Geografia

O que é balança comercial favorável? Aprenda como a economia do país impacta sua vida

O que é balança comercial favorávelO que é balança comercial favorável?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A balança comercial é uma das formas de medir o desempenho de uma economia. Ela se refere à importação e à exportação de produtos que um país faz e pode ser favorável ou desfavorável. Leia até o final para saber o que é balança comercial favorável e os impactos dela na economia.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Você quer aumentar suas chances de tirar mais de 800 na redação do Enem? Então adquira o Kit Aprovação Enem do Beduka e se prepare com um curso que vai te ajudar nisso!

O que é balança comercial favorável?

Balança comercial é um conceito das ciências econômicas e se refere às exportações e importações que um país realiza em um período de tempo.

No caso, ela mede o quanto de produtos entraram e saíram do país e analisa se as condições são favoráveis, desfavoráveis ou equilibradas.

Dizemos que a balança comercial é favorável quando o número de exportações é superior ao número de importações. Ela fica desfavorável quando isso está invertido, ou seja, as importações são mais numerosas do que as exportações. O equilíbrio existe quando o número é praticamente igual.

A balança comercial pode ser medida pela fórmula: Saldo = Exportações – Importações. Vamos usar o exemplo do Brasil em 2013 para entender melhor.

Nesse ano, o país exportou 240,15 bilhões de dólares, enquanto a entrada de produtos foi no valor de 237,64. Pelo cálculo, tivemos 2,51 bilhões de saldo. A balança comercial foi favorável e houve um superávit comercial.

O conceito de balança comercial favorável surgiu no começo do Capitalismo, cujas fases você pode conhecer neste texto. Ela era uma das características principais do mercantilismo praticado pelos Estados que surgiram nos séculos XVI e XVII.

Para levá-la a cabo com mais eficiência, os governantes aplicavam uma série de medidas, que existem até hoje e vamos ver em seguida.

Quais são os fatores que determinam a balança comercial?

Para entender bem o que é balança comercial favorável, precisamos conhecer os fatores que são determinantes para ela. Alguns deles surgiram já com o mercantilismo, outros vieram com o aumento da complexidade do capitalismo financeiro.

  • Protecionismo alfandegário: é a prática de taxar produtos importados para encarecê-los e torná-los menos atrativos para o consumidor nacional. Com isso, as importações tendem a diminuir e pesar menos no cálculo da balança.
  • Taxa de câmbio: é o preço que cada moeda estrangeira possui com relação à nacional. Por exemplo, o quanto de real é necessário para comprar 1 dólar americano.
  • Nível de renda nacional: são as condições econômicas de uma nação, que definem as suas capacidades de produzir, entregar e consumir.
  • Nível de renda da economia mundial: refere-se às condições econômicas do mundo, se há um bom momento, ou se existe alguma crise que impeça grande parte das nações de produzir e consumir.

As duas primeiras medidas fazem parte das políticas econômicas de um Estado. Conheça mais sobre este assunto com nosso texto sobre o que é política econômica e entenda melhor o que é balança comercial favorável.

Como é a balança comercial brasileira?

A balança comercial brasileira tem se mantido em superávit há alguns anos. Ou seja, temos exportado mais do que importado. No primeiro trimestre de 2022, a exportação brasileira atingiu o valor de 91,3 bilhões de dólares, enquanto a importação foi de 69,3 bilhões.

O superávit acontece mesmo que, percentualmente, os níveis de importação tenham crescido mais do que os de exportação com relação ao ano anterior. Entre outros fatores, pode-se destacar como causa a alta de preços no mercado internacional.

Produtos mais exportados pelo Brasil

Os maiores parceiros comerciais do Brasil são China, Argentina, Alemanha e Estados Unidos. Consequentemente, eles são os maiores consumidores dos nossos produtos, que em geral são commodities, ou grosso modo, matéria-prima.

Os principais produtos de exportação brasileiros são:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Petróleo Bruto;
  • Minério de ferro;
  • Soja e derivados;
  • Máquinas;
  • Carnes.

Produtos mais importados pelo Brasil

Os mesmos parceiros comerciais de quem falamos acima são os que mais exportam produtos para o Brasil. Os principais são:

  • Combustíveis;
  • Equipamentos industriais;
  • Eletrônicos.

Como podemos ver, o Brasil exporta mais matérias-primas e importa mais produtos industrializados.

Quais são os impactos da balança comercial favorável na economia?

Uma das coisas que precisamos compreender é que nem sempre o superávit é favorável para a população local de maneira geral. Com a elevação de vendas para o exterior e diminuição das importações, existe desabastecimento no mercado interno, ocasionando aumento de preços.

Para o consumidor nacional, nestas condições, o prejuízo é imenso. Principalmente se a política salarial não acompanhar a variação dos preços.

Além disso, a balança comercial é um indicativo puramente quantitativo e nada qualitativo

Por exemplo, o Brasil poderia ter um forte crescimento de produtividade se fosse mais fácil importar tecnologias do exterior, mas isso é dificultado pelas altas taxas e impostos que encarecem os produtos. 

Contudo, a balança não enxerga essa particularidades, ela apenas mede se o país está comprando mais do que vende sem discriminar o que está sendo comprado e o que está sendo vendido.

Esperamos que este resumo tenha te ajudado a entender o que é balança comercial favorável. A seguir, veja uma forma de conseguir acelerar seus estudos para o Enem!

Aumente sua nota do Enem com o Beduka!

Faltam apenas dois meses para o Enem, e você ainda não começou sua preparação?

Calma, não precisa de desespero! Temos uma solução para isso. Com a ajuda do Beduka, pode se preparar intensamente.

Nós pensamos nas dificuldades que mais afligem os estudantes, então reunimos as soluções:

  • Curso de Redação: para você tirar mais de 800 na redação
  • Plano de Estudos: o mais completo que já fizemos, focado no Enem
  • Simulado: para fixar tudo o que você irá aprender

E tudo isso por um preço que cabe no seu bolso.

Acesse as ferramentas Beduka e potencialize seus estudos!

Obrigado por ler até o fim este nosso resumo sobre o que é balança comercial favorável.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.