Biologia

O que é Esquistossomose?

O-QUE-É-ESQUISTOSSOMOSEO que é esquistossomose
Sala do Saber - melhor cursinho online

A esquistossomose é uma doença causada pelos parasitas da família Schistosoma. No Brasil, a espécie causadora da doença é o Schistosoma mansoni, que tem como hospedeiro intermediário os caramujos do gênero Biomphalaria.

No caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM, questões relacionadas à doenças causadas por parasitas são frequentes. Dentro dessa matéria, entender o que é Esquistossomose é essencial para responder questões que surgem sobre o tema.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Esquistossomose!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Esquistossomose;
  • Causas e Sintomas;
  • Ciclo de Vida e Transmissão.

O que é Esquistossomose?

A esquistossomose (também conhecida como xistose ou barriga-d’água), é uma doença transmitida pelos parasitas da família Schistosoma. Conhecida como uma doença de climas tropicais e subtropicais, a esquistossomose atinge principalmente comunidades carentes, que não possuem acesso à saneamento básico e água potável.

Se não tratada, a esquistossomose pode gerar complicações gravíssimas, podendo levar à morte. A esquistossomose também é conhecida como a doença do caramujo, pois é transmitida ao homem em ambientes aquáticos que possuem caramujos do gênero Biomphalaria infectados.

caramujo

Causas

No Brasil, a esquistossomose é causada pelo parasita Schistosoma Mansoni. Ele tem a espécie humana como hospedeiro definitivo e os caramujos de água doce, do gênero Biomphalaria, como hospedeiros intermediários.

A principal causa da esquistossomose é um problema de saneamento básico, principalmente o depósito de fezes contaminadas próximos à água doce onde há acesso de pessoas. A falta de água potável e de sistemas de saneamento básico são fatores de risco para a incidência da esquistossomose, principalmente em zonas rurais. 

Ciclo de Vida

ciclo esquistossomse

Ambiente aquático

1. Ovos de Schistosoma são liberados nas fezes de pessoas infectadas. Eles precisam de atingir o ambiente aquático, onde evoluem, eclodem e liberam o miracídio;

2. No ambiente aquático, o miracídio infecta o caramujo do gênero Biomphalaria, e se transforma em esporocisto;

3. Dentro do caramujo, os esporocistos se multiplicam e dão origem à outra forma do parasita: as cercárias;

4. Depois, o caramujo libera milhares de cercárias no ambiente aquático, que infectam o ser humano através da penetração na pele.

No ser humano

5. Ao entrar no ser humano, a cercária se transforma em esquistossômulo, que cai na corrente sanguínea e vai para o sistema porta-hepático (sistema de vasos sanguíneos que irriga o fígado), onde vermes amadurecem e se tornam adultos;

6. Os vermes adultos então migram para os vasos sanguíneos que irrigam a parte final do intestino, onde se fixam, se reproduzem e liberam ovos;

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

7. Os ovos perfuram a parede do intestino e saem para o ambiente nas fezes, reiniciando o ciclo.

Aprenda mais sobre os Sistemas do Corpo Humano.

Sintomas e Patogenias da Esquistossomose

Fase Aguda

  • Dermatite, vermelhidão e coceira no local da penetração das larvas;
  • Febre;
  • Mal estar;
  • Diarréia;
  • Dor abdominal.

Fase Crônica

  • Perda de apetite;
  • Desconforto abdominal;
  • Períodos de diarréia intercalados com fezes normais e prisão de ventre;
  • Emagrecimento, desânimo, indisposição, irritabilidade;
  • Presença de varizes esofágicas;
  • Perdas sanguíneas e anemia;
  • Hepato-esplenomegalia (Barriga D’água): É causado pela presença dos ovos dos parasitas no fígado, que fazem com aumente a fibrose (fibras de colágeno), por conta da atividade do Sistema Imune. Essa fibrose faz com que aumente a pressão sanguínea no fígado e no baço, gerando inflamação. O aumento da pressão e a inflamação faz com que o baço e o fígado aumentem de tamanho;
  • Ascite: Acúmulo de líquido entre os órgãos do corpo humano. 

O baço e fígado inflamados pode afetar diretamente em várias funções do corpo humano, em diversos sistemas do corpo humano. Aprenda mais sobre o Sistema Linfático e o Sistema Endócrino.

Tratamento

O tratamento para a esquistossomose é feito através de remédios antiparasitários, como o Praziquantel e Oxamniquina, que matam os parasitas. Também são administradas pomadas corticosteróides, para alívio da coceira, e é recomendado que o indivíduo permaneça em repouso, se hidratando bastante. Outros remédios que podem ser dados são analgésicos e remédios contra febre e cólicas.

Diagnóstico

O diagnóstico da esquistossomose é feito através do EPF (Exame Parasitológico de Fezes), onde se verifica a presença os ovos do parasita. Em alguns casos, também é possível realizar o diagnóstico em amostras de sangue, verificando a presença ou ausência de anticorpos específicos.

Organize melhor seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.                         

Prevenção

A prevenção da esquistossomose consiste no amplo tratamento dos considerados grupos de risco e áreas endêmicas. Promovendo o acesso à água potável e saneamento básico, investindo em educação sanitária e controle de caramujos presentes nas águas. 

Consideramos áreas endêmicas todos os locais onde há acesso da população à água doce e, principalmente, aqueles que possam estar contaminados por fezes.

Grupos de risco de contaminação da esquistossomose:

  • Crianças em áreas endêmicas;
  • Adultos considerados de risco em áreas endêmicas;
  • Pessoas que exercem profissões que entram em  contato com a água infestada, como pescadores, agricultores, trabalhadores de irrigação;
  • Pessoas que praticam tarefas domésticas que envolvem contato com água infestada;
  • Comunidades inteiras que vivem em áreas de alta contaminação.

Além de aprender o que é Esquistossomose, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender o que é Esquistossomose? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.