Geografia

O que é a teoria da deriva continental? Conheça a principal explicação da localização dos continentes

o que é a teoria deriva continentalO que é a Teoria Deriva Continental?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Teoria da deriva já esteve presente em várias questões de Enem e tenta explicar porque os continentes ficaram onde se encontram atualmente. Se ler este artigo até o final, entenderá o que é a Teoria da Deriva Continental e estará mais preparado para o Enem e demais vestibulares.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O Enem tem muitas questões que citam a deriva continental. Prepare-se para respondê-las com as edições antigas do exame no Simulado Beduka! Ele é gratuito e personalizável.

O que é a teoria da deriva continental?

A teoria da deriva continental é um conjunto de argumentos utilizados para explicar a localização atual dos continentes da Terra.

Segundo esta teoria, há mais de 200 milhões de anos havia apenas um continente, pois todos os que existem hoje formavam uma única massa de terra chamada de Pangeia.

Graças à deriva continental, os blocos de terra começaram a se afastar, formando dois continentes: Laurásia, ao norte, e Gondwana, ao sul.

Com o passar do tempo, novos continentes foram surgindo devido ao mesmo processo de separação, até que formassem os atuais que conhecemos.

Os argumentos elaborados para comprovar esta teoria são de várias naturezas. Mas a principal é a semelhança entre a estrutura rochosa, a vegetação e os fósseis encontrados nas costas da África e da América do Sul.

O primeiro a elaborar essa tese foi o cientista alemão Alfred Wegener, no começo do século XX. Mas ela não recebeu muito crédito à época, porque Wegener não conseguiu demonstrar como acontecia o movimento dos continentes. Contudo, nos dias atuais é amplamente aceita.

Vamos conhecer a história da teoria da deriva continental.

Qual é a origem da teoria da deriva continental?

Alfred Wegener publicou o livro “A origem dos continentes e dos oceanos” em 1912. É nele que existe a defesa da deriva continental como explicação para a localização dos continentes.

Porém, muito tempo antes alguns exploradores e filósofos já tinham proposto algo parecido. Foi o caso de Abraham Ortelius e Francis Bacon. Mas eles fizeram sem informações sistemáticas. Ortelius apenas comparou as costas da América do Sul e da África, vendo um encaixe perfeito entre elas.

Wegener fundamentou sua teoria com base nas semelhanças físicas, geológicas e de fósseis encontradas nos continentes separados pelo oceano Atlântico. Para responder à questão da causa do movimento, ele afirmou que os continentes eram menos densos que os oceanos e se movimentavam sobre eles.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Como a resposta não foi vista como satisfatória, os pares de Wegener desacreditaram da teoria e a deixaram de lado. Somente após um tempo, quando equipamentos novos trouxeram a informação de que a crosta terrestre é formada por diversas placas tectônicas que se movem sobre o manto composto de magma é que a teoria da deriva continental foi admitida.

Para entender o que é a teoria da deriva continental, saiba o que é e como acontece o movimento das placas tectônicas.

Resumo da teoria da deriva continental

Vamos resumir o que é a teoria da deriva continental para facilitar seus estudos.

  • Foi sistematizada em 1912 por Alfred Wegener, que tinha o interesse de explicar a localização e a forma atual dos continentes;
  • Estabeleceu que os continentes formavam uma única massa de solo, conhecida como Pangeia, que se fragmentou graças ao afastamento dos continentes;
  • Seu fundamento se deu nas semelhanças físicas, geológicas e fósseis entre os continentes;
  • Foi criticada pois a explicação para o movimento dos continentes não era satisfatória;
  • Foi reabilitada quando se descobriu a estrutura da crosta terrestre, formada de placas que se movimentam sobre o magma.

Vale lembrar que a separação dos continentes continua acontecendo! A gente só não consegue sentir, pois o movimento é muito lento e elas se afastam centímetros ao longo de muitos anos.

Aumente sua nota do Enem com o Beduka!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre a teoria da deriva continental!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.