Redação

Como fazer resumo? Aprenda as melhores técnicas e confira o PASSO A PASSO para resumir bem!

como fazer resumo

O resumo é uma ferramenta muito dinâmica na vida de um estudante. Pode ser utilizado  para qualquer matéria e possui inúmeras formas de ser feito. Para que sejam eficientes e úteis, você precisa conferir este passo a passo sobre como fazer resumo, seja para estudar matérias ou para obras literárias!

Neste artigo sobre como fazer resumo você encontrará:

  • O que é resumo: características gerais e tipos de resumo
  • Passo a passo de como fazer resumo (10 etapas)
  • 3 sugestões rápidas de como sintetizar frases

Achou pouco?

  • Aproveite e tire sua dúvida em elaborar uma resenha de filme.
  • Não sabe o que caracteriza uma crônica? Aprenda conosco!

O que é resumo?

O resumo é um recurso utilizado na memorização e esclarecimento do que foi aprendido. O ato de resumir é composto por uma tríade: ler, analisar e traçar apenas o que é essencial.

Todo estudante, por mais dedicado que seja, sempre passa por um momento de desespero quando percebe que há muita matéria para revisar e que, talvez, não dê tempo. Outros ainda, sentem dificuldade na hora de estudar em casa sozinhos; outros precisam do famoso resumo de uma obra literária ou matéria do livro!

Tudo isso pode ser simplificado se você souber como fazer resumo!

Características gerais de um resumo

Mais adiante, vamos abordar como se deve fazer um resumo e todas as etapas que envolvem esse processo. Porém, antes de tudo, é necessário ter as noções básicas que nortearão nosso processo.

É sempre indicado que o próprio estudante faça o resumo com as suas próprias palavras, de preferência escrito à mão e de forma breve. Porque?

Isso ocorre porque o resumo deve ser apenas um material de consulta, para relembrar e preencher lacunas importantes de um raciocínio que você pode desenvolver sozinho depois. Portanto, nele deve estar o que é básico de forma sucinta.

Se há coisas demais escritas, você gasta muito tempo, não absorve tudo o que está escrito e não estimula seu cérebro a continuar pensando sobre os desdobramentos daquilo.

Além disso, o ato de escrever à mão traz maior fixação do conteúdo, pois ao escrever, mais áreas do seu cérebro são ativadas. Portanto, é como se o conteúdo fosse “armazenado na caixinha da visão, da compreensão, da coordenação motora, etc.”

Tipos de resumo

infográfico-de-como-fazer-resumo

Os resumos podem ser feitos em diversos formatos, pois cada tipo tem seu objetivo final e cada pessoa assimila um conteúdo de uma forma e aproveita habilidades diferentes na hora de confeccionar.

É possível fazer resumos apenas com imagens, em formatos de listas, textos, diagramas, infográficos e mapas mentais!

Os mapas mentais são muito indicados para estudar, pois há uma imagem central que é a base do assunto e depois ramificações com os pontos mais importantes que explicam aquele tema. Cada ramificação pode, ainda, ter subdivisões menores, criando uma imagem versátil e precisa.

  • O Pinterest do Beduka está repleto de mapas mentais para você, de várias matérias diferentes. Não deixe de conhecer.

É importante tentar se conhecer para perceber qual é a forma com a qual você mais tem afinidade e se ela é adequada à matéria em questão.

10 etapas sobre como fazer resumo

Fique atento a cada etapa que preparamos para você aprender como fazer resumo!

1- Tenha em mente seu objetivo

Estou fazendo o resumo para estudar uma matéria antes da prova? Estou fazendo para fixar um conteúdo que acabei de aprender? Estou fazendo um resumo de uma obra literária para entregar a professora?

Essas perguntas são importantes, pois nortearão a quantidade de informações que você usará, a linguagem a ser utilizada e os caminhos que você traçará para atingir o objetivo final.

  • Prepare-se para a prova com o nosso simulado gratuito, que pode ser personalizado de acordo com as matérias que você mais precisa!

2- Faça uma leitura atenta e calma do texto original

Para resumir algo, é necessário já saber como é o conteúdo extenso e depois prosseguir. Passar os olhos em um texto e querer resumi-lo é muito arriscado, primeiro porque você não sabe tudo o que há nele e quais são as coisas importantes, segundo porque não dominou o assunto e o resumo poderá gerar dúvidas

3- Sublinhe as palavras-chave

Depois que você ler o texto e entender o que ele traz de importante, marque as ideias principais de cada parágrafo, da mesma forma, proceda com as palavras-chave do texto, que devem fazer parte do seu resumo.

No caso de um resumo de um livro, é inviável resumir cada parágrafo, logo, resuma os capítulos ou os principais acontecimentos e qual foi o fato que proporcionou e determinou aquele desfecho.

Se não puder sublinhar, anote em uma folha à parte.

4- Pergunte a si mesmo

“O que”, “Como”, “Quando”, “Onde” e “Quem” são perguntas que você deve anotar numa folha à parte sobre o assunto em questão. Elas irão direcionar o andamento do seu texto e a seleção de informações úteis.

Imagine, também, quais as dúvidas que você teria se estivesse procurando o assunto ou lendo o resumo. Responda-as completando seu resumo.

pessoa-pensando-como-fazer-um-resumo-1

5- Crie associações

Elas podem facilitar você se lembrar do assunto. Pode-se usar de siglas, imagens comentários e adesivos.

6- Escreva

Depois de ter tudo claramente esquematizado e resumido, escreva. Crie um planejamento de introdução, desenvolvimento e conclusão. Organize as ideias cronologicamente e faça observações com as associações.

7- Coesão e coerência

O resumo não é um emaranhado de frases soltas, ele precisa fazer sentido, precisa ter um encadeamento de raciocínio, por isso a esquematização anterior e compreensão total do tema é importante.

Além disso, se não souber o significado de uma palavra procure no dicionário ou evite usá-la. Encaixe tudo num contexto claro.

8- Entre em detalhes apenas se for necessário

Ainda que o resumo seja tipicamente curto, não deixe de lado os detalhes quando forem necessários. Se é preciso ter um conhecimento anterior para entender, explique. Pontue essa dependência ou cite o que é necessário ter como base, mesmo que fique apenas como um lembrete.

9- Revisão final: 

Depois de produzido, é muito importante fazer uma leitura final do resumo e identificar se as palavras e ideias destacadas no planejamento estão contidas. Leia o texto em voz alta ou para um amigo, se tudo for compreendido, está pronto e bem feito!

10- Citar a fonte: 

No caso de resumos de obras literárias, é muito importante indicarmos de onde surgiram os dados: autor, obra, páginas, capítulos, editora, ano de publicação, etc. Isso serve para validar o seu conteúdo na hora que a professora corrigir, também, caso queira consultar para verificar e comprovar que você fez certo.

Saiba aqui como fazer citações de forma correta nos seus textos!

3 sugestões rápidas de como sintetizar frases

(imagem de uma pessoa exclamando “tive uma ideia“)

Separamos para você 3 métodos práticos de como fazer resumo de frases e agilizar o processo. Todos esses métodos exigem uma boa capacidade de interpretação de texto. Confira:

Deleção:

Como sugere o nome, este processo consiste em apagar, cortar as partes que são desnecessárias. Geralmente são os adjetivos, advérbios e frases equivalentes ou redundantes.

Exemplo: 

“O velho jardineiro trabalhava muito bem. Ele arrumava muitos jardins diariamente.”

Se o foco de quem resume é ressaltar o que fazia a pessoa, podemos cortar os adjetivos e o advérbio na primeira frase e eliminar a segunda. Ora, se o jardineiro trabalhava bem, é porque arrumava jardins. A frase resumida seria:

“O jardineiro trabalhava bem”.

Generalização

Essa ferramenta generalizar os elementos por meio da semântica, ou seja, do significado geral que ele trazem. 

Exemplo:

“Pedro comeu picanha, costela, alcatra e coração no almoço.”

Já que os elementos ressaltados são carnes, o resumo da frase seria:

“Pedro comeu carne no almoço.”

Construção

Essa técnica é semelhante a segunda, porém vai mais um pouco adiante. Pode-se substituir uma sequência de fatos por uma ideia que se presume a partir da narrativa.

 Exemplo:

“Maria comprou farinha, ovos e leite. Foi para casa, ligou a batedeira, misturou os ingredientes e colocou-os no forno.”

Todas essas ações praticadas nos faz lembrar que são etapas de uma ação única. Portanto, a frase resumida seria:

“Maria fez um bolo.”

Gostou do nosso artigo sobre como fazer resumo ? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador