Geografia

Exercícios sobre Relevo

Exercícios sobre RelevoExercícios sobre Relevo

O relevo é toda variação que ocorre na parte superficial da litosfera terrestre. Ele é dividido em quatro tipos diferentes, sendo separado de acordo com as características próprias de formação e transformação. São as montanhas, as planícies, os planaltos e as depressões. Veja todo o resumo e faça os exercícios sobre relevo para ficar por dentro de todo o assunto.

A matéria de relevo pode ser cobrada nas principais provas e vestibulares. Por isso, revisar e testar os seus conhecimentos sobre a matéria é importante para a sua aprovação. No ENEM, na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, os exercícios sobre relevo podem aparecem na parte de geografia. Por isso, continue lendo o nosso artigo e pratique com os exercícios.

Temos um simulado online 100% gratuito que te ajuda a se preparar para a prova do ENEM. Você pode fazer os exercícios de acordo com o dia, com o caderno de prova ou você pode personalizá-lo do seu próprio jeito. Confira já!

O que é Relevo?

O que é Relevo?

O relevo é definido como a parte superficial da litosfera terrestre, onde ocorrem as transformações geológicas e também onde os animais habitam. Os seres humanos e outros animais vivem na litosfera, pois é a camada mais sólida da Terra.

Em outras palavras, podemos definir o relevo como as variações que ocorrem na litosfera, ou seja, possui diferentes fisionomias e características. Sendo assim, o relevo foi classificado em quatro diferentes formas de acordo com a sua formação, transformação e fisionomia externa:

  1. Montanhas;
  2. Planaltos;
  3. Planícies;
  4. Depressões.

Saber quais são as características principais de cada relevo é importante para conseguir fazer os exercícios sobre relevo.

1. Montanhas – Relevo

cordilheira dos andes relevo

As montanhas são caracterizadas pela alta elevação da superfície terrestre e altitude em comparação com outras altitudes terrestres. Quando há várias montanhas unidas, elas são denominadascordilheiras, como a Cordilheira dos Andes, localizada na América do Sul.

Esse relevo é dividido em quatro tipos diferentes:

  • Montanhas Vulcânicas: Formadas por meio dos vulcões.
  • Montanhas de Erosão: Formadas pela erosão do relevo ao redor.
  • Montanhas Falhadas: Originadas a partir de falhas na crosta, o que gera rupturas entre blocos terrestres.
  • Montanhas Dobradas: São originadas por meio de desdobramentos ocasionados pelo tectonismo.

2. Planaltos – Relevo

Planaltos - Relevo

Os planaltos são elevações de relevo que possuem ampla extensão. A parte mais alta do planalto é plana, suas altitudes são medianas em comparação com as montanhas e bem maiores se comparadas às planícies.

Os platôs ou planaltos possuem delimitações claras, sendo divididos em três tipos:

  • Planaltos Cristalinos: Originados por meio de rochas cristalinas e compostos por restos de montanhas.
  • Planaltos Basálticos: Originados por meio de rochas ígneas extrusivas, ou seja, vulcânicas.
  • Planaltos Sedimentares: Originados por meio de rochas sedimentares que sofreram o soerguimento dos movimentos internos da crosta da Terra.

3. Planícies – Relevo

Planícies - Relevo

As planícies são caracterizadas por possuírem áreas planas, baixas altitudes e alta acumulação de sedimentos em sua superfície. Os sedimentos são transportados pela água das chuvas, dos rios ou até mesmo das planícies litorâneas, oceanos e mares.

4. Depressão – Relevo

Depressão - Relevo mar morto

A depressão é um relevo que tem como características áreas rebaixadas e menores altitudes. Sendo assim, quando houver um local mais baixo que o demais territórios ao seu redor, dizemos que esse local é uma depressão relativa.

Porém, quando um local está abaixo do nível do mar, dizemos que este é uma depressão absoluta. Um exemplo de depressão absoluta é o mar morto, no Oriente Médio, considerada a maior do mundo todo.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Agora faça os exercícios sobre relevo para testar os seus conhecimentos sobre o assunto.

Exercícios sobre Relevo

1 – (UFRN) O Rio Grande do Norte apresenta um elevado potencial turístico, principalmente em decorrência das belezas de sua paisagem litorânea, destacando-se algumas formas do relevo cuja configuração está associada a processos erosivos desencadeados pela ação de diferentes agentes.

Observe a figura:

relevo-litoraneo

Paisagem litorânea do Rio Grande do Norte

Considerando os elementos da paisagem litorânea expostos na Figura, pode-se afirmar que esta corresponde a uma

a) falésia, constituída pela deposição de areia paralelamente à costa, em decorrência da erosão eólica.

b) restinga, formada pela consolidação da areia de antigas praias, em decorrência da erosão marinha.

c) falésia, formada a partir de processos de erosão marinha, que originam paredões escarpados.

d) restinga, constituída a partir de processos de erosão eólica, que formam costas íngremes.

2 – (FUVEST)Da ação de solapamento realizado pelas ondas do mar na costa brasileira resulta uma forma de relevo escarpado, que se apresenta, geralmente, mais vertical nas formações sedimentares que nas cristalinas. São:

a) os tômbolos.

b) os pães-de-açúcar.

c) as falésias.

d) os canyons.

e) os fiords.

3 – (ANÁPOLIS)Os terrenos cristalinos de origem proterozoica do Brasil caracterizam-se:

a) por formarem extensas planícies aluvionais.

b) pela grande riqueza em minerais metálicos.

c) pelas altitudes superiores a 3000m.

d) pela ocorrência de combustíveis fósseis.

e) pelo solo tipo terra roxa.

