Matemática

Aprenda o que significa Estatística

o que significa estatísticaO Que Significa Estatística?

Estatística é a parte da matemática responsável por estudar os métodos utilizados na análise e interpretação de dados. Ela é bastante utilizada em diversas áreas da sociedade, buscando realizar pesquisas, colher dados e processá-los, analisar informações e apresentar situações através de gráficos de fácil compreensão.

Aprenda um pouco mais de matemática com esse artigo sobre o que significa Estatística que o Beduka preparou para te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Estatística com gabarito!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que significa Estatística;
  • Estatística Descritiva e Inferencial;
  • Principais conceitos de Estatística.

O que significa Estatística?

Estatística é o conjunto de métodos utilizados para a coleta, apresentação (organização resumo e descrição), análise e interpretação de dados. O objetivo principal da estatística é a compreensão de uma certa realidade específica.

A estatística pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome especial. Como a Bioestatística, que é responsável por tratar de aplicações da Estatística em Ciências Biológicas e da Saúde.

Objetos de estudo da estatística:

  • Coleta, organização, sintetização e apresentação de dados;
  • Medição da variação e levantamento de dados;
  • Estimativa dos parâmetros da população e a determinação da precisão das estimativas;
  • Aplicação dos testes de hipótese em relação aos parâmetros;
  • Análise da relação entre duas ou mais variáveis.

Para entender o que significa estatística devemos saber que ela pode ser divida em duas: estatística descritiva e estatística inferencial.

Organize seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

O que significa Estatística Descritiva?

A estatística descritiva consiste em fornecer uma descrição de qualquer conjunto de dados. Ou seja, a estatística descritiva tem como função sintetizar os dados de forma direta, se importando menos com variações e intervalos de confiança dos dados. Os principais exemplos de estatísticas descritivas são:

  1. Média;
  2. Desvio Padrão;
  3. Mediana;
  4. Moda.

1. Média

A média é a medida de centralidade que mescla de maneira mais uniforme os valores mais baixos e os mais altos de uma lista. Ela é o valor que aponta para onde mais se concentram os dados de uma distribuição, e pode ser considerada o ponto de equilíbrio das frequências em um histograma.

A média é calculada através da combinação de valores de um conjunto de um modo específico. A média aritmética é a forma mais simples de calcular uma média, mas existem outros métodos, como a mediana (usada quando a distribuição de valores é mal organizada, com grandes e pequenos valores, como valores de rendimento).

média aritmética

2. Mediana

A mediana de um conjunto de dados é o dado que está localizado na posição central quando os dados são colocados em ordem crescente, isso se a quantidade desses valores for ímpar. Se a quantidade desses valores for par, a mediana será a média dos dois valores centrais. A mediana pode ser calculada para um conjunto de observações ou para funções de distribuição de probabilidade.

3. Moda

Moda é o valor ou valores que aparecem mais frequentemente, ou seja, o “valor mais comum”. O termo moda refere-se ao uso popular, significando o objeto que se está usando muito no tempo presente. A moda não é necessariamente única, ao contrário da média ou da mediana. Ela é bastante útil principalmente quando os valores não são numéricos, e a média e a mediana podem não ser bem definidas.

moda matemática

4. Desvio Padrão

Desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística (representado pelo símbolo sigma, σ). Ele mostra o quanto de variação existe com relação à média. Um valor baixo de desvio padrão significa que os dados tendem a estar próximos da média; um desvio padrão mais alto indica que os dados estão espalhados por uma gama de valores.

Não deixe de conferir também nosso Resumo de Análise Combinatória.

O que significa Estatística Inferencial?

A estatística inferencial analisa uma seção menor do conjunto de dados e procura deduzir algo significante sobre o conjunto de dados maior. Este tipo de estatística é utilizado para obter informações sobre alguma medida do mundo real em que se está interessado.

A estatística inferencial fornece informações sobre uma pequena seleção de dados, assim esta informação pode ser utilizada para inferir algo sobre o conjunto de dados maior do qual ela foi coletada. A seleção de dados menor é conhecido como amostra, e o conjunto de dados maior a partir do qual a amostra é retirada é chamado população.

Os principais conceitos de estatística inferencial são:

  • População: É qualquer conjunto que constitui todo o universo de informações necessárias. O conceito de população sempre depende do objetivo do estudo;
  • Amostra: Corresponde a um grupo representativo da população;
  • Variável quantitativa: é aquela que mede quantidade, por exemplo, idade, altura, preço, quantidade de vendas etc;
  • Variável qualitativa: é aquela que mede uma qualidade do indivíduo e pode ser separada em categorias, por exemplo, sexo: masculino ou feminino; nível de escolaridade, etc.

As variáveis quantitativas podem ser divididas em duas:

1. Discretas: Possuem em suas características números mensuráveis para assumir um número finito ou infinito de variáveis. Só terão sentido quando forem valores inteiros, geralmente esses valores são buscados nos resultados das contagens. Exemplo número de filhos, número de bactérias, número de carros em um estacionamento, número de cigarros fumados ao dia, etc.

2. Contínuas: São características mensuráveis que possuem valores de uma escala contínua de uma reta real. Ou seja, representa uma classificação de indivíduos nominais ou ordinais.

As variáveis qualitativas pode ser:

1. Nominais: Não têm ordenação entre as diversas categorias. Por exemplo, a cor de nossos olhos.

2. Ordinais: Possui uma ordenação em todas as suas categorias. Por exemplo, o nível de escolaridade, tempo de gestação.

Teste seus conhecimentos de Matemática e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender o que significa estatística? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador