Geografia

O que é relevo? Significado, todos os tipos e formas!

O que Significa RelevoO que Significa Relevo?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O relevo é o formato da superfície terrestre, ou seja, as variações sobre a camada mais superficial do planeta: a Crosta. Para entender o que é relevo, saiba que ele pode ser classificado com base em suas características, dividindo-o em quatro diferentes formas: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Neste artigo sobre o que é relevo, você encontrará todos os tópicos abaixo bem explicados e com exemplos.

Se quiser, clique em um tema para ir diretamente ao conteúdo:

Você sabe o que significa Relevo? Aprender este tema é essencial para quem deseja fazer uma prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo explicando melhor esse tema para que você se prepare para os vestibulares.

O que é Relevo?

O relevo é o formato variável que a camada superficial da terra pode assumir. Essa camada é conhecida como litosfera ou crosta terrestre.

É também ele o local onde os efeitos das transformações geológicas (movimentação das placas tectônicas) e as meteorológicas (chuvas e erosões) apresentam-se de forma mais nítida. Além disso, serve como habitação dos seres humanos e de grande parte dos animais terrestres.

Qual o significado de relevo?

Pode-se definir o relevo como o conjunto de formas físicas que compõem a superfície da Terra.

Há variações na formação do relevo e ele se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. Adiante, falaremos sobre eles, mas antes vamos conhecer os tipos de relevo que existem.

Quais são os tipos de relevo?

Há 4 tipos de relevos:

  • Montanhas.
  • Planaltos.
  • Planícies.
  • Depressões.

Cada um desses tipos possui suas próprias variações e características principais. Vamos conhecê-las:

1. Montanhas

cordilheira dos andes como exemplo de tipo de relevo, a montanha

As montanhas são formas de relevo caracterizadas pela altitude elevada se comparadas com as demais altitudes da superfície terrestre.

Quando em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras, como a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia.

São conhecidos quatro tipos de montanhas:

  • Vulcânicas: se formam a partir de vulcões;
  • Erosão: surgem a partir da erosão do relevo ao seu redor, levando milhões de anos para serem formadas;
  • Falhadas: originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois blocos terrestres, ficando soerguidos um sobre o outro;
  • Dobradas: se originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo. De todos esses tipos, o último é o mais comum.

Os geólogos e geógrafos costumam fazer uma diferenciação:

Usam o termo “serras” para falar dos relevos antigos, ricos em minérios, que foram esculpidos ao longo dos anos (como as de Minas Gerais).

Já o termo “montanha” é usado para se referir aos dobramentos modernos, ou seja, aqueles relevos recentes que surgiram pela movimentação das placas.

2. Planaltos

planalto, um tipo de relevo

Os planaltos podem ser definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas e são cercadas por regiões mais baixas.

Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas.

São conhecidos três principais tipos de planaltos:

  • Cristalinos: formados por rochas cristalinas e compostos por restos de montanhas que se erodiram com o tempo;
  • Basálticos: formados por rochas ígneas extrusivas (vulcânicas) originadas de antigas e extintas atividades vulcânicas;
  • Sedimentares: formados por rochas sedimentares que antes eram baixas e que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da crosta terrestre.

3. Planícies

o que é relevo? Planicie com rios e áreas verdes

São áreas planas e com baixas altitudes, normalmente bem próximas ao nível do mar. Se encontram próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas.

São caracterizadas pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, visto que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.

4. Depressão

mar morto exemplo de depressão como tipo do que é relevo

São áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre.

  • Quando uma área é mais baixa que as demais a sua volta, seu relevo é chamado de depressão relativa.
  • Quando ela se encontra abaixo do nível do mar, é chamada de depressão absoluta.

O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, possuindo a área que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.

Quais são os agentes que modelam o relevo?

Os agentes que modelam o relevo são aqueles que vão gerar as formas, que causam as variações. Eles podem ser internos ou externos, ou seja, forças e fenômenos que vêm de dentro ou fora da estrutura da Terra.

Alguns exemplos são o movimento das placas tectônicas, vento, vulcões, água dos rios ou chuvas… tudo isso muda a aparência da crosta. Mas esse processo é lento, pois só percebemos as diferenças depois de milhares de anos.

