ExercíciosGeografia

Exercícios sobre as Placas Tectônicas com Gabarito

Exercícios sobre as Placas TectônicasLista de Exercícios sobre as Placas Tectônicas com Gabarito

Placas Tectônicas são blocos de terra que formam a crosta terrestre. Essas placas podem ser de 3 tipos: convergentes, divergentes e transformantes. Elas se movem constantemente, fazendo com que se afastem ou se aproximem umas das outras. Leia nosso resumo e faça os 7 melhores Exercícios sobre as Placas Tectônicas.

Quando você terminar os Exercícios sobre as Placas Tectônicas, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil. 

Imagine que tudo que pisamos está em cima de uma placa tectônica em movimento constante.

Nós nem percebemos os movimentos delas porque também estamos nos movendo junto. Na verdade, nem sempre.

Às vezes percebemos os movimentos no acontecimento de catástrofes naturais, como os tsunamis e terremotos.

Esses fenômenos ocorrem quando diferentes placas se chocam, gerando intensos tremores que refletem resultam em terremotos e, em alguns  casos, a agitação movimenta a água formando ondas gigantes, as tsunamis.

Percebeu que as Placas Tectônicas ocupam o mundo todo, né?

Então não pense que ela ficará de fora da prova do ENEM, mas fique tranquilo, nós vamos te explicar tudo.

Ah, não se esqueça, ao final selecionamos para você os 7 Melhores Exercícios sobre as Placas Tectônicas.

O que são Placas Tectônicas?

As Placas tectônicas são grandes blocos de rochas que dão suporte a tudo o que vemos no solo, abrigando os continentes e o fundo dos oceanos.

Dizemos que essas placas são semirrígidas porque, apesar de sólidas, elas se movimentam e podem se esbarrar.

Esses princípios foram propostos pela Teoria das Placas tectônicas que confirmou as informações postuladas anteriormente na Teoria da Deriva continental.

A Teoria da Deriva Continental, proposta pelo geólogo Alfred Wegener, afirmava que há milhões de anos a Terra era formada apenas por uma grande placa chamada Pangeia.

Imagem Ilustrativa da Pangeia
Imagem Ilustrativa da Pangeia

Essa placa foi sendo sedimentada ao  longo do tempo até se tornar os continentes da forma que conhecemos.

Por que as Placas Tectônicas se movimentam?

As altas temperaturas no interior da Terra fazem com que as Placas Tectônicas se movam. Esse movimento é lento, contínuo e ocorre no limite entre elas.

As placas podem se movimentar de três maneiras: 

  • Transformante;
  • Transcorrente;
  • Subsidente

As zonas de encontros entres as placas são denominadas limites e dividem-se em três: 

Zona de encontro entre as Placas Tectônicas

Quais são os três tipos de placas tectônicas?

Dependendo da localização da placa e de qual área ela abrange, podemos classificá-las de três formas:

  • Placas Oceânicas: encontram-se bem no assoalho oceânico, ou seja, são o fundo dos oceanos e totalmente imersas. São mais finas, sempre renovadas e cobrem a maior parte da terra. Ex: Placa de Nazca.
  • Placas Continentais: encontram-se bem nas áreas de terra firme, não possuem partes submersas. São mais grossas, antigas e estão em menor proporção. Ex: Placa Arábica.
  • Placas continentais e oceânicas: são aquelas que possuem uma parte continental e se estendem abrangendo também parte do fundo do oceano. Muitas vezes são classificadas somente como continentais, passando a existir apenas 2 tipos de placas e não 3. Ex: Sul-Americana

O Brasil está localizado em qual Placa Tectônica? (Placa Sul-Americana)

O Brasil é um país de muita sorte em termos geológicos! Nós nos situamos bem no centro da Placa Sul-Americana, uma das maiores em tamanho e espessura. 

Isso significa que estamos longes dos limites e, por isso, quase não sofremos consequências de atividades sísmicas. O nosso relevo também é geologicamente antigo, logo, possui muitos recursos naturais.

De forma bem discreta, essa placa move-se para o oeste. Assim ela se afasta da Dorsal Mesoatlântica e aproxima-se das Placas de Nazca e do Pacífico.

Exercícios sobre Placas Tectônicas

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Questão 1 – (FUVEST) Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de:

a) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.

b) formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos.

c) formação de canyons, decorrente de intensa erosão eólica.

d) produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.

e) geração de relevo serrano, associada a fatores climáticos ligados à glaciação.

