Biologia

Tudo sobre o que é Citologia

O que é CitologiaO que é Citologia?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Citologia é a área da Biologia responsável por estudar tudo que diz respeito sobre células, tanto humanas quanto vegetais. Os principais alvos de estudo da Citologia são: estrutura geral da célula, principais organelas e suas funções.

Você sabe o que é Citologia? Entender esse tema é essencial para se sair bem na prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou esse artigo para te ajudar a se preparar para a prova do ENEM ou de outros vestibulares.

Aproveite e teste seus conhecimentos com os exercícios de Citologia!

Nesse artigo vamos falar sobre: 

  • O que é Citologia;
  • Célula Animal e Vegetal;
  • Estrutura da Célula.

O que é Citologia?

Originada da junção dos termos gregos kytos (célula) e logos (estudo), a Citologia, ou Biologia Celular é o campo da Biologia que estuda as células presentes nos organismos vivos. A Citologia foca, principalmente, em estudar as estruturas da célula, bem como compreender quais são as organelas e suas funções.

Teoria Celular

O principal avanço para estabelecer os fundamentos da Citologia foi o trabalho dos pesquisadores Matthias Schleiden e Theodor Schwann. Eles formularam quatro pilares da Citologia bastante relevantes que, até hoje, são utilizados como fundamentos da área. O conjunto desses quatro pilares é chamado de Teoria Celular. São eles:

  • Todos os seres vivos são formados a partir de estruturas celulares;
  • As atividades e reações químicas essenciais à manutenção da vida ocorrem dentro do organismo celular;
  • A divisão celular permite que novas células se formem a partir de células pré-existentes;
  • A célula é a menor unidade da vida.

Tipos de Células

eucarionte-e-procarionte

Procariontes

Células procariontes, ou procariotas, são aquelas que não possuem carioteca, isto é, uma membrana delimitando o núcleo da célula. No caso das células procariontes, o material genético fica disperso no citoplasma. O principal exemplo de seres que possuem células procariontes são as bactérias.

Aprenda mais sobre o que são bactérias.

Eucariontes

As células eucariontes, ou eucariotas, são as células que possuem a carioteca envolvendo o núcleo, delimitando o material genético do restante da célula. Existem diversos seres vivos que possuem células eucariontes, e os principais exemplos são as células dos animais e dos vegetais.

Estrutura das Células

Célula Animal

celula-animal

Membrana Plasmática

A membrana plasmática, ou membrana celular, é uma estrutura fina e porosa que envolve toda a célula, sendo responsável pela proteção de todas as estruturas celulares. A membrana plasmática pode agir como uma espécie de filtro, pois permite a passagem de algumas substâncias pequenas, como nutrientes essenciais para a célula, mas impede a de outras substâncias maiores.

Citoplasma

O citoplasma é a porção de mais volume da célula, sendo preenchido por uma matriz viscosa e quase transparente chamada de hialoplasma ou citosol. No citoplasma também é o local onde se encontram as organelas celulares, e cada uma exerce uma função diferente.

Principais organelas da célula animal:
  • Ribossomos: estrutura que possui a função de produzir e sintetizar proteínas;
  • Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso: possuem a função de transportar proteínas e sintetizar moléculas orgânicas;
  • Complexo de Golgi: tem a função de armazenar, modificar, e liberar substâncias. Ele também é responsável por exportar proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e também de originar os lisossomos;
  • Lisossomos: estruturas que possuem a função de digestão celular;
  • Mitocôndrias: possuem a função de respiração celular e a produção de energia que será utilizada;
  • Peroxissomos: estrutura arredondada que tem a função de armazenar enzimas;
  • Vacúolos: tem a função de reservar energia e armazenar substâncias.

As células constituem os tecidos, que por sua vez formam órgãos que, em conjunto, formam sistemas. Aprenda mais sobre os Sistemas do Corpo Humano

Célula Vegetal

celula-vegetal

As células vegetais são responsáveis por constituir os tecidos das plantas. Elas se assemelham em muitos aspectos com as células animais, pois possuem muitas organelas em comum, bem como algumas estruturas gerais da célula. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A grande diferença entre a célula animal e a célula vegetal está na presença de algumas organelas que são exclusivas das células animais, e da presença de parede celular.

Parede Celular

A parede celular é uma estrutura exterior à membrana plasmática, envolvendo toda a célula e sendo composto principalmente de um polissacarídeos denominado celulose. A principal função da parede celular é sustentar e proteger a planta.

Cloroplastos

Os cloroplastos são as organelas que têm a função de realizar a fotossíntese. Elas possuem o pigmento chamado clorofila, que absorve a luz solar (possibilitando o processo de fotossíntese), e atribuindo às plantas a cor verde.

Aprenda mais sobre o que é a fotossíntese.

Glioxissomos

Os glioxissomos são organelas que se assemelham aos peroxissomos, mas são encontrados nas plantas, principalmente nos tecidos acumuladores de gordura em sementes que estão processo de germinação. Os glioxissomos contêm enzimas que são responsáveis por iniciar a quebra e a conversão dos ácidos graxos em açúcares.

Outras organelas das Células Vegetais (comuns às Células Animais)

  • Ribossomos: produção e síntese de proteínas;
  • Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso: transporte de proteínas e síntese de moléculas orgânicas;
  • Complexo de Golgi: armazenamento, modificação e liberação de substâncias, exportação de proteínas e origem dos lisossomos.  
  • Mitocôndrias: respiração celular e produção de energia;
  • Vacúolos: reserva energética e armazenamento de substâncias.

Organize melhor seu tempo estudando com o nosso plano de estudos.

Diferenças entre Célula Animal e Vegetal

1. Estrutura e forma

  • A célula animal e vegetal possuem formas diferentes. A célula animal apresenta formato irregular, já a célula vegetal possui uma forma fixa;
  • As células animais podem ter cílios e flagelos, o que não acontece  na célula vegetal;
  • Na célula vegetal há um grande vacúolo que ocupa uma porção grande do citoplasma. Isso acontece devido a função da célula de armazenar seiva e executar o controle da entrada e saída de água.

2. Parede Celular

A parede celular é uma estrutura específica das células vegetais, não estando presente nas célula animais. A principal função da parede celular, como citamos, é proteger, dar sustentação e resistência à célula, bem como realizar troca de substâncias com as células vizinhas, e também controlar a entrada de água.

3. Organelas

A célula vegetal possui muitas organelas em comum com a célula animal, no entanto, existem organelas que são específicas das células animais, como os lisossomos e os centríolos. Existem também organelas que são exclusivas das células vegetais, como os cloroplastos e os glioxissomas.

Além de aprender o que é Citologia, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender o que é Citologia? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.