Agentes Internos

Há 3 principais agente internos que causam as variações nas formas: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos. São chamados de internos porque são forças que vêm do centro da terra, de suas camadas mais internas.

Tectonismo

Os movimentos tectônicos resultam de pressões vindas do interior da Terra e que atuam na crosta terrestre. As pressões que acontecem de forma vertical fazem com que os blocos continentais sofram levantamentos e rebaixamentos.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Os movimentos resultantes (chamados diastrofismo) da pressão vertical são chamados epirogenéticos.

As pressões que ocorrem de forma horizontal resultam em dobramentos ou enrugamentos que dão origem às montanhas e cordilheiras.

Esses movimentos (também chamados de diastrofismo) ocasionados pela pressão horizontal são chamados orogenéticos.

Vulcanismo

O vulcanismo é caracterizado pelas diversas formas em que o magma do interior da Terra chega até a superfície, e este pode ser sólido, líquido ou gasoso. Esses materiais se acumulam em um depósito sob o vulcão até que a pressão gerada faça com que ocorra a erupção.

A lava escorre pelo vulcão, alterando e criando novas formas na paisagem. O relevo vulcânico é caracterizado pela rapidez com que se forma e com que pode ser destruído.

A maioria dos vulcões da Terra está concentrada no Círculo de Fogo do Pacífico: desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, onde se concentram 80% dos vulcões da superfície.

Abalos Sísmicos ou Terremotos

Um terremoto ou sismo se origina devido aos movimentos na superfície que forçam as placas tectônicas da litosfera (camada rochosa) fazendo com que elas se movam.

Como resultado, as placas podem se chocar, se separar ou deslizar. O terremoto é resultado do alívio da pressão que existe entre essas placas gerando assim uma vibração.

Agentes Externos

Há 4 principais agentes externos que causam as variações nas formas: intemperismo, geleiras, rios e abrasão marinha. São chamados de externos porque são fenômenos vindos já da superfície ou acima dela.

Intemperismo

O intemperismo é o conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que atuam sobre as rochas, ocasionando sua desintegração ou decomposição.

A rocha decomposta se transforma em um material chamado manto ou regolito, um resíduo que repousa sobre a rocha matriz, sem ter ainda se transformado em solo.

O intemperismo químico acontece quando a água, ou as substâncias presentes nela, reagem com os componentes das rochas. Nesse processo, as rochas modificam sua estrutura química, sendo mais facilmente erodidas, com o material sendo levado pelos agentes de transporte.

Geleiras

As geleiras, ou glaciares, realizam um trabalho de erosão nas rochas que as cercam, formando vales em forma de “U”. O acúmulo de sedimentos transportados pelas geleiras são chamados moreias, morenas ou morainas.

Rios

Os rios realizam três trabalhos essenciais para a construção e modificação do relevo:

  • Erosão, isto é, escavação dos leitos. Quanto maior for o poder erosivo de um rio, maior será sua vazão e a inclinação do seu leito;
  • Transporte dos sedimentos, os chamados aluviões;
  • Sedimentação, quando há a formação de planícies e deltas.

Na época das cheias, o rio transborda, depositando, nas margens, grande quantidade de aluviões. Nessas regiões, formam-se grandes planícies sedimentares, onde o rio descreve amplas curvas, chamadas meandros.

A foz pode estar livre de sedimentação ou podem surgir aí acumulações de aluviões que dificultam a saída da água. No primeiro caso, recebe o nome de estuário e no segundo, formam-se os deltas.

Abrasão marinha

As águas dos mares e oceanos desgastam as rochas da costa mediante três movimentos: as ondas, as marés e as correntes marítimas.

A ação contínua das ondas do mar “ataca” a base, as grandes paredes rochosas do litoral, causando o desmoronamento de blocos de rochas e seu consequente afastamento.

Se gostou do nosso artigo sobre o que significa relevo, confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

O Beduka te conecta à faculdade

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu principal parceiro.

Saiba que podemos te ajudar a conquistar uma vaga em uma ótima faculdade e com um belo desconto!

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode garantir uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Saiba que com uma bolsa você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!

Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.
Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.