BiologiaExercícios

Os 5 melhores Exercícios sobre Especiação com Gabarito

Os 5 melhores exercícios sobre especiaçãoOs 5 melhores exercícios sobre especiação
Sala do Saber - melhor cursinho online

No livro “A Origem das Espécies”, do grande biólogo Charles Darwin propôs uma explicação para o processo de especiação e para o surgimento de novas espécies. Ao contrário do que muitos pensam, o processo de evolução não possui apenas um caminho. Lendo nosso texto você entenderá melhor essa matéria e poderá testar o que aprendeu com exercícios sobre especiação. 

Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os exercícios sobre Especiação, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

O que é Especiação?

Especiação é o fenômeno onde uma ou mais populações dão origem a novas espécies. Esse processo está relacionado a três condições específicas: 

  • isolamento geográfico: separação de uma população por uma barreira geográfica, como um rio, formação de uma ilha e etc
  • redução do fluxo gênico: diminuição da “troca” de genes entre populações, o que, consequentemente, interfere na frequência de um gene dentro de uma população.
  • seleção natural: o meio ambiente seleciona os mais aptos para sobreviverem e se reproduzirem, passando suas características para seus descendentes.

A partir do isolamento geográfico de uma população original em duas ou mais populações, não existe fluxo gênico entre essas populações e ambas estão sujeitas a sofrer pressões seletivas diferentes. 

Com o passar do tempo, o acúmulo de diferentes características faz com que essas populações estejam isoladas reprodutivamente. A partir disso, podemos classificá-las em novas espécies. 

E quais são os mecanismos e os tipos de especiação? Continue lendo para saber mais! 

O que é Especiação Alopátrica?

No processo de especiação alopátrica, uma população inicial de ancestrais se divide e fica isolada geograficamente. Essa separação espacial impede o fluxo gênico entre essas populações de indivíduos. 

Certo, mas por que isso provoca especiação? Como as populações estão em ambientes diferentes, as pressões seletivas que elas sofrem não são as mesmas. Assim, a seleção natural irá fixar características distintas.

Além disso, a deriva genética (mutações aleatórias) acontece de forma independente nas duas populações e não será compartilhada devido a própria ausência do fluxo gênico.

Caso as populações se encontrem após um longo período de tempo, os indivíduos não serão mais compatíveis entre si para o processo reprodutivo

Ou seja, as duas populações evoluíram independentemente uma da outra e deram origem a novas espécies descendentes.

Fique Ligado!


O principal exemplo de Especiação Alopátrica é o Efeito Fundador. Esse processo está relacionado com a migração de uma pequena parte de uma população para uma nova região, principalmente ilhas, fundando uma população sujeita a outras pressões seletivas.

O que é Especiação Simpátrica?

A especiação simpátrica ocorre sem o isolamento geográfico. Em vez de uma barreira física, o que divide as populações é o simples fato de elas terem explorado nichos diferentes.

Para esse tipo de especiação, é comum observar que alguma mutação genética tenha ocorrido e, por consequência, contribuído para o isolamento reprodutivo dos grupos. 

O que é Especiação Parapátrica?

A especiação parapátrica ocorre quando diferentes populações de uma mesma espécie passam a ocupar ambientes geograficamente próximos, mas ecologicamente distintos. Nesse caso ocorre a formação de zonas híbridas.

Por exemplo, a região próxima a um lago. Nesse ambiente temos uma porção mais úmida, perto da água do lago, e outra mais seca, afastada da superfície da água. Essa pequena diferença entre os dois espaços será crucial na formação da zona híbrida.

Por estarem em ambientes ecologicamente distintos, pressões seletivas diferentes irão atuar sobre as populações, dando início à especiação. Contudo, a proximidade geográfica permite alguns cruzamentos, mantendo o fluxo gênico, porém, em proporção reduzida.

A zona híbrida é o resultado desses cruzamentos. Com o passar do tempo, os híbridos acabam se tornando uma barreira para o fluxo gênico das duas populações . Desse modo, as populações começam a se isolar reprodutivamente.

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você.  Obrigado por ter lido até aqui!

  • Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Exercícios sobre Especiação

Questão 1- (UFPA) Na borda norte e na borda sul do Grand Canyon habitam duas populações de esquilos com diferenças morfológicas marcantes que, em condições naturais, sem as barreiras geográficas, não são capazes de se intercruzarem. As duas populações constituem ____________ diferentes, devido principalmente a (ao) ____________.

a) raças – isolamento reprodutivo.

b) espécies – isolamento reprodutivo.

c) raças – isolamento geográfico.

d) espécies – isolamento geográfico.

e) raças – diferenças morfológicas.

Questão 2- (UECE) Foi o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882), em sua obra intitulada A Origem das Espécies, que sugeriu que a evolução é um processo de divergência, onde espécies semelhantes seriam descendentes de uma única espécie que teria existido no passado, a partir de um ancestral comum. Podemos afirmar corretamente que a especiação, no geral, inicia-se quando:

a) Acontece a troca de genes entre duas espécies diferentes ocupantes de um mesmo espaço, não isoladas geograficamente.

b) Não ocorre a troca de genes entre duas espécies, mesmo que não haja isolamento geográfico.

c) Ocorre a troca de genes entre duas populações que coexistem em um mesmo espaço, não isoladas geograficamente.

d) A troca de genes entre duas espécies torna-se restrita em virtude do isolamento geográfico delas.

Questão 3- (Cefet-MG) Em algumas regiões brasileiras, existem exemplares de Euphorbia heterophylla, uma planta daninha bastante prejudicial à lavoura de soja e que pode ser resistente a herbicidas. Se, após alguns anos, não existir mais o fluxo de genes entre as plantas susceptíveis e resistentes a herbicidas dessa espécie, então ocorrerá

a) seleção natural.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) irradiação adaptativa.

c) isolamento geográfico.

d) recombinação gênica.

e) isolamento reprodutivo.

Questão 4- (PUC-SP) Uma barreira geográfica separou a população A em dois grupos designados por A1 e A2. Com o decorrer do tempo A1 e A2 foram se diferenciando e deram origem, respectivamente, a duas populações designadas por B1 e B2. Indivíduos de B1 e B2 foram levados para laboratório e, cruzados, produziram todos os descendentes estéreis e com sérios problemas genéticos.

Com relação à descrição acima, foram aventadas as seguintes hipóteses:

I. A1 e A2 podem ter passado por estágios em que deram origem a sub-espécies;

II. B1 e B2 podem ser duas espécies distintas;

III. As proteínas produzidas por indivíduos das populações A1 e A2 devem apresentar maior semelhança entre si do que as produzidas por B1 e B2.

Pode-se considerar

a) apenas I e II viáveis.

b) apenas I e III viáveis.

c) apenas II e III viáveis.

d) I, II e III viáveis.

e) apenas uma delas viável.

Questão 5- (UFLA) São condições necessárias ao aparecimento de novas espécies:

a) A existência de diferenças genéticas dentro das populações, o isolamento geográfico e o reprodutivo.

b) A não-ocorrência de mutação e seleção natural.

c) A existência de recombinação genética e a ação da seleção natural.

d) A não-existência de diferenças genéticas dentro das populações e o isolamento reprodutivo.

e) A não-ocorrência do isolamento reprodutivo e mutação.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Especiação. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre Especiação

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) espécies – isolamento reprodutivo.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: d) A troca de genes entre duas espécies torna-se restrita em virtude do isolamento geográfico delas.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: e) isolamento reprodutivo.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: d) I, II e III viáveis.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: a) A existência de diferenças genéticas dentro das populações, o isolamento geográfico e o reprodutivo.

Gostou dos nossos exercícios sobre Especiação? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.