Beduka também está no Instagram. Siga nossa página e receba dicas imperdíveis.

4 – (ESAN) Área localizada entre as serras do Mar e Mantiqueira. Ocupada por extensos cafezais no século passado, atualmente se caracteriza por atividades pecuárias e grande desenvolvimento urbano industrial. O texto se refere ao Vale do Rio

a) Ribeira.

b) Paranapanema.

c) Paraíba do Sul.

d) Piracicaba.

e) Jundiaí.

5 – (VUNESP) Assinale a alternativa que apresenta o que têm em comum as seguintes cadeias montanhosas: Andes, Himalaia, Alpes e Rochosas.

a) Geologicamente recentes e resultantes de desdobramentos.

b) Geologicamente antigas e resultantes de desdobramentos.

c) Localizam-se nas porções orientais dos continentes por onde ocorrem.

d) Geologicamente constituídas por terrenos cristalinos antigos.

e) Os grandes desníveis foram provocados por falhamentos em terrenos cristalinos.

6 – (UNIVEST) – Os escudos ou maciços antigos brasileiros formaram-se na era:

a) cenozoica

b) terciária

c) pré-cambriana

d) mesozoica

e) quaternária

7 – (IFG) […] causado pela água das chuvas, tem abrangência em quase toda a superfície terrestre, em especial nas áreas com clima tropical, cujos totais pluviométricos são bem mais elevados do que em outras regiões do planeta. O processo tende a se acelerar à medida que mais terras são desmatadas […] uma vez que os solos ficam desprotegidos da cobertura vegetal e, consequentemente, as chuvas incidem direto sobre a superfície do terrenos.

GUERRA, A. J. T. Geomorfologia urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

O texto descreve um processo que pode ser acelerado com:

a) a manutenção da vegetação.

b) a construção de curvas de nível.

c) o planejamento urbano e ambiental.

d) o aumento da matéria orgânica do solo.

e) a construção nas encostas de morros.

8 – (UDESC) O relevo corresponde às formas do terreno que foram moldadas pelos agentes internos e

externos sobre a crosta terrestre. Cada forma de relevo corresponde a um estado da atuação desses agentes. Analise as proposições referentes ao relevo.

I. Planalto é um compartimento do relevo com superfície irregular e altitude superior a 300 metros, onde predominam processos erosivos.

II. Planície é uma parte do relevo com superfície plana e altitude igual ou inferior a 100 metros, onde predominam os acúmulos recentes de sedimentos.

III. Depressão é uma fração do relevo mais plano que o planalto, onde predominam processos erosivos, com suave inclinação e altitude entre 100 e 500 metros.

IV. No Brasil predominam planaltos e depressões.

V. Talude é a parte do relevo submarino, onde há o encontro da crosta continental com a crosta oceânica, formando desníveis de profundidade variável que chegam a atingir 3 mil metros.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Somente a afirmativa V é verdadeira.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

9 – (UNIOESTE)No Brasil, em regiões tropicais úmidas com relevo de encostas íngremes, ocorrem rápidos movimentos de massa, os quais desencadeiam problemas sociais e econômicos, particularmente nas áreas urbanas. Esse fenômeno é mais comum no verão, quando as chuvas são abundantes, tornando o solo mais saturado. De acordo com o exposto, considere as afirmativas abaixo.

I – A topografia, o regime pluviométrico, a estrutura e a espessura do manto de alteração, as atividades humanas e a retirada da vegetação original são alguns dos fatores que influenciam movimentos rápidos de massa.

II – Os movimentos de massa fazem parte da dinâmica externa da crosta terrestre e são agentes que participam da modelagem do relevo, independentemente da intervenção humana.

III – Em algumas grandes cidades e regiões metropolitanas brasileiras, é comum a ocupação das encostas de morros pela população de baixa renda, a mais prejudicada pelos efeitos socioambientais negativos dos movimentos rápidos de massa.

IV – os movimentos de massa são analisados considerando-se basicamente a natureza do material transportado (solo, detritos ou rocha) e a velocidade do movimento, que varia desde alguns centímetros por ano até mais de 5km por hora.

V – o deslizamento e corrida de lama são classificados como movimentos rápidos de massa, desencadeados principalmente pela declividade do terreno, a água e a gravidade.

Assim, assinale a alternativa CORRETA.

a) Estão corretas as alternativas I, III e V.

b) Estão corretas as alternativas II, III, IV e V.

c) Está correta apenas a alternativa I.

d) Estão corretas todas as alternativas.

e) Estão corretas as alternativas I, II e IV.

Confira as respostas dos exercícios sobre relevo com o nosso gabarito abaixo.

Respostas dos Exercícios sobre Relevo

Exercício resolvido da questão 1

c) falésia, formada a partir de processos de erosão marinha, que originam paredões escarpados.

Exercício resolvido da questão 2

c) as falésias.

Exercício resolvido da questão 3

b) pela grande riqueza em minerais metálicos.

Exercício resolvido da questão 4

c) Paraíba do Sul.

Exercício resolvido da questão 5

a) Geologicamente recentes e resultantes de desdobramentos.

Exercício resolvido da questão 6

c) pré-cambriana

Exercício resolvido da questão 7

e) a construção nas encostas de morros.

Exercício resolvido da questão 8

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Exercício resolvido da questão 9

d) Estão corretas todas as alternativas.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador