Geografia

Em qual placa tectônica o Brasil está localizado? Saiba tudo sobre o tema e se prepare para o vestibular

Em qual placa tectônica o Brasil está localizadoEm qual placa tectônica o Brasil está localizado?
Domine Sisu Prouni e Fies

A camada mais externa do nosso planeta é conhecida como litosfera e possui uma divisão de blocos enormes de rocha, chamados de placas tectônicas. É nelas que estão os continentes e o assoalho dos oceanos. Neste texto, vamos te mostrar em qual placa tectônica o Brasil está localizado e suas características.

Vamos te contar em qual placa tectônica o Brasil está localizado. Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Sabia que você pode ganhar um desconto incrível na mensalidade da faculdade? Acesse o Beduka Bolsas e adquira uma bolsa de até 65% no curso de seu interesse.

O que são placas tectônicas?

Antes de te contar em qual placa tectônica o Brasil está localizado, precisamos ver o que realmente é uma placa tectônica.

Então, nosso planeta é constituído de três camadas, como se fosse uma cebola: o núcleo, o manto e a crosta. O núcleo é a parte mais interna e a crosta a mais externa, com o manto entre os dois.

A crosta e parte do manto superior compõem a litosfera, que é a parte mais externa da Terra. Ela não é um bloco único, mas formada por diversas placas. Então podemos dizer que as placas tectônicas são grandes porções da litosfera, onde ficam os continentes e os oceanos.

Elas podem ser de três tipos:

  • Oceânicas: encontradas no assoalho dos oceanos.
  • Continentais: encontradas sob os continentes.
  • Oceânicas e continentais: encontradas sob os continentes e o assoalho dos oceanos.

Além disso, elas possuem limites, que são seus locais de encontro, como se fossem fronteiras de países. Os limites também são três:

  • Convergente: neste tipo, as placas sofrem movimentos de convecção, ou seja, de encontros e choques entre elas.
  • Divergente: as placas neste limite se afastam umas das outras, o que ocasiona fendas e rachaduras na superfície do planeta. Além disso, o afastamento dá origem às montanhas oceânicas, conhecidas como dorsais mesoceânicas.
  • Transformante: é o deslizamento lateral entre as placas, como se fosse uma fricção. Ele gera falhas na superfície da terra, mas não destrói nem recicla as placas.

Ficou curioso sobre o tema? Leia nosso artigo sobre as camadas da Terra depois que descobrir em qual placa tectônica o Brasil está localizado.

Como as placas tectônicas se movimentam?

O movimento das placas tectônicas gerou diversas teorias para explicá-lo. Atualmente, a teoria mais aceita é a da tectônica das placas, elaborada por Alfred Wegener (1880-1930).

Segundo esta teoria, as placas estão deslizando sobre o magma que compõe a maior parte do manto terrestre, que realiza um movimento convectivo graças a diferenças de temperatura. O mais frio sobe e o mais quente desce, fazendo as placas se mexerem.

O movimento das placas ocasiona encontros entre elas, ou afastamentos. Eles são os principais fatores endógenos para a formação do relevo.

Ao se encontrarem, as placas sofrem abalos sísmicos, que causam terremotos, maremotos, atividades vulcânicas entre outros fenômenos. O afastamento delas resulta no crescimento dos oceanos.

Está curioso sobre isso? Temos um texto sobre o movimento das placas que te diz muito mais sobre ele.

A maioria destas atividades são encontradas nas bordas das placas, o que explicaria o fato de no Brasil não haver tantos relatos sobre elas, pois ele se encontra bem no meio da placa em que está localizado.

E, por falar nisso, em qual placa tectônica o Brasil está localizado mesmo? Vamos descobrir.

Está estudando para o Enem? Prepare-se com o Simulado do Beduka. Você pode personalizar as questões e fazer uma prova só sobre Ciências Humanas. É grátis!

Em qual placa tectônica o Brasil está localizado?

A placa na qual se encontra o Brasil é a Placa Sul-americana. Não só ele, como todo o subcontinente da América do Sul e parte do Oceano Atlântico.

Ela é a menor das sete grandes placas da litosfera e possui aproximadamente 32 milhões km² de área. A oeste, ela possui convergência com a Placa de Nazca, fonte dos abalos que atingem a região da Cordilheira dos Andes.

O surgimento desta placa se deu com a fragmentação do supercontinente do sul, Gondwana, iniciada no Período Triássico, entre 220 e 250 milhões de anos atrás. Foi durante este período que a Placa Sul-americana e Africana começaram a se separar.

O movimento de separação continua, graças ao impulso divergente que empurra a placa para oeste.

Teste seus conhecimentos sobre as placas com nossa lista de exercícios sobre placas tectônicas.

Quais são as características da placa em que o Brasil está localizado?

A Placa Sul-Americana tem duas divisões: a crosta continental e a oceânica.

A crosta continental é feita de rochas formadas em uma base sílico-aluminosa, com espessura variada. A parte mais grossa é das cadeias de montanhas e a mais fina é a de crátons. A densidade média está entre 2,65 e 2,8 g/cm³.

A oceânica possui rochas basálticas e uma camada fina de sedimentos. Sua espessura é bem menor com relação à parte continental, variando entre 5 e 8 km, porém é mais densa.

Aprenda a usar a nota do Enem

Como em todas as outras, a placa na qual o Brasil está localizado tem atividades sísmicas com maior concentração nas suas bordas. O que alivia um pouco a nossa barra é que não temos fenômenos como os tsunamis que atingem o Japão.

Porém, isso não significa que aqui não ocorra tremores, inclusive ocasionados por fatores diferentes dos choques entre as placas. É possível que o calor sob regiões com litosfera mais fina gere alguns abalos inclusive no interior das placas. Algumas regiões do Brasil possuem pelo menos dois terremotos por ano graças a isso.

Quais são as outras placas tectônicas?

Bom, a placa na qual o Brasil está localizado é uma entre tantas outras placas que compõem a litosfera. O número varia bastante, alguns dizem que são 12 principais, outros 14 e há quem afirme que são 15. Além das menores, que seriam quase 40.

As principais são as maiores, como a Placa Sul-Americana. E as demais são:

  • Placa de Nazca: encontra-se no assoalho oceânico a oeste da Placa Sul-americana.
  • Placa do Pacífico: está localizada sob o Oceano Pacífico e se limita a norte com a Placa Juan de Fuca e a Placa Norte-americana.
  • Placa Indo-Australiana: encontra-se sob a Austrália e algumas partes da Nova Zelândia e Nova Guiné, abrangendo também o assoalho do Pacífico e do Índico.
  • Placa Africana: engloba toda a África e se limita com a Placa Sul-americana, Caribenha, Euroasiática, Antártica e Australiana.
  • Placa Norte-americana: possui 70 milhões km² e abrange a América do Norte, Central e a Groenlândia, além do Atlântico e do Pacífico.
  • Placa Euroasiática ocidental: encontra-se sob os continentes europeu e oeste da Ásia. Sua área é de 60 milhões km².
  • Placa Euroasiática oriental: abrange o continente asiático e forma uma zona de convergência com as placas do Pacífico e das Filipinas, que é considerada a mais sísmica da Terra.
  • Placa das Filipinas: fica no Pacífico, a leste das Filipinas. Metade dos vulcões ativos do planeta estão nela.

Esperamos que tenha entendido bem o que são placas tectônicas e em qual placa tectônica o Brasil está localizado. A seguir, não perca a oportunidade que o Beduka oferece de se conectar à faculdade!

O Beduka te conecta à faculdade

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso texto sobre em qual placa tectônica o Brasil está localizado!

Faça sua nota trabalhar

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador