Biologia

O que é Esquistossomose?

O-QUE-É-ESQUISTOSSOMOSEO que é esquistossomose
Plano de Estudos 2023 chegou

A esquistossomose é uma doença causada pelos parasitas da família Schistosoma. No Brasil, a espécie causadora da doença é o Schistosoma mansoni, que tem como hospedeiro intermediário os caramujos do gênero Biomphalaria.

No caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ENEM, questões relacionadas à doenças causadas por parasitas são frequentes. Dentro dessa matéria, entender o que é Esquistossomose é essencial para responder questões que surgem sobre o tema.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Esquistossomose!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Esquistossomose;
  • Causas e Sintomas;
  • Ciclo de Vida e Transmissão.

O que é Esquistossomose?

A esquistossomose (também conhecida como xistose ou barriga-d’água), é uma doença transmitida pelos parasitas da família Schistosoma. Conhecida como uma doença de climas tropicais e subtropicais, a esquistossomose atinge principalmente comunidades carentes, que não possuem acesso à saneamento básico e água potável.

Se não tratada, a esquistossomose pode gerar complicações gravíssimas, podendo levar à morte. A esquistossomose também é conhecida como a doença do caramujo, pois é transmitida ao homem em ambientes aquáticos que possuem caramujos do gênero Biomphalaria infectados.

caramujo

Causas

No Brasil, a esquistossomose é causada pelo parasita Schistosoma Mansoni. Ele tem a espécie humana como hospedeiro definitivo e os caramujos de água doce, do gênero Biomphalaria, como hospedeiros intermediários.

A principal causa da esquistossomose é um problema de saneamento básico, principalmente o depósito de fezes contaminadas próximos à água doce onde há acesso de pessoas. A falta de água potável e de sistemas de saneamento básico são fatores de risco para a incidência da esquistossomose, principalmente em zonas rurais. 

Ciclo de Vida

ciclo esquistossomse

Ambiente aquático

1. Ovos de Schistosoma são liberados nas fezes de pessoas infectadas. Eles precisam de atingir o ambiente aquático, onde evoluem, eclodem e liberam o miracídio;

2. No ambiente aquático, o miracídio infecta o caramujo do gênero Biomphalaria, e se transforma em esporocisto;

3. Dentro do caramujo, os esporocistos se multiplicam e dão origem à outra forma do parasita: as cercárias;

4. Depois, o caramujo libera milhares de cercárias no ambiente aquático, que infectam o ser humano através da penetração na pele.

No ser humano

5. Ao entrar no ser humano, a cercária se transforma em esquistossômulo, que cai na corrente sanguínea e vai para o sistema porta-hepático (sistema de vasos sanguíneos que irriga o fígado), onde vermes amadurecem e se tornam adultos;

6. Os vermes adultos então migram para os vasos sanguíneos que irrigam a parte final do intestino, onde se fixam, se reproduzem e liberam ovos;

Domine o Enem com o Plano de Estudos Beduka

7. Os ovos perfuram a parede do intestino e saem para o ambiente nas fezes, reiniciando o ciclo.

Aprenda mais sobre os Sistemas do Corpo Humano.

Sintomas e Patogenias da Esquistossomose

Fase Aguda

  • Dermatite, vermelhidão e coceira no local da penetração das larvas;
  • Febre;
  • Mal estar;
  • Diarréia;
  • Dor abdominal.

Fase Crônica

  • Perda de apetite;
  • Desconforto abdominal;
  • Períodos de diarréia intercalados com fezes normais e prisão de ventre;
  • Emagrecimento, desânimo, indisposição, irritabilidade;
  • Presença de varizes esofágicas;
  • Perdas sanguíneas e anemia;
  • Hepato-esplenomegalia (Barriga D’água): É causado pela presença dos ovos dos parasitas no fígado, que fazem com aumente a fibrose (fibras de colágeno), por conta da atividade do Sistema Imune. Essa fibrose faz com que aumente a pressão sanguínea no fígado e no baço, gerando inflamação. O aumento da pressão e a inflamação faz com que o baço e o fígado aumentem de tamanho;
  • Ascite: Acúmulo de líquido entre os órgãos do corpo humano. 

O baço e fígado inflamados pode afetar diretamente em várias funções do corpo humano, em diversos sistemas do corpo humano. Aprenda mais sobre o Sistema Linfático e o Sistema Endócrino.

Tratamento

O tratamento para a esquistossomose é feito através de remédios antiparasitários, como o Praziquantel e Oxamniquina, que matam os parasitas. Também são administradas pomadas corticosteróides, para alívio da coceira, e é recomendado que o indivíduo permaneça em repouso, se hidratando bastante. Outros remédios que podem ser dados são analgésicos e remédios contra febre e cólicas.

Diagnóstico

O diagnóstico da esquistossomose é feito através do EPF (Exame Parasitológico de Fezes), onde se verifica a presença os ovos do parasita. Em alguns casos, também é possível realizar o diagnóstico em amostras de sangue, verificando a presença ou ausência de anticorpos específicos.

Organize melhor seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.                         

Prevenção

A prevenção da esquistossomose consiste no amplo tratamento dos considerados grupos de risco e áreas endêmicas. Promovendo o acesso à água potável e saneamento básico, investindo em educação sanitária e controle de caramujos presentes nas águas. 

Consideramos áreas endêmicas todos os locais onde há acesso da população à água doce e, principalmente, aqueles que possam estar contaminados por fezes.

Grupos de risco de contaminação da esquistossomose:

  • Crianças em áreas endêmicas;
  • Adultos considerados de risco em áreas endêmicas;
  • Pessoas que exercem profissões que entram em  contato com a água infestada, como pescadores, agricultores, trabalhadores de irrigação;
  • Pessoas que praticam tarefas domésticas que envolvem contato com água infestada;
  • Comunidades inteiras que vivem em áreas de alta contaminação.

Além de aprender o que é Esquistossomose, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender o que é Esquistossomose? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado pelo time de redação do Beduka. Todos dias, milhares de estudantes acessam nossos textos, produzidos por especialistas em cada área do conhecimento, para revisar informações e se preparar os principais vestibulares e o ENEM.