Biologia

Resumo completo sobre o que são epitélios: Aprenda os tipos e funções de cada um 

O que são Epitélios?O que são Epitélios?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Neste resumo, você vai compreender o que são epitélios de revestimento e glandulares, quais são suas principais características, funções e como são classificados. Além disso, também vai obter um material especial para te ajudar a se preparar para o Enem, então leia até  o fim. 

A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que são epitélios. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto clicando em um desses tópicos:

Estudando Biologia para o Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Beduka do Enem. Ele é totalmente gratuito e personalizável, acesse agora!

O que são epitélios? Quais são suas funções?

Os epitélios, também chamados de tecidos epiteliais, são constituídos por células justapostas (dispostas lado a lado), firmemente unidas entre si e com pouca substância intercelular entre elas.

Todos os epitélios encontram-se assentados sobre o tecido conjuntivo e entre eles está a membrana basal, rica em colágeno e fibras reticulares, que dá suporte ao epitélio e fixa-o no tecido conjuntivo.

Não há a presença de vasos sanguíneos nos epitélios. Desta maneira, o gás oxigênio e nutrientes chegam aos tecidos através da difusão

Como as células epiteliais são extremamente unidas, o tecido epitelial é uma barreira bastante eficaz contra a entrada de agentes infecciosos e a perda de água. 

Desse modo, a função primordial dos tecidos epiteliais é revestir a superfície externa do corpo, as cavidades corporais internas e os órgãos. Além disso, o tecido também apresenta a função secretora. 

Para compreender o que são epitélios e sua importância, veja alguns exemplos de partes do corpo onde eles são encontrados e suas funções: 

  • Pele: proteção e revestimento;
  • Estômago: secreção;
  • Intestino: secreção e absorção;
  • Bexiga urinária: impermeabilização. 

Não deixe de conferir os outros tipos de tecido com nosso resumo completo sobre Histologia!

Quais são as especializações das células epiteliais?

Outras informações importantes ao estudar o que são epitélios dizem respeito a certas especializações encontradas nas células epiteliais.

De maneira geral, as células epiteliais possuem dois pólos: pólo apical (voltado para a superfície) e o pólo basal (voltado para o tecido conjuntivo). 

No entanto, as principais diferenças ocorrem no polo apical, são elas: os cílios e as microvilosidades

Os epitélios ciliados são encontrados, por exemplo, na traqueia, onde o batimento dos cílios desloca muco, bactérias e partículas do corpo para fora do organismo, assim evitando que objetos estranhos adentrem os pulmões.

Já as microvilosidades ocorrem em epitélios que realizam a função de absorção, como o intestino. Com isso os microvilos, projeções da superfície celular em forma de dedo de luva, aumentam a área superficial da célula e consequentemente a área de absorção. 

Além disso, os tecidos epiteliais podem ser classificados quanto a sua estrutura e função em dois grandes grupos: os de revestimento e os glandulares. Continue lendo nosso resumo sobre o que são epitélios para entender suas características e diferenças.

Tecidos epiteliais de revestimento

Os tecidos epiteliais de revestimento atuam na delimitação de órgãos e estruturas, fornecem proteção e possibilitam trocas controladas entre o exterior e interior do corpo e cavidades. 

Os epitélios de revestimento podem ser classificados de acordo com o número de camadas celulares (simples, estratificado, pseudoestratificado e de transição) e com relação ao formato das células da camada superficial (pavimentoso, cúbico ou prismático).

Tipos de tecidos epiteliais de revestimento

Conheça o que são os epitélios de revestimento a seguir:

  • Epitélio pavimentoso simples: células achatadas e dispostas em uma única camada. Ocorrem em locais onde a proteção mecânica não é fundamental, como nos alvéolos pulmonares e vasos sanguíneos.
  • Epitélio simples cúbico: composto por apenas uma camada de células cúbicas. Pode ser encontrado nos túbulos renais e no revestimento externo dos ovários e ductos das glândulas.
  • Epitélio simples prismático (colunar): formado por somente uma camada de células prismáticas “altas”. Ocorre no estômago e intestinos com as seguintes funções: proteção, absorção e secreção.
  • Epitélio estratificado pavimentoso: possui várias camadas de células, das quais apenas as células mais inferiores têm a capacidade de dividirem-se. Suas principais funções são a proteção mecânica e contra a perda de água. Dessa forma, estão presentes em áreas com bastante atrito como na pele e mucosas bucal e vaginal.
  • Epitélio estratificado de transição: o número de camadas celulares e as formas das células variam de acordo com a extensão do órgão. Este epitélio reveste a bexiga urinária e os ureteres. 

Tecidos epiteliais glandulares

Os tecidos epiteliais glandulares, ou de secreção, apresentam função secretora e formam as glândulas. 

A maioria das glândulas é multicelular, mas elas também podem ser unicelulares. Sua função principal é produzir secreções, que podem apresentar as seguintes características:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Mucosa: espessa e rica em muco.
  • Serosa: fluida e rica em proteínas.
  • Mista: mucosa e serosa.

Em geral, as glândulas multicelulares ficam imersas no tecido conjuntivo onde recebem nutrientes e oxigênio. Elas são formadas a partir de células epiteliais de revestimento que penetram o tecido conjuntivo.

Existem dois tipos de glândulas multicelulares, as endócrinas e as exócrinas. Entretanto, há uma exceção: o pâncreas. O órgão apresenta tanto regiões endócrinas como exócrinas e assim é classificado como uma glândula mista.

Confira o que são epitélios glandulares e suas particularidades:

Glândulas exócrinas: tem sua porção secretora ligada a ductos que se abrem para cavidades do corpo. 

Exemplos de glândulas exócrinas: salivares (saliva na cavidade bucal), sudoríparas (suor na pele), mamárias (produção de leite materno), sebáceas (sebo) e lacrimais (produzem as lágrimas).

Glândulas endócrinas: possuem a porção secretora mas não têm ductos. A secreção é eliminada diretamente nos vasos sanguíneos próximos às glândulas. Os hormônios são as secreções das glândulas endócrinas, que atuam de forma específica em determinados órgãos.

Exemplos de glândulas endócrinas: hipófise, tireóide, timo, pineal, testículos e ovários.

Esperamos ter contribuído com seus estudos através deste resumo sobre o que são epitélios.

Que tal testar seus conhecimentos com nossa lista de exercícios sobre histologia com gabarito?

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso resumo sobre o que são epitélios.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.