Questão 2 – (IFPE) Geocientistas estimam que, a cada ano, o Himalaia cresça cerca de 4 mm de altura. É um fenômeno imperceptível aos olhos humanos, mas que ocorre há milhões de anos, contribuindo para a formação dessa importante estrutura geológica. O movimento tectônico responsável pela formação das cadeias de montanhas, como a do Himalaia, é conhecido como:

a) Orogênese

b) Diogênese

c) Fotogênese

d) Paleogênese

e) Antrogênese

Questão 3 – (PUCMG) A teoria da Tectônica de Placas explica como a dinâmica interna da Terra é responsável pela estrutura da litosfera, sendo INCORRETO afirmar:

a) A litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre; é segmentada em placas que flutuam em várias direções sobre o manto.

b) O movimento das placas pode ser convergente ou divergente, aproximando-as ou afastando-as, ou ainda deslizando-as uma em relação à outra.

c) O tectonismo é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.

d) As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.

Questão 4 – (UDESC 2016/1) A teoria da tectônica de placas afirma que a América do Sul e a África estiveram unidas e iniciaram sua separação há cerca de 125 milhões de anos.

Assinale a alternativa que contém o nome da era geológica em que se iniciou tal separação, o do bloco formado pela América do Sul e África e o do continente que também fazia parte deste bloco, sequencialmente.

a) Cenozoico – Laurásia – América do Norte

b) Arqueozoico – Pangea – Europa

c) Mesozoico – Gondwana – Ásia

d) Mesozoico – Gondwana – Antártida

e) Cenozoico – Laurásia – Austrália

  • Você está indo muito bem! Chegamos à metade dos Exercícios sobre as Placas Tectônicas.

Questão 5 – (UFRGS 2017) Considere as afirmações abaixo, sobre a Teoria da Tectônica de Placas.

I – A litosfera, de acordo com essa teoria, está fragmentada em placas rígidas que se movimentam.

II – As placas tectônicas são movidas pela convecção do manto, e a energia vem do calor interno da Terra.

III – Os limites das placas apresentam feições de grandes proporções, como estreitos cinturões de montanhas, cinturões de terremotos e cadeias de vulcões.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III

Questão 6 – (Acafe 2015/2) A crosta terrestre é formada por placas tectônicas que se movimentam em várias direções. O mês de abril de 2015 apresentou fenômenos relacionados à movimentação dessas placas tectônicas.

Sobre essas placas e os fenômenos originados, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) O vulcanismo e os abalos sísmicos são fenômenos geológicos restritos à bacia do Pacífico, onde há limites de placas convergentes e divergentes, sendo por isso conhecida como “Círculo do Fogo do Pacífico”.

b) O Nepal, país encaixado entre a Índia e a China, além de estar sobre algumas das montanhas mais altas do mundo, sofreu em abril deste ano intenso terremoto, matando milhares de pessoas.

c) A região turística dos Lagos, no Chile, sofreu sobremaneira com a erupção do vulcão Calbuco em abril, causando o cancelamento de voos de cidades próximas tanto no Chile quanto na Argentina.

d) O terremoto no Nepal e a erupção vulcânica no Chile são dois eventos geológicos localizados em regiões de atividade sísmica intensa, as quais se encontram nos limites de placas tectônicas.

Questão 7 – (URCA 2015/2) Com base no infográfico abaixo, e diante das recentes informações vinculadas na mídia sobre o Terremoto no NEPAL pode-se afirmar que:

Exercícios sobre Placas Tectônicas

Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 1960 e 1970, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme o acontecido no NEPAL, já que, nessa região, a crosta terrestre:

a) Apresenta uma zona de encontro de placas tectônicas a sul-americana e a sul-africana com expansão do assoalho oceânico.

b) É o encontro de duas placas tectônicas: a eurasiana e a indiana, onde estas duas porções da crosta terrestre estão se aproximando, acumulando energia.

c) Está sendo empurrada para baixo, onde a placa sul-americana está formando uma fossa abissal.

d) Forma uma área de separação da placa euroasiática com forte epirogênese.

e) Se divide em duas placas a de Nazca e a Indiana que deslizam paralelamente em sentidos contrários.

  • Parabéns, você chegou ao fim dos Exercícios sobre as Placas Tectônicas. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre as Placas Tectônicas

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) Orogênesel.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: d) As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: d) Mesozoico – Gondwana – Antártida

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: e) I, II e III

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: a) O vulcanismo e os abalos sísmicos são fenômenos geológicos restritos à bacia do Pacífico, onde há limites de placas convergentes e divergentes, sendo por isso conhecida como “Círculo do Fogo do Pacífico”.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: b) É o encontro de duas placas tectônicas: a eurasiana e a indiana, onde estas duas porções da crosta terrestre estão se aproximando, acumulando energia.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre as Placas Tectônicas? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador