Biologia

O que é a Membrana Plasmática? Aprenda qual é sua função nas células!

O que é Membrana Plasmática?O que é Membrana Plasmática?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A membrana plasmática é um envoltório celular que possui a função de delimitar e promover o transporte de substâncias nas células. Leia este resumo e entenda o que é a membrana plasmática, quais são suas estruturas e como ocorre o transporte de substâncias no meio celular.

A seguir, você vai conferir um resumo completo sobre o que é a membrana plasmática. Clique em um dos tópicos para ir diretamente ao assunto:

Você sabia que a biologia celular é um dos assuntos que mais caem no Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

O que é a membrana plasmática?

A membrana plasmática é uma estrutura presente em todos os tipos celulares e apresenta duas funções principais: delimitar a célula e selecionar as substâncias que entram e saem da célula a partir da captação de sinais externos.

Ela é constituída por uma bicamada fosfolipídica, na qual estão inseridas as proteínas. Chamamos esse modelo de mosaico fluído.

As proteínas da membrana podem ser classificadas como integrais ou periféricas dependendo de seu tamanho e da posição em que se encontram.

Para que você entenda completamente o que é a membrana plasmática e como ela funciona, a seguir detalharemos suas estruturas.

Como é a estrutura da membrana plasmática?

A principal estrutura da membrana plasmática é sua bicamada fosfolipídica. Os fosfolipídios possuem porções polares e apolares. A parte polar é hidrofílica (tem afinidade com a água) e está voltada para fora. Já a parte apolar é hidrofóbica (repele a água) e está voltada para o interior da membrana.

Os fosfolipídios ficam dispostos em uma camada dupla, também chamada de bicamada. Devido à sua natureza química, eles movem-se como em trilhos, sem perder o contato. Isso confere à membrana flexibilidade e elasticidade.

Há também a presença das proteínas, que apresentam dois tipos. As proteínas integrais atravessam a bicamada lipídica lado a lado, enquanto que as proteínas periféricas são encontradas em apenas um dos lados da bicamada.

A glicoproteína também é uma estrutura presente na membrana plasmática. Ela desempenha importante função nas interações célula-célula e nos mecanismos de infecção bacteriana e viral.

Como ocorre o transporte de substâncias pela membrana plasmática?

Depois de entender o que é a membrana, outro assunto importantíssimo que você deve ter em mente é o transporte das substâncias através dela. 

A membrana plasmática possui permeabilidade seletiva, o que significa que ela é permeável (porosa), mas não a tudo. Desse modo, há uma seleção do que pode ou não passar.

As substâncias podem passar pela membrana plasmática através do transporte passivo (sem gasto de energia) ou pelo transporte ativo (com gasto de energia).

Transporte Passivo

No transporte passivo a célula não gasta energia, porque ele acontece a favor do gradiente de concentração, ou seja, do lado no qual os solutos estão mais concentrados para o lado em que estão menos.

Há três tipos de transporte passivo: 

  • Difusão Simples;
  • Difusão Facilitada:
  • Osmose

Veja a seguir detalhes sobre cada tipo de transporte passivo para dominar o que é a membrana plasmática.

Difusão Simples

É o movimento de moléculas pequenas do meio mais concentrado para o menos concentrado. 

Para que ela aconteça a membrana deve ser permeável à substância. Em geral, substâncias pequenas e apolares passam com mais facilidade pela membrana. 

Alguns exemplos são: CO2 (gás carbônico) e O2 (gás oxigênio).

Difusão Facilitada

Esse processo ocorre com substâncias que não se difundem livremente pela membrana plasmática. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Nesse caso, as proteínas da membrana facilitam a passagem dessas substâncias para o interior da célula

Exemplos de substâncias que atravessam a membrana por difusão facilitada: glicose, aminoácidos e íons polares.

Osmose

Esse é o transporte específico da água e ele ocorre em três diferentes situações:

  • Meio hipertônico: a célula animal perde água e murcha, enquanto que o corpo da célula vegetal se encolhe da parede celular.
  • Meio isotônico: a água entra e sai da célula na mesma quantidade.
  • Meio hipotônico: a célula animal incorpora a água, incha e explode, já a célula vegetal também incha, mas mantém seu formato por conta da parede vegetal.

Está gostando do nosso resumo sobre o que é a membrana plasmática? Continue lendo para entender o transporte ativo.

Transporte Ativo

Ao contrário do passivo, no transporte ativo a célula gasta energia. Isso acontece pois as moléculas são transportadas de um local com maior concentração para o local com menor concentração, portanto, contra o gradiente de concentração.

Um exemplo de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio. Esse processo ocorre em função das diferenças das concentrações dos íons de sódio (Na+) e potássio (K+), dentro e fora das células.

Em condições normais, a concentração de Na+ é mais baixa dentro da célula do que no ambiente extracelular. Enquanto que na concentração de K+ acontece justamente o contrário, sendo mais alta dentro da célula e mais baixa do lado de fora.

Nessa situação, o Na+ entra na célula e o K+ sai da célula, por difusão. Isso porque os solutos tendem a se manter em equilíbrio de concentração.

Contudo, para realizar seu metabolismo, a célula precisa manter as diferenças de concentração entre os dois íons. Isso quer dizer que o Na+  precisa manter-se em baixa concentração dentro da célula e o K+ em alta.

A bomba de sódio e potássio está diretamente relacionada com a transmissão de impulsos nervosos e a contração muscular.

Esperamos que com este resumo sua dúvida a respeito do que é a membrana plasmática tenha sido respondida. Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário! 

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Obrigada por ler nosso resumo sobre o que é a membrana plasmática.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.