda a estudar todas as matérias e se organizar com um cronograma ao longo do tempo.

Além disso, saiba que o mundo externo e o interno se comunicam. Então, estar em um local organizado e com poucas distrações pode estimular a sua mente e seu estado de ânimo a ser mais produtivo e organizado!

#6 Faça mapas mentais e resumos

Às vezes, por causa do tempo ou da memória, é bom ter um resumo à mão para dar aquela conferidinha.

Além disso, quando nós mesmos escrevemos um mapa mental, o cérebro tende a guardar melhor a informação do que se só lermos. Isso porque mais áreas são ativadas.

Portanto, ler um assunto e logo em seguida confeccionar um resumo é ótimo! Faz bem para a memorização no presente e pode te salvar no futuro!

Principalmente em se tratando de Matemática, quando há várias fórmulas para decorar!

#7 Interpretação de texto não é só para Humanas!

É verdade que as provas de Humanas e Linguagens tem muitos textos que ajudam na resposta. De certa forma, isso também vale para as Exatas.

O Enem é uma prova que avalia as competências. Isso significa que ele não quer só informações soltas, mas que o aluno saiba refletir sobre quando usar cada conhecimento.

Então, nem todas as questões vão ter uma equação escrita de cara. Algumas delas terão uma situação-problema cheia de valores. Aí é você quem terá de interpretar o enunciado e montar uma equação condizente!

#8 Aprenda mesmo nos momentos de lazer!

A gente já sabe que é possível aprender um pouco de Humanas vendo filmes e livros. Mas, talvez, seja uma novidade para você saber que a Matemática também permite isso!

Existem alguns filmes que falam sobre os processos de aprendizagem, determinação e motivação. Outros, tem uma história que exige o desenvolvimento de um raciocínio para entender!

De uma forma ou de outra, esses filmes podem ajudar a trabalhar a base matemática. Mas lembre-se que eles são ricos em drama para servir de entretenimento mesmo.

Alguns desses filmes são:

  • O Homem que Mudou o Jogo;
  • O Homem que Viu o Infinito;
  • O Jogo da Imitação;
  • Uma Mente Brilhante.

Afinal, qual a melhor maneira de estudar Matemática?

A melhor maneira de estudar Matemática é aquela que se adequa ao seu processo de aprendizagem!

Existem métodos e dicas que realmente facilitam a aprendizagem, e nós te mostraremos quais são… Porém, é preciso que o estudante entenda qual dessas técnicas tem mais a ver com o seu tipo de aprendizagem, que é único.

Depois que você entende como é que o seu cérebro funciona e absorve conhecimento, fica mais fácil escolher qual dica de estudo priorizar!

Faça você mesmo um exercício de autoconhecimento e se pergunte:

  • Eu tenho mais facilidade em memorizar quando falo ou escrevo?
  • Eu absorvo melhor o conteúdo quando leio, assisto ou ouço?
  • Pensando nas matérias de exatas que eu já aprendi e ainda lembro, qual foi o método que usei?

A essa altura, você já leu as 8 dicas sobre as melhores maneiras de estudar Matemática. Então já pode escolher algumas delas para aplicar!

Gostou do nosso artigo sobre qual a melhor maneira de estudar Matemática